Introdução

 Softwares dedicados à gestão da manutenção contribuem significativamente para o negócio das empresas de serviço de campo AVAC-R[1]. No entanto, embora diversas alternativas de softwares estejam disponíveis atualmente, seu uso ainda é pouco disseminado, já que muitas empresas ainda gerenciam suas atividades de manutenção de forma manual, isto é, não automatizada. Por outro lado, empresas que já fazem uso de algum software de apoio a manutenção não obtêm todo o benefício disso, por algumas razões básicas como: limitações da ferramenta utilizada, limitações do usuário e/ou falta de atualização ou defasagem de recursos. No presente artigo trazemos algumas informações que podem ajudar empresas e profissionais na escolha/atualização de um software de gestão da manutenção

A importância da gestão da manutenção via software

Independentemente das crises e oscilações econômicas, a indústria de AVAC-R cresce continuamente a cada ano. Em 2021 o PIB do setor de refrigeração e ar-condicionado cresceu 9,8% com R$ 36,4 bilhões de faturamento em vendas, contra R$ 32,9 bilhões no ano anterior, sendo que no presente ano de 2023 a estimativa é de R$ 36,6 bilhões. Esse crescimento se reflete também no setor de serviços de manutenção com uma expectativa de crescimento no faturamento em 2023 para 64% das empresas desse setor (Abrava, 2023).

Nos últimos anos, dois fatores impulsionaram significativamente o mercado de manutenção de sistemas de AVAC-R: i) A Lei 13.589/2018 e ii) a Pandemia do Covid-19. Em relação a citada Lei, tornou-se obrigatório que “edifícios de uso público e coletivo … devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC…” criando uma grande demanda por profissionais e empresas, seja para a elaboração do Plano exigido, seja para a sua execução. Com o advento da Pandemia do Covid-19, os usuários e a população em geral ganharam consciência da importância da QAI[2], da necessidade de ventilação adequada nos ambientes, da substituição de filtros, da higienização de equipamentos etc., dessa forma gerando um aumento significativo na demanda por serviços de manutenção.

Para atender com eficiência e qualidade essa demanda, as empresas do setor de manutenção têm a sua disposição softwares de gestão que, de forma geral, já adotam. Entretanto, um número considerável de empresas de pequeno e médio porte ainda organizam a execução de seus contratos de manutenção de forma pouco eficaz, baseada em planilhas manuais e abordagens de campo precárias.

O que é um software de manutenção?

É um sistema de gestão que ajuda a planejar, controlar e organizar manutenções preventivas nos equipamentos e ativos da empresa e indústria, mais especificamente para equipamentos técnicos que requerem cuidados e manutenção preventiva contínua, que não só permitirão uma vida útil mais longa, reduzir custos, mas também o uso do equipamento em sua plena eficiência (Mambretti, 2020).

O CMMS, sigla do inglês para Computerized Maintenance Management System identifica um software dedicado à gestão da manutenção buscando otimizar a utilização e a disponibilidade de equipamentos e ativos diversos.

Um CMMS tem como componente principal seu banco de dados, que organiza as informações em geral relativas aos ativos existentes em uso na empresa/edificação e os recursos envolvidos na sua manutenção. As informações armazenadas nesse banco de dados servem à execução de diferentes ações como (IBM, 2020):

  • Gerenciamento de recursos e mão de obra: gestão de pessoal técnico, equipamentos, atribuição de tarefas específicas, definição de equipes, agendamentos etc.).
  • Registro de informações sobre ativos, tais como: fabricante, modelo, número de série, localização e posição, estatísticas de desempenho, documentação, vídeos e imagens, sensores e medições etc.
  • Gerenciamento de ordens de serviço (OS): trata-se de uma função básica de qualquer CMMS e inclui dados como: Número da OS, descrição e prioridade, natureza da solicitação (reparo, substituição, agendamento), relações causa-efeito, pessoal e recursos humanos e materiais envolvidos, entre outros.
  • Controle de manutenções preventivas: permite organizar as ações preventivas de forma automática, emitindo OSs de acordo com programação prévia, alocando recursos requeridos.
  • Gestão de recursos materiais: controle de estoque de peças, ordens de compra, custos etc.
  • Emissão de documentos: gera relatórios diversos contendo resultados diversos com a disponibilidade de ativos, materiais, mão de obra, custos de materiais, tendências de desempenho etc.

Aspectos relevantes a considerar na seleção de um software de manutenção de AVAC-R

Entre as características principais a observar na escolha de um software de gestão da manutenção, podemos destacar (Taylor, 2022):

  1. Interface intuitiva e prática, permitindo rápido acesso a recursos e informações, facilitando sua utilização.
  2. Capacidade de execução por dispositivos móveis: A realização de serviços de manutenção envolve a atuação de pessoal de campo em locais que podem ser distantes e sem acesso à conexão local. Dessa forma, um bom software de manutenção requer capacidade e uso em celulares, tablets etc. para acesso pelo pessoal de campo.[3]
  3. Recursos para faturamento e rastreamento: Em certos atendimentos é necessário efetuar o faturamento a clientes de forma prática, inclusive no campo, recebendo pelo serviço prestado e emitindo nota fiscal. Além disso, o software deve munir o gestor de meios para rastrear seu pessoal técnico fora da sede visando otimizar rotas, tempos e custos.
  4. Capacidade de análise e planejamento: Um bom software de gestão da manutenção deve ser capaz de utilizar toda a informação referente ao histórico operacional de produzir índices de desempenho dos ativos bem como diagnósticos e orientações de ações a serem adotadas.
  5. Treinamento, suporte técnico e atualizações: O desenvolvedor do software deve oferecer opções de treinamento “in company”, EaD, por Apostilas e Vídeos tutoriais. Além disso, é desejável que o desenvolvedor forneça suporte técnico por meio de Email/Help Desk, FAQs/Fórum, telefone ou chat, de preferência disponível 24/7.

Tendências no campo da manutenção

Podemos observar que o setor de manutenção em geral tem evoluído segundo alguns vetores importantes que descrevemos a seguir (Araujo, 2023):

Primeiramente, o conceito de Internet das Coisas (IoT) e o próprio termo apareceram pela primeira vez em um discurso de Peter T. Lewis, publicado em setembro de 1985 nos seguintes termos: “A Internet das Coisas, ou IoT, é a integração de pessoas, processos e tecnologia com dispositivos e sensores conectáveis para permitir monitoramento remoto, status, manipulação e avaliação de tendências de tais dispositivos” (Wikipedia, 2023). Deve-se perceber que a IoT se insere na chamada Indústria 4.0, que nada mais é que uma quarta etapa da revolução Industrial, iniciada no século XVIII. Desde a introdução do conceito, a IoT vem evoluindo de forma marcante havendo atualmente um número de “coisas” conectadas superior a 10 bilhões, que cresce contínua e vertiginosamente. Então, embora a maioria do público não a perceba, a IoT encontra-se no nosso dia a dia, nas mais diversas situações.

O grande número de dispositivos conectados, trocando continuamente informação, gera uma quantidade imensa de dados a cada instante. Tal volume de informação pela sua complexidade, diversidade e quantidade recebe a denominação de Big Data para destacar que se trata de uma escala que ultrapassa o usual e requer uma abordagem especial.

Ter a disposição o acesso ao Big Data por si não significa nada sem a capacidade efetiva de fazer uso eficiente dessa informação. Em um primeiro momento, é necessário dispor de meios para buscar e encontrar nesse oceano de dados a informação que interessa com a velocidade necessária, algo que diz respeito ao campo do Data Mining[4]. Dessa forma, os gestores de manutenção conseguem organizar de forma inteligente suas ações, processando as informações do histórico operacional de seus ativos em tempo real para uma simples avaliação instantânea ou para traçar estratégias visando maximizar a disponibilidade.

O conjunto Big Data-Data Mining leva ao conceito de Analytics, ou seja, a capacidade não apenas de “visualizar dados”, mas, além disso, realizar a gestão da manutenção com maior eficiência, aumentando disponibilidade e reduzindo custos.

Entretanto, essa manipulação inteligente de grandes volumes de informação mostra-se pouco efetiva quando limitada localmente, preferindo-se a realização “na nuvem” por meio de uma abordagem conhecida como Cloud Computing, ou “computação em nuvem” que significa o acesso sob demanda, via internet, a recursos de computação — aplicativos, servidores (servidores físicos e servidores virtuais), armazenamento de dados, ferramentas de desenvolvimento, recursos de rede e muito mais — hospedados em um data center remoto gerenciado por um provedor de serviços em nuvem (CSP), que disponibiliza esses recursos por uma taxa de assinatura mensal ou os cobra de acordo com o uso (IBM, ?). Entre os benefícios destacam-se: i) Custos de TI mais baixos, ii) aumento da agilidade e o retorno do valor e iii) flexibilidade e economia ajustáveis à necessidade.

Uma outra tendência no campo dos softwares dedicados à manutenção refere-se ao uso da Realidade Aumentada que tem por objetivo simular a execução de manutenções em um ambiente de realidade virtual que reproduz a situação real, algo que se passou a denominar Metaverso.  Entre seus usos mais relevantes, destacamos a realização de treinamento de pessoal e o desenvolvimento de procedimentos adequados para situações críticas, com a segurança do ambiente virtual.

Algumas ferramentas disponíveis

Apresentamos agora uma seleção de softwares disponíveis no mercado com uma breve visão comparativa das mesmas quanto a algumas características (Tab. 1). As ferramentas expostas a seguir foram selecionadas com base na avaliação de milhares de usuários conforme apresentado em Capterra (2023). Tal lista poderia certamente incluir outras ferramentas igualmente adequadas que deixamos para o leitor descobrir.

Tabela 1. Quadro comparativo entre alguns softwares de gestão da manutenção selecionados.

  1. Valor referente à versão de entrada
  2. Valor por usuário da plataforma
  3. Valor por usuário
  4. Quantidade referente à versão de entrada
  5. Nota obtida (número de avaliadores). Nota máxima = 5
  6. A plataforma conta com o tradutor do Google para a página
  7. Geral = Pessoalmente, ao vivo online, Webinars, Documentos, Vídeos

Deve ser ressaltado o fato de que as versões apresentadas na Tabela 1 apresentam diferentes funcionalidades e recursos. Dessa forma, cabe ao leitor avaliar os diferentes programas existentes, bem como o pacote de ferramentas disponibilizado nos diferentes planos, de maneira a eleger aquele que melhor atende as demandas do seu ambiente de trabalho, mediante um custo mais atraente.

Conclusão

Atualmente, muitos softwares dedicados à gestão da manutenção encontram-se disponíveis no mercado. A escolha de um ou outro software requer uma análise particular das especificidades de atuação de cada empresa a fim de escolher aquele que melhor se ajuste. Seja qual for a natureza da empresa prestadora de serviços de manutenção, a adoção de uma ferramenta que auxilie na gestão do negócio é da maior importância para a inserção da empresa num mercado cada vez mais exigente.

 

 

 

 

 

 

 

Leonardo Yamamoto, é graduando do curso de Engenharia Mecânica na Universidade de Brasília e estagiário na área de instalações termomecânicas na Câmara dos Deputados; tem participando na elaboração de PMOCs pela Empresa Júnior TECMEC, além de lidar com centrais de água gelada diariamente no estágio

João Pimenta, é Engenheiro Mecânico, Mestre pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), Doutor pela Université de Liège, Bélgica (1997); lecionou nas Universidades Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), é professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília desde 2002, onde coordena o LaAR,

REFERÊNCIAS

ABRAVA, 2023, Boletim Econômico Termômetro AVAC-R Jan/fev 2023, Departamento de Economia e Estatística da ABRAVA . Disponível em: https://abrava.com.br/dee-abrava-divulga-boletim-economico-termometro-avac-r-jan-fev-2023-confira/ Acesso em: 24/03/2023.

Araujo, R. 2023, 5 tendências para a Manutenção Industrial em 2023. ITSS Tecnologia. Disponível em: https://itsstecnologia.com.br/blogs/tendencias-manutencao-industrial-2023/  Acesso em: 22/03/2023.

Capterra, 2023, Sistemas de HVAC, Capterra Inc. Disponível em: https://www.capterra.com.br/directory/30107/hvac/software Acesso em: 22/03/2023

CETAX, 2022, Data Mining: O que é, conceito e definição, Cetax Consultoria e Treinamentos de BI e Big Data, Disponível em: https://cetax.com.br/data-mining/ Acesso em: 24/03/2023.

IBM, ?, What is cloud computing? IBM Topics, Disponível em: https://www.ibm.com/topics/cloud-computing  Acesso em: 23/03/2023.

IBM, 2020, What is a CMMS?, IBM Topics, Disponível em: https://www.ibm.com/topics/what-is-a-cmms#:~:text=A%20computerized%20maintenance%20management%20system%20or%20CMMS%20is%20software%20that,plant%20infrastructures%20and%20other%20assets. Acesso em: 22/03/2023

Mambretti, 2020. 7 softwares de manutenção industrial mais 2 grátis. Appvizer. Disponível em: https://www.appvizer.com.br/revista/gestao-planejamento/cmms/software-de-manutencao-industrial. Acesso em: 22/03/2023

Taylor, D.P., 2022, The 5 Best HVAC Software Options for Your Small Business. The Ascent. Disponível em: https://www.fool.com/the-ascent/small-business/field-service-management/articles/hvac-software/ Acesso em: 22/03/2023.

Wikipedia, 2023, Internet of things. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Internet_of_things Acesso em: 23/03/2023

[1] AVAC-R: Aquecimento, Ventilação, Ar-Condicionado e Refrigeração

[2] QAI: Qualidade do Ar Interior

[3] O aplicativo móvel pode/deve ser mais simples que o instalado na estação de trabalho, e deve ter uma interface limpa e simples com as funções mais importantes.

[4] Data mining refere-se ao uso de algoritmos de aprendizagem ou classificação baseados em redes neurais e estatística, capazes de explorar um conjunto de dados, extraindo ou ajudando a evidenciar padrões nestes dados e auxiliando na descoberta de conhecimento (CETAX, 2022).

[5] Valor referente à versão de entrada

[6] Valor por usuário da plataforma

[7] Valor por usuário

[8] Quantidade referente à versão de entrada

[9] Nota obtida (número de avaliadores). Nota máxima = 5

[10] A plataforma conta com o tradutor do Google para a página

[11] Geral = Pessoalmente, ao vivo online, Webinars, Documentos, Vídeos

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