No dia 22 de junho último, no Hotel Tivoli Mofarrej, foi realizado o Trox Fórum Healthcare – Inovação e Sustentabilidade em Qualidade do Ar para a Saúde, que contou com aproximadamente 70 participantes envolvidos direta ou indiretamente com edificações para a área de saúde. O evento também foi transmitido ao vivo pelo Canal da empresa no YouTube.
O objetivo foi apresentar as tecnologias existentes que podem contribuir para uma melhor qualidade do ar interior em edificações da área de saúde, com significante redução no consumo de energia e um rápido retorno nos investimentos. As boas-vindas foram feitas por Luiz Moura, Presidente da Trox Américas, a seguir Luis Cláudio Almeida, MD da Trox do Brasil e Argentina, fez uma breve apresentação do grupo.
Na sequência, foram ministradas as palestras sobre Ar Condicionado 4.0 – Qualidade do ar, eficiência e tecnologia como práticas ESG, ministrada por Thiago Boroski, Coordenador de Eficiência Energética na Trox do Brasil; Vigas frias como uma solução sustentável para ambientes de saúde, ministrada por Celso Simões, presidente do Conselho da Trox Américas; e finalizando o ciclo de palestras, a apresentação do case referente a hospitais com aplicação de sistemas de vigas frias, com uma ênfase especial para o Hospital Mater Dei de Salvador-BA, ministrada pelo projetista, Mário Sérgio de Almeida, Diretor na MSA Engenharia.
Após as palestras foi aberto um fórum de discussão sobre os temas, mediado pelo Diretor Comercial da Trox do Brasil, Milton Shimada, que contou com a participação dos palestrantes, além da presença especial do arquiteto Fábio Bitencourt.
O conceito do uso de vigas frias para a climatização de ambientes em geral, debatido durante o evento, está consolidado em países da Europa e da América da Norte. “No Brasil também já temos muitas instalações que fazem uso da tecnologia de vigas frias, como shoppings centers, escritórios comerciais e hospitais. O case do Hospital Mater Dei de Salvador, apresentado durante o evento, é considerado uma referência e de reconhecido sucesso” comenta o engenheiro Milton Shimada.
Para o encerramento do evento foi oferecido um coquetel na suíte presidencial do hotel, considerada a maior suíte da América Latina e que apresenta uma vista deslumbrante da cidade de São Paulo.