Em grandes instalações os sistemas de climatização podem representar um custo de até 50% na conta de energia elétrica. Assim sendo, sistemas bem operados e com boa manutenção são o primeiro passo para a economia. Mas não só, procedimentos adequados podem prolongar a vida útil dos equipamentos para além de duas décadas de operação.
Cientes desta necessidade, fabricantes de equipamentos têm ampliado suas áreas de serviços que, para os usuários, pode ser uma excelente opção. “Além da reposição de peças originais, um diferencial é o conhecimento técnico, pois são equipamentos com alta tecnologia e, quando bem mantidos, têm uma vida útil de até 20 anos. Outro diferencial é o acompanhamento da operação, buscando ter a melhor performance dos equipamentos, pois sabemos que em grandes instalações o sistema de climatização pode impactar em até 50% do consumo de energia e sua operação e manutenção é fundamental”, diz Gilsomar Silva, Gerente Nacional de Pós-vendas e Treinamentos da Johnson Controls-Hitachi.
Opinião corroborado por Cleiton Barbosa, Gerente de Serviços ao Cliente da Trane. “Ninguém conhece melhor o equipamento que o próprio fabricante. Além de podermos utilizar nossos softwares proprietários para diagnósticos e recomendações precisas, estamos sempre atentos às atualizações disponíveis para cada modelo, recomendando e orientando o cliente de forma personalizada, tendo uma equipe de técnicos e engenheiros treinados a nível global preparados para solucionar qualquer adversidade e apresentar soluções em qualquer linha de negócios na área.”
A Trox, que criou recentemente a divisão Trox Service, já vem experimentando êxitos. Alexandre Cruz, Líder de Contas Corporativas e Serviços da empresa, diz que o sucesso deve-se “a um maior conhecimento dos produtos fabricados, embasado com diversos treinamentos e maior vivência nos equipamentos, além de um plano muito bem definido das rotinas de manutenção no caso do Trox Service.”
Não é diferente a opinião de Lucas Marques, Gerente de Pós-Vendas e Serviços da Daikin do Brasil. “Como fabricante, a Daikin mantém equipe própria altamente treinada e especializada na manutenção dos nossos equipamentos e isso significa a constante atualização dos softwares e boletins de engenharia e de serviços aplicáveis a determinadas linhas de produtos. Também podemos oferecer suporte de treinamento de operação e manutenção aos clientes e operadores de forma a melhor compreender o correto funcionamento de nossos produtos e aumentar sua confiabilidade e eficiência.”
A Johnson Controls Hitachi (JCH) possui três áreas dedicadas ao suporte técnico e manutenção. “Temos uma área de Garantia que faz a reposição de peças para os clientes e instaladores credenciados, uma área de Pós-vendas para Treinamento e Suporte Técnico e uma área de Serviços que atende aos clientes contratuais, especificamente em chillers de grande capacidade, sendo que dentro da área de Serviços temos também o nosso Centro de Venda de Peças (Parts Center)”, explica Silva.
A Trane, por sua vez, mantém várias equipes de suporte técnico e manutenção espalhadas por todo o Brasil. “É uma estrutura que envolve mais de 100 colaboradores, entre técnicos, coordenadores, analistas, engenheiros especialistas, sendo a mais robusta equipe de serviços de suporte técnico e manutenção do mercado em um fabricante de AVAC”, diz Barbosa.
O escopo dos serviços oferecidos é variável. No que diz respeito à Trox, por exemplo, Cruz diz que em relação à manutenção depende do acordado com o cliente. “Podemos atender considerando desde simples inspeções, como visitas programadas, com plantão de atendimento, com SLA, com ações corretivas inclusas, com peças, com acompanhamento remoto, com possibilidade de operação, além de envolvermos as nossas engenharias para os devidos suportes na busca de melhores soluções em relação a um ponto bem equilibrado de operação dos equipamentos.”
O mesmo pode ser observado, de uma maneira geral, na atuação dos demais fabricantes. “Os serviços estão divididos em alguns pontos: suporte de operação, visando a melhor performance, manutenção preventiva, manutenção corretiva e manutenção preditiva. Temos alguns clientes contratuais com quem fazemos o monitoramento remoto, mas, se compararmos com todos os contratos, este número ainda é pequeno. A grande maioria dos clientes ainda prefere a manutenção presencial, mas já observamos que, aos poucos, o monitoramento remoto tem crescido e acredito que no futuro teremos um número bem maior de clientes sendo atendidos por esta modalidade”, explica o Gerente da JCH.
Na Trane os serviços de manutenção e operação têm a frequência necessária para o negócio do cliente funcionar corretamente pelo tempo de vida planejado, segundo Barbosa. “Os contratos de manutenção envolvem análises preventivas e preditivas, evitando paradas inesperadas e custos maiores com corretivas. O suporte técnico funciona com atendimento dedicado e uma equipe de engenheiros especializados para cada tipo de equipamento através de canais exclusivos de atendimento via e-mail e telefone, recebendo, atualmente, uma nota de 9,8 pontos no site Reclame aqui.”
Já a Daikin no Brasil se concentra em manutenção e suporte técnico. O suporte técnico é dividido por linha de produto e segmento de aplicação. “No caso dos mini splits e multi splits de aplicação residencial e comercial leve existe intenso calendário de treinamentos técnicos em nosso Centro de Treinamentos ( CT Daikin ) e junto aos nossos distribuidores”, diz Marques.
Para serviços de manutenção, ainda segundo Marques, a Daikin disponibiliza escopos pré-definidos e customizados caso a caso, como inspeções técnicas trimestrais ou semestrais, manutenção corretiva, incluindo peças e mão de obra, atualização de software e reconfiguração de controladores, manutenção preventiva com aplicação de rotinas específicas para cada tipo de produto e aplicação, com frequências mensais, bimestrais ou trimestrais. “Incluímos também em nosso portfólio de serviços a possibilidade de inclusão de atendimentos de emergência, mão de obra corretiva, extensão de garantia de peças e monitoramento remoto 24/7.”
Barbosa, da Trane, salienta que a empresa possui técnicos que realizam análise remota de equipamentos a partir de uma conexão com o cliente (IoT) com gerenciadores que possuem dashboards avançados. “O serviço de suporte técnico remoto tem ajudado muito nossos clientes e instaladores a obter diagnósticos de falhas de forma rápida e segura, sem maiores gastos de tempo e capital pelo deslocamento técnico em viagens.”
A Trane possui a plataforma TEC (Trane Education Center) para capacitação na qual é possível encontrar treinamentos específicos de algumas linhas de produtos, como OASIS (Instalação e Operação) e TVR (Instalação, Operação e Manutenção) além de treinamento básico de refrigeração, gratuitos e com certificado de participação. Também a JCH mantém intenso programa de treinamento nos vários segmentos.
Da mesma maneira, dependendo da complexidade, o suporte da Trox pode ser realizado remotamente. “Contudo”, ressalta Cruz, “sempre consideramos o que trará maior segurança para o contratante. O suporte técnico tem a característica de resolver algumas situações anormais dos equipamentos via alguns ajustes necessários, identificar pontos de correções ou mesmo preparação prévia, antes da ida presencial de um técnico, já com um diagnóstico bem definido do que será encontrado no equipamento a ser reparado.”
Ferramentas como IoT e computação em nuvem são cada vez mais exploradas pelos fabricantes. “Temos hoje sistemas em que o cliente pode acessar os equipamentos, fazer alterações de set-point, programar acionamentos etc. Assim como o monitoramento remoto, cada vez mais os equipamentos precisam estar interligados com a automação dos sistemas e a JCH igualmente busca ter esta disponibilidade em seus produtos. A IoT e a computação em nuvem contribuem para a manutenção dos equipamentos porque o diagnóstico é mais rápido em caso de falhas e, principalmente, ter os dados armazenados permite verificar tendências ou operações inadequadas que afetam os equipamentos”, diz Gilsomar Silva.
“A Trane tem diversas ferramentas orientadas a resultados que são utilizadas para atendimento aos clientes, baseadas em IoT e cloud computing, além da inteligência artificial para as mais diversas soluções, prediais ou industriais. Em comparação com a manutenção tradicional, baseada na visita física de um técnico para avaliação do equipamento em um limitado período, as ferramentas de monitoramento remoto – fundamentadas em IoT e computação em nuvem – permitem realizar manutenção preditiva dos equipamentos, avaliando todo o seu período de operação e contribuindo para o PMOC, ao possibilitar uma manutenção muito mais eficiente e abrangente do sistema”, diz Ronaldo Silva, Gerente de Serviços Digitais e Energia.
Não poderia ser diferente. Afinal, como explica Cruz, da Trox, “o IoT é uma tendência muito bem definida para os dias atuais e bem válido para sistemas de AVAC-R na busca de dados que, necessariamente, precisam ser compilados para se transformar em informações relevantes para determinados sistemas. Nesse quesito julgo ser primordial ter o envolvimento de pessoas que saibam o que fazer com os dados e interpretar as variáveis de leitura da forma correta, sendo esse o momento da inteligência e maior valor do IoT.”
“A IoT e a supervisão remota ajudam, sim, pela constante busca da otimização dos sistemas e da melhor performance da operação. Com o monitoramento e, principalmente, com a análise do sistema, é possível ter uma melhor performance e, inclusive, realizar manutenções programadas em função da utilização ou tendência de operação. Isto ajuda na parte da manutenção preventiva com o diagnóstico preventivo e tomada de ações para evitar paradas inesperadas”, enfatiza Silva da JCH.
Ronaldo Silva tem abordagem semelhante. Para ele, através das soluções BMS (Building Management System) e BEMS (Building Energy Management System), é possível supervisionar remotamente não só instalações de climatização em edifícios comerciais e escritórios, como também sistemas mais complexos como hotéis, shoppings e instalações industriais. “Tudo isso podendo ser feito de qualquer lugar do mundo através de uma conexão segura com a internet e fundamentada na segurança cibernética, com todos os dados coletados sendo disponibilizados na nuvem. Dentre os serviços oferecidos pela Trane Technologies estão as soluções de Building Performance ou Energy Performance a seus clientes das mais diversas áreas de atuação. Muito além de um simples monitoramento remoto, as soluções agregam enorme valor ao utilizar inteligência artificial para, de forma automatizada e dinâmica, identificar condições operacionais incorretas e revelar as mais ocultas oportunidades de melhoria contínua, visando a performance e a eficiência energética da instalação.”
Marques, da Daikin, faz algumas ressalvas. “Temos tecnologia para integração de nossos produtos via IoT, porém, vemos certa demora na implementação para equipamentos de climatização, em particular no segmento comercial e corporativo, devido as limitações em nossas redes de celular 3G e 4G.”
Veja também:
Na área industrial, Johnson Controls oferece serviços baseados em plataforma IoT