No último 21 de março, aconteceu a 3ª Conferência Nacional de Tratamento de Águas – Conatrat, evento organizado pelo Comitê Nacional de Tratamento de Águas e a Regional de Minas Gerais da Abrava, que abordou o tema “Água é a nossa prioridade”. O evento que reuniu mais de 65 profissionais, atingiu o seu objetivo ao destacar a importância do tratamento de águas de sistemas de climatização com foco na performance, considerando os mais diversos tipos de águas, de reuso, arrefecimento, entre outros. A Conferência aconteceu na sede do CREA-MG em Belo Horizonte, de forma presencial.
“A CONATRAT tem como marca a quebra de paradigmas e essa 3ª edição não foi diferente, palestras de alto nível, com temas de altíssima relevância. O programa de tratamento de águas tem seu papel muito bem definido dentro do contexto AVAC-R, ou seja, quando bem projetado consegue unir conservação , performance e eficiência energética para o usuário”, diz harles Domingues, presidente do Comitê de Tratamento de Águas da Abrava.
A realização desta 3ª edição da Conatrat, que aconteceu um dia antes da comemoração do Dia Mundial da Água, confirma a evolução e a importância do programa de tratamento de águas como ação fundamental para conservação, performance e retorno dos investimento dos usurários.
A cerimônia de abertura contou com a participação de autoridades e convidados presentes, entre eles: Charles Domingues, Arnaldo Basile, Presidente da Abrava, Francisco Pimenta, Presidente do DNPC Abrava, João Luiz Teixeira, representando o CREA MG, Maria Cândida, representante da Copasa e o patrocinador master, Bruno Bonaldi, da Evapco. A abertura contou com a apresentação de Fernando Lage, Diretor da Regional Minas Gerais.
A programação do evento contou com 12 palestras, representantes de órgãos como Abrava, CREA MG, Companhia de Saneamento de Minas Gerais e PNQAI- Plano Nacional de Qualidade do Ar Interno. As palestras destacaram aspectos como o uso da água em um contexto sustentável, benefícios de um programa de tratamento customizado e relação do programa de tratamento de águas na visão do projetista. Além disso, a programação contou com a visão do usuário e da manutenção com abordagem de cases, a importância da qualidade do ar interno e sua relação com o tratamento de águas de sistemas de climatização e esclarecimentos com relação a água de abastecimento público de Minas Gerais. Cada período de palestras foi fechado por uma mesa redonda.
O evento contou com o apoio de órgãos locais como Copasa, Fiemg, PUC MG e Treinatec-BH, além de diversas entidades que atuam de forma sinérgica com o setor AVAC-R. Contou, ainda, com o patrocínio da empresa Evapco e copatrocínio das empresas: Allegratec, Aqualimp, Chemgard, JAM e Sicflux.