O departamento nacional de refrigeração da Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento lançou no dia 16 de fevereiro uma cartilha de boas práticas durante o webinar “A refrigeração e a sua relação com a eficiência energética”. o evento reuniu especialistas no tema, profissionais da área e de setores usuários, entre os quais, gestores e técnicos de comércios que fazem uso da refrigeração.
O evento contou com Arnaldo Basile (Presidente da Abrava), Renato Majarão (Danfoss / presidente DN Refrigeração), Marcos Almeida (Emerson / VP do DN), Luiz Villaça (Rac Brasil / membro do DN), Luciano Marcato (Daikin / presidente do comitê de eficiência energética da Abrava) e Marcel Siqueira (gerente do programa nacional de conservação de energia elétrica da Eletrobras).
Basile destacou o escopo de atuação da Associação e a importância da refrigeração. Em seu discurso, também atribuiu à refrigeração a evolução da sociedade moderna e o reconhecimento do setor como essencial durante a pandemia, uma vitória do jurídico da entidade, para os setores representados e toda a sociedade.
“O DN refrigeração é hoje um dos mais participativos da Abrava. Parabenizo todos os envolvidos na elaboração desta cartilha, com um excelente conteúdo, sendo um exemplo para empresas e profissionais preocupados com mão de obra qualificada no AVAC-R, eficiência energética, meio ambiente e investimentos em conhecimento. Essas ações evidenciam o ESG na prática em nosso setor”, concluiu o dirigente.
Mediador do evento, o presidente do DN refrigeração, Renato Majarão, enfatizou o importante papel da Abrava como fonte de consulta para o AVAC-R, e o trabalho que o DN tem realizado, assim como as ações em andamento em benefício dos setores representados.
“Nosso objetivo com esta cartilha é disseminar informações acerca da relação da refrigeração e da eficiência energética, quando considerados os ambientes que fazem uso de equipamentos de refrigeração. Esperamos que a cartilha circule por todo o país e contribua com pequenos e médios comércios, que por meio das informações e boas práticas recomendadas possam conduzir seu negócio de modo sustentável quando considerados os aspectos financeiros e ambientais”, salientou.
A cartilha de boas práticas, desenvolvida pelo DN refrigeração, é uma das iniciativas da parceria entre a Abrava, representada pelo comitê de eficiência energética, e o Procel – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica da Eletrobras.
o gerente do Procel, Marcel Siqueira, destacou a parceria recém-firmada entre o órgão e a Abrava, chamando atenção do porquê falar de eficiência energética é tão importante. Informou que pesquisas desenvolvidas pelo órgão no setor de refrigeração têm ajudado a definir caminhos a serem seguidos pelo Programa. Finalizou lembrando da futura transição do Procel diante da lei nº 14.182, que deve acontecer até junho deste ano.
Presidente do Comitê de Eficiência Energética, Luciano Marcato, fez breves considerações, destacando a importância da refrigeração na cadeia do frio, no dia a dia da sociedade e seu impacto na vida socioeconômica.
A cartilha
O trabalho de elaboração da cartilha foi coordenado pelo VP do DN, Marcos Almeida. Durante o webinar, ele contou como foi desenvolvido o conteúdo e o impacto dos desafios enfrentados para cumprir o objetivo da publicação, ou seja, apresentar informações das aplicações de boas práticas, com linguagem simples, lúdica e com pontuações técnicas referentes a sistemas de refrigeração.
Segundo o Almeida, o desenvolvimento da cartilha levou ainda em consideração o público-alvo, isto é, os profissionais que atuam em campo no setor da refrigeração, mas em especial pequenos e médios comércios que fazem uso da refrigeração, como supermercados, padarias, açougues, bares e restaurantes, entre outros.
A cartilha foi apresentada por Luiz Villaça, responsável pelo apoio técnico durante todo o processo, que inicialmente destacou os profissionais envolvidos e a estrutura do conteúdo da publicação. O desenvolvimento contou com a participação de profissionais de empresas do setor da refrigeração, que contribuíram para que a cartilha fosse precisa na mensagem a ser transmitida ao público ao qual foi destinada.
Como parte da sua apresentação, Villaça conceituou as características do frio na refrigeração e destacou que “eficiência energética em refrigeração é a geração do mesmo frio, com menor gasto de energia elétrica”.
Para o desenvolvimento da cartilha foram considerados, inicialmente, o ciclo da refrigeração, as partes dos sistemas e a operação e manutenção. A proposta é chamar a atenção de donos de pequenos e médios comércios para os impactos financeiros e ambientais da eficiência energética na refrigeração.
“A energia elétrica é um bem escasso e oneroso, e ponderar o uso de equipamentos que possuam melhor performance energética é o primeiro passo a ser considerado para a economia de energia elétrica e financeira. Sem falar na contribuição ambiental ao considerar a redução nas emissões secundárias de substâncias que contribuem para o aquecimento global, oriundas da geração de energia.” complementou Villaça.
Qual o tipo de equipamento é mais adequado para um negócio? Quando fazer a manutenção ou troca dos equipamentos? Como contratar um profissional ou empresa qualificada? Como comprar um fluido refrigerante para o sistema? Estes são alguns dos tópicos que podem ser conferidos na cartilha, disponível para download no https://materiais.abrava.com.br/cartilha-eficiencia-energetica-em-refrigeracao
A iniciativa conta com o apoio das entidades Abrafac, Abrafrigo, Abras, Abrasel, Apas, IBF, Procel, Sindicarne, Sindratar SP e Smacna. Teve o apoio financeiro das empresas Bitzer, Chemours, Danfoss, Deltafrio, Emerson, Frigelar, JC-Hitachi, Mayekawa, Montreal, RAC Brasil e Tecumseh.
O evento foi encerrado com uma mesa-redonda, um momento de perguntas e respostas que abordou diversos pontos relacionados à refrigeração e eficiência energética. A íntegra do webinar está disponível no canal oficial da Abrava no Youtube.