A Armstrong possui dois sistemas de monitoramento e controle que permitem o gerenciamento de performance ativo dos sistemas de bombeamento e de automação de uma Central de Água Gelada. Estes sistemas coletam de forma contínua dados das condições de operação dos equipamentos que compõem a CAG. Todos os dados coletados e analisados podem ser repassados para os sistemas de automação.

O monitoramento das condições de operação do sistema de bombeamento, do grupo de chillers, e das torres de resfriamento, permite a garantia da continuidade operacional, o atendimento da demanda térmica dos ambientes e, com isto, a saúde e o conforto dos ocupantes. Em relação ao consumo de energia, a operação de uma CAG sem controle e monitoramento acarretará maior consumo de energia para o cliente final.

O gerenciamento de performance ativo dos sistemas de bombeamento e de automação de uma Central de Água Gelada realiza análises dos dados coletados através de algoritmos analíticos, permitindo o acompanhamento e tendência das condições dos equipamentos, reportando aos usuários informações sobre as condições de operação, antecipando problemas e fornecendo maior confiabilidade e garantia da manutenção do melhor desempenho.

Os parâmetros a serem mantidos são os definidos para a melhor operação do sistema de água gelada. De acordo com a definição de persistência da Ashrae, é a medida de qual a degradação na economia de energia considerada após um ano do comissionamento. Portanto, o que temos que buscar é como acompanhar ao longo do tempo a degradação da performance da planta que não é facilmente detectada.

Wilson José de Souza, supervisor regional de vendas da Armstrong Fluids Technology

 

Veja também:

Monitoramento em tempo real garante a qualidade dos ambientes internos e menor consumo de energia

Monitoramento permite controlar a qualidade do ar interno e o consumo energético

Utilização das ferramentas possibilita ajustes para a melhor performance

Tags:, ,

[fbcomments]