Em seu retorno ao formato 100% presencial, o principal encontro sul-americano do AVAC-R esbanjou novidades

Igualmente abundante foi o entusiasmo demonstrado por expositores, visitantes e parceiros de negócios. Se o intervalo de dois anos já é campo fértil à modernização do parque industrial envolvendo refrigeração, ar-condicionado, aquecimento, tratamento de ar e de águas, teoricamente haveria pelo menos o dobro desta vez, diria a lógica.

Na verdade, porém, o que se viu no SP Expo foi bem mais que isso, conforme demonstram a seguir alguns dos protagonistas de um espetáculo aplaudido de pé e que, certamente, ficará durante muito tempo na memória daqueles que por lá estiveram.

Aerem: Vizinhança apaziguada

Há seis anos no mercado, participando pela segunda vez da Febrava como expositora, a empresa se diz satisfeita pelos resultados obtidos e as novas perspectivas abertas.

“Despertou a atenção do público nosso equipamento, que se manteve em funcionamento o tempo todo no estande ocupado em conjunto com a Veltha”, resume o diretor industrial da Aerem, Giuseppe Capulli, ao falar da coifa com tratamento ozonizado de odores.

O diferencial do aparelho é a utilização de placas de ozônio que geram uma solução injetada na própria água reciclada pela coifa lavadora, para alívio de quem mora perto das Cloud Kitchens, que reúnem diversos restaurantes num único galpão, frequentemente em áreas densamente povoadas.

Alfaterm: Hiato amenizado

Embora o retorno da Feira ao formato 100% presencial tenha sido apontado pela maioria esmagadora dos expositores como um dos principais atrativos desta Febrava, o diretor de Planejamento e Controle João Batista Piovan não pensa exatamente assim.

Segundo ele,o intervalo de quatro anos se amenizou sensivelmente, pelo menos no caso de sua empresa, já que a Fenasucro, por exemplo, supriu de certa forma o hiato deixado pelo maior evento do AVAC-R no continente. Nem por isso a Alfaterm deixou de mostrar no SP Expo as torres de resfriamento que fabrica há 37 anos, “mesmo elas já estando bastante consolidadas no mercado”, diz Piovan.

Apema: Indústria 4.0

Como quase sempre ocorre na Febrava, alguns expositores aproveitaram esta edição para exibir, além de produtos e serviços, novidades em suas operações com impacto no mercado.

Um caso típico do gênero foi a participação da Apema nesta Febrava, já que a empresa de São Bernardo do Campo explicou aos seus visitantes como está se dando sua transformação efetiva em indústria 4.0.

Após elevar de 7 mil para 14 mil metros quadrados a área construída da indústria de 2020 para cá, avança a automatização da produção, inclusive com um robô japonês. “Ele vai ser utilizado na fabricação de peças standard”, afirma o diretor comercial James Angelini.

Entre obras civis e maquinários, ele diz que já foram gastos cerca de R$12 milhões nesta repaginada geral da Apema, mas avisa que as mudanças prosseguem em ritmo acelerado.

“Agora em outubro, por exemplo, vamos passar a gerar nossa própria energia elétrica, por meio de um sistema fotovoltaico”, avisa.

Armacell: Imagem fortalecida

“Foi a Febrava na qual mais investimos, não só aqui no estande, mas também em ações de merchandising espalhadas pelo pavilhão, pois queríamos marcar nossa presença como líderes de mercado”.

A frase do diretor geral da Armacell Brasil, Mansur Haddad, veio acompanhada do seu reconhecimento, no movimentado último dia de Feira, de que os objetivos ligados à transmissão dessa imagem foram alcançados.

“Não temos dúvida de que já tivemos o devido payback no campo institucional. Quanto ao retorno comercial, vai depender, em boa parte, dos leads abertos aqui, pois foi a primeira Febrava sob a vigência da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Um ganho intangível, porém, decorre da excelente oportunidade que a empresa teve para divulgar ao mercado seu projeto de aumentar em 40%, até 2025, a produção de espuma elastomérica na unidade de São José (SC).

Com relação aos destaques expostos, além do portfólio tradicional da marca, foi feito o pré-lançamento da nova linha de proteção passiva contra fogo. “Ela já é produzida e comercializada na Europa, e agora começa a ser trabalhada no Brasil, aonde deve chegar nos próximos meses”, observa a gerente de marketing da empresa, Priscila Baioco.

Armstrong: Euforia, sim

Mesmo não tendo permanecido o tempo todo na Feira, em função de palestras que realizou em eventos paralelos, o engenheiro sênior de Vendas Wilson José de Souza está seguro de que a volta da Febrava vai marcar época.

“Foi muito boa em termos de relacionamento com várias empresas, projetistas e nossa clientela de uma forma geral”, comemora o executivo, para quem ficou evidente o quanto todos estavam sentindo falta do evento. “Havia um claro sentimento de euforia por lá”, reconhece.

Para Wilson, tão animador quanto ver o entusiasmo geral do setor, foi a maneira como os visitantes do seu estande receberam a bomba funcionando em tempo real ali instalada.

Com controle liga/desliga e mudança nas características de operação, o equipamento já havia chamado a atenção na Feira de 2017 e, de lá para cá, foi alvo de intenso trabalho de marketing e comunicação.

Aspen: Alavancagem de bons negócios

A Aspen Pumps, fabricante inglesa de bombas de condensado e ferramentas para instalação de sistemas de ar-condicionado, teve a sua primeira participação na Febrava. E colheu excelentes resultados, de acordo com Carlos Navarro, executivo da empresa no Brasil. “A Feira foi excelente, conseguimos estabelecer inúmeros contatos, fechar negócios e projetar parcerias para o futuro”, diz ele.

Belimo: Presencial venceu

O gerente Nacional de Vendas América do Sul da empresa confessa: “cheguei a temer que o avanço do digital esvaziasse a feira.” No fim da Febrava, Ederson Major sairia de lá satisfeito por ter se enganado. “Estive na Feira de 2019 e essa aqui, comparativamente, foi espetacular”, analisa.

Isso ficou evidente no apetite demonstrado pelos seus visitantes, ao ver de perto a atualização de uma série de itens da Belimo, como os sensores de gás, agora também aplicáveis ao segmento industrial e sistemas VRF.

Já a consagrada Energy Valve trouxe novidades em sua versão 4.0, dotada de uma gama de novos indicadores no software,  em comparação ao utilizado até então, que requeria, por exemplo, o uso de ferramentas portáteis no comissionamento.

Berlinerluft: Vibe próspera

“Ficou evidente que os quatro anos sem a Feira influenciaram muito na vibe próspera encontrada no pavilhão, pois os clientes, fornecedores e visitantes estavam visivelmente sedentos por fazer parte do grande evento sul-americano do setor”, diz Luís Gustavo Rosa, gerente comercial.

No estande da empresa, tiveram muita visibilidade e sucesso, segundo o profissional, os equipamentos da linha hospitalar, fancolete modular dutado FLD e o climatizador HygCond.

Institucionalmente, os objetivos foram plenamente atingidos, um rol definido por Rosa como ”consolidação de parcerias já existentes,  surgimento de novas,  exposição de lançamentos, chance de   negociações e contribuição para o posicionamento da nossa marca no mercado de ar condicionado”.

Bitzer: Mistura rara

O alto nível de visitantes e as excelentes oportunidades de networking, nesta retomada do modelo tradicional de Febrava,  fez a diferença também no estande da fabricante alemã de compressores.

“Foram muitos os contatos da nossa equipe com técnicos, fabricantes,  empresas que fazem remanufatura no nosso segmento e, em vários casos,  clientes finais”, comemora Raoni Thomaz, coordenador de marketing da Bitzer Brasil.

Segundo ele, a troca de experiências foi excelente, em função do aspecto quantidade com qualidade, que predominou nos quatro dias.

“Pelo intervalo maior entre uma edição e outra, em decorrência da pandemia,  chegou a haver  um certo alvoroço,  uma visível ansiedade, com as pessoas  em busca não apenas de novidades tecnológicas,  mas também dos colegas, amigos e parceiros”, constata Thomaz.

Carel:  Recado dado

Eis aqui outro exemplo de empresa que fez da Febrava uma caixa de ressonância para noticiar importantes mudanças estruturais.

No caso, a aquisição de quatro companhias – uma nos EUA, duas na Itália e outra na Alemanha – , que agora integram globalmente o grupo Carel.

De acordo com o account manager do mercado AVAC-R da operação brasileira, Alex Taboni, o acontecido amplia a atuação da empresa no setor, o que na Feira foi mostrado por uma máquina reunindo  componentes de todas essas marcas.

“São itens relacionados a troca de calor, medição de ar e  energia”, resume Alex, lembrando ainda que  preocupação ambiental também mereceu destaque no seu estande, onde não faltaram equipamentos  funcionando com fluidos refrigerantes de baixo GWP.

Castel: Paixão e competência

Mesmo sendo sua primeira experiência expondo na Febrava, Paulo Guasconi, da italiana Castel, sentiu-se rodeado por pessoas que gostam muito do que fazem e não deixam por menos, na hora de  executar aquilo que  planejam.

“Descobrimos um público competente e apaixonado, além de um evento muito bem-organizado”, diz ele, visivelmente satisfeito também com o número significativo de visitantes em seu estande, e o grande interesse pelas soluções ali expostas.

“Nossas últimas inovações têm feito muito sucesso, em particular as relacionadas com o R744”, acrescenta Guasconi, para quem, contudo, o mercado brasileiro de CO2 ainda é incipiente, uma realidade considerada passageira por ele.

“Num futuro próximo, o país se desenvolverá rapidamente nessa direção, e será tarefa de empresas como a nossa treinar o mercado”, completa.

Chemours:  Pertencimento inspirador

Valendo-se de palavras como energia, entusiasmo e interação, o líder de Vendas Américas da Chemours, Renato Cesquini, era um exemplo do estado de ânimo, ao analisar o que viu nesta Febrava.

“A Feira nos proporcionou coleta de dados relevantes, reconhecimento de marca, oportunidades de negócios e bom engajamento dos participantes durante as visitas ao nosso estande”, relata o executivo.

Lá, sua empresa destacou o agente de limpeza Opteon™ SF Flush, lançado para substituir o 141-b, e que ganhou o Selo Inovação da Feira. Exibiu ainda o restante da família Opteon™, composta por fluidos de baixo potencial de aquecimento global.

Voltando ao clima do encontro, Cesquini disse que a energia e o entusiasmo de todos tornou tudo “ainda mais contagiante e inspirador, criando uma sensação de comunidade e pertencimento”.

Conforlab: Novos ares

A empresa levou à Febrava uma nova faceta de sua atuação, o serviço “Análise da Qualidade e Pureza de Fluidos Refrigerantes”.

Com ele, usuários passam a ser assessorados para manter a eficiência energética  e reduzir as paradas, contemplando mais facilmente seus pré-requisitos de sustentabilidade, conforto e  saúde.

“Metade dos equipamentos, segundo pesquisa, opera com fluido de má qualidade. Usando o “Análise”, tão logo se detecte um problema neste campo, obtém-se nosso apoio, em conjunto com  a Eco suporte, para a regeneração ou eventual descarte da substância contaminada, explica o gerente Comercial Marcos Karas.

O lançamento mereceu um Selo Inovação, a exemplo do CQM 2023, equipamento portátil para medir a qualidade do ar, conforme os parâmetros legais vigentes no país.

Copeland: Momento especial

Três meses após ter a Emerson substituída pela Blackstone, na qualidade de acionista majoritária de um negócio estimado globalmente em US$14bi, a Copeland começou a Febrava reunindo a imprensa para detalhar este novo momento.

Segundo o gerente-geral na América do Sul, Daniel Rohe, o mercado brasileiro vai se beneficiar, por exemplo, com o foco da companhia, agora redobrado em ar-condicionado, refrigeração e aquecimento, assim como o reforço de certas áreas, antes compartilhadas com o antigo parceiro.

No último dia da Feira, a diretora de Serviços de Engenharia, Joana Canozzi, demonstrava-se satisfeita com a boa receptividade merecida pelo anúncio das mudanças, que foi reforçado  junto ao mercado, assim como dos 70 produtos, de 5 diferentes áreas, expostos pela empresa em seu estande.

ebm-papst: Atmosfera empolgante

O que leva o diretor geral da ebm-papst a resumir dessa forma a 22ª Febrava é uma soma de fatores, na qual se incluem nível de visitação, infraestrutura, organização e um aspecto atípico que nesta edição fez toda a diferença: “a evidente curiosidade em relação aos lançamentos, motivada pelo intervalo em dobro entre uma feira e outra”, argumenta Sidnei Ivanof.

Essa atmosfera, definida por ele como empolgante, proporcionou o ambiente ideal para networking e negociações, envolvendo toda a linha da empresa e dois destaques por ela expostos, os ventiladores AxiEco (axiais) e Radipac3 (centrífugos), ambos com características de desempenho compatíveis com a busca geral por maior eficiência energética nas mais diversas aplicações.

Ecoquest: Dupla recompensa

Ter conquistado um Selo Inovação com o Aerus Medical Guardian, equipamento para descontaminação de ambientes aprovado pelo FDA – Food and Drug Administration, dos EUA, para aplicação  inclusive em  UTI e Centro Cirúrgico, foi um bom começo.

Nos demais dias da Feira, nova fonte de satisfação:  um público extremamente focado e numeroso vendo de perto a novidade, juntamente com outras, decorrentes dos seus 17 anos cuidando da QAI.

“Mal consegui sair do estande, com tantas visitas, e os seguranças chegaram a ter de apagar as luzes no final do segundo dia, devido à quantidade de clientes e parceiros que ainda estava por lá em plenas 21h30”, sorri o diretor nacional de vendas, Manoel Gameiro.

Elgin: Troféu Nelson Batista

Sete Selos Inovação recebidos da Abrava, sucesso em mostrar ao mercado sua faceta de fornecedor para grandes sistemas de refrigeração – com a nova Unidade Condensadora US, de até 66HP – e a grata surpresa de perceber que a Feira saiu do jejum de quatro anos até melhor do que se esperava.

Quando parecia não haver mais nada a celebrar, outro momento marcante da Elgin na Febrava 2023 viria no último dia, quando seu estande foi anunciado o melhor do evento, com base nos quesitos atendimento, organização do espaço e apresentação dos produtos.

“Ocupamos 430 metros quadrados numa localização excelente do pavilhão”, comenta o coordenador de Marketing Jefferson Andrade Leite, contente por sua empresa levar para casa a primeira edição do Troféu Nelson Batista, prêmio iniciado este ano.

Evacon: Edição histórica

Nem precisaria ser tão especial, como aqui testemunha a maioria dos expositores, para que a 22ª Febrava garantisse lugar na história da Evacon. Afinal, o evento marcou o lançamento do primeiro chiller montado pela empresa, voltado a processos industriais com água gelada de 5 mil a 700 mil Kcal.

Com base nos seus 40 anos de experiência nas linhas casco e tubo e de tanques de líquido para refrigeração, a empresa não quis deixar por menos nesta ampliação da linha. “Utilizamos o melhor em compressores, conexões hidráulicas de aço inox e isolantes também de ponta”, exemplifica o gerente de Vendas Leandro Guittis.

Evapco: Pegada ambiental

Os quatro anos sem Febrava coincidiram com um período no qual proteger os recursos naturais evoluiu como prioridade em todo o mundo. Esse aspecto, na opinião da diretora de marketing, Márcia Fração, contemplou tal necessidade.

Tanto é que o carro-chefe dentre os lançamentos da Evapco foi um equipamento metade Dry Cooler e metade Adiabático que, dependendo da aplicação, elimina o consumo de água do sistema de resfriamento, “cuidando com isso de um dos mais preciosos bens  para a nossa vida”, acrescenta a profissional, elogiando o ambiente favorável proporcionado pela  Feira para a disseminação de conceitos assim, ou seja, um grande contingente de pessoas altamente qualificadas.

Every Control: Monitoramento acessível

Acompanhar a distância os controladores de temperatura sem a necessidade de cabeamento, tampouco assinatura mensal e, muito menos, a manutenção de um computador dedicado na obra.

Características assim do ”Epoca” mereceram não só o Selo Inovação, como também a atenção dos visitantes da Every Control nesta Febrava, conforme revela o diretor da empresa, Fabio Cardoso.

Essas facilidades se devem, segundo ele, à ação de um conversor disponibilizado em nuvem, com fácil acesso online,  graças ao emprego de tecnologia IoT.

Tão gratificante para Cardoso como sentir a boa aceitação da novidade na Feira foi constatar, por exemplo, uma tendência geral de renovação por lá, inclusive com muita gente nova, tanto dentro como fora dos estandes.

Finco: Feliz estreia

A primeira participação da fabricante curitibana de grelhas e difusores não poderia ter sido melhor, tendo-se em vista que o diretor da empresa, Emílio Fusero, tinha como meta mostrar seus produtos para todo o Brasil. Em 2019, ele veio na condição de visitante, mas não esconde ter gostado da experiência de expor. “Para nós foi válido, pretendemos voltar na próxima”.

No catálogo da Finco, diversos modelos, inclusive para salas cirúrgicas e instalações como shopping centers, que têm no longo alcance característica fundamental para uma correta distribuição de ar.

Forming Tubing: Aniversário especial

Não é todo dia que uma empresa completa 30 anos. E quando uma ocasião assim coincide com o retorno de uma Febrava, e da forma excepcional como foi esta última, os motivos para comemoração até aumentam.

Foi com essa sensação que a Forming Tubing saiu do SP Expo, onde expôs uma coletânea dos principais itens de uma linha que, além de variada, acompanha a velocidade com que as fabricantes renovam seus produtos.

“Por isso optamos por trazer alguns modelos emblemáticos”, explica a diretora Elisângela Cará, referindo-se a conexões-padrão, filtros secadores, linhas de sucção, coletores e refrinetes, estes últimos utilizados para instalação de aparelhos VRV e VRF.

Fujitsu: Tira-teima

Confiante no baixo nível de ruído combinado ao alto desempenho de seus condicionadores, a Fujitsu deixou à disposição do visitante uma cabine, sob a qual pôde-se checar tais atributos de perto, literalmente.

“Reforçamos aqui o recente lançamento da Airstage, nossa marca global fabricada no Brasil”, explicou a gestora de marketing Fernanda Bragatto, satisfeita com o resultado da estratégia, tendo em vista a presença de projetistas, arquitetos, instaladores, distribuidores e consumidores finais neste retorno da Febrava.

Coroando o êxito da fábrica japonesa no evento, a conquista de três Selos Inovação pelos modelos Teto, Cassete e Hi wall, todos já funcionando com o fluído R-32.

Full Gauge Controls: Evolução constante

Rodnei Peres e Antonio Gobbi, respectivamente vice-diretor e diretor comercial da Full Gauge, falaram sobre as várias novidades da empresa. Uma delas foi o Penta, termômetro de 5 pontas que ganhou novo design, com muito mais benefícios para o cliente. Por exemplo, a bateria foi substituída por uma pilha. “Antes a bateria durava dois dias se ficasse ligada todo o tempo, agora, com as pilhas, a durabilidade é de mais de 60 dias, se ficar ligado o tempo todo”, informa Peres. “Além disso, aumentamos a precisão, dentre outras características, e mudamos o display. O pessoal reclamava muito que, ao usá-lo na câmara, o display congelava, tendo que botar no sol para descongelar”, completa Gobbi.

Os executivos da Full Gauge explicam que os produtos da empresa estão em constante evolução. “A gente não lança um modelo para substituir o outro, porque os modelos estão vinculados à aplicação. Por exemplo, TC-900, para congelado, MT-512, para resfriado, e assim vai. Quando a gente lançou o TC-900, há 25 anos, ele possuía 19 funções. Hoje ele tem 80 e poucas funções, mas continua sendo o TC-900. Só vai acrescentando funções e melhorando, atualizando o hardware.

A empresa levou para a Feira vários outros desenvolvimentos, como o medidor de energia MultiPower, que consegue acompanhar quatro redes trifásicas. Além dos VX -1005, os diversos drives para válvulas de expansão eletrônica. Além, é óbvio do Sitrad, software de monitoramento remoto em constante evolução, oferecido gratuitamente pela empresa aos seus clientes.

Gree: Mercado ampliado

Quem visitou o estande da Gree não pode se dizer frustrado por falta de novidades, haja vista lançamentos feitos, como o VRF 380 volts, com módulo  até 36 HP  (o limite anterior era de 11HP), agora com possibilidade de expansão modular.

A evaporadora de duto de 16 HP passou a dispensar equipamentos de terceiros e montagens em campo, já que a máquina é entregue pronta, enquanto o Cassete de uma via passa a sair de fábrica com 21.000, 24.000 e 28.000 BTU/h.

Mudanças assim, de acordo com o gerente comercial e de produtos, Robson Previatti, “visam ampliar o escopo de aplicação do VRF”, pois nas capacidades anteriores, muitas vezes era preciso mais de uma máquina para atender a determinadas cargas, dificultando esse tipo de instalação em varandas, por exemplo.

Klimatix: Inovação em consumo de energia

A Klimatix destacou a inovação em consumo de energia nos chillers e soluções apresentados na Feira. “A atenção maior das pessoas era nos funcionamentos das máquinas e no consumo de energia”, afirmou Ygor Pereira Sales, engenheiro de vendas da empresa.

Os produtos em destaque no estande foram os chillers de alta eficiência energética, como o Variable Load Chiller (VLC) e o Chiller Turbocor, em parceria com a Smardt. O VLC incorpora melhorias de controle e gerenciamento, enquanto o Chiller Turbocor é caracterizado por sua economia energética e tamanho compacto.

Além disso, a Klimatix apresentou o selfie de precisão para o mercado de datacenters, “unidade de tratamento de ar confiável e eficiente”, ressaltando sua capacidade de funcionar ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana.

Ygor Sales se diz animado com a boa repercussão da nova linha de chillers Klimatix. “Esses dias na Febrava foram uma oportunidade crucial para apresentar as soluções e produtos inovadores da Klimatix ao mercado”, afirmou.

Mayekawa: Esforços reconhecidos

Com o novo chiller MAG, cujo compressor possui mancal magnético e utiliza o fluido HFO, a empresa pôde ostentar, em seu movimentado estande, o Selo Inovação concedido pela Abrava.

”Foi um gratificante reconhecimento aos esforços da nossa área de desenvolvimento aqui no Brasil”, comemora o diretor de Vendas  da Mayekawa, Silvio Guglielmoni.

Segundo ele, a tecnologia diferenciada empregada no projeto do evaporador igualmente contribuiu para a eficiência do equipamento, algo em torno de 15% acima dos seus concorrentes na mesma faixa de aplicação.

Mercato: Valeu investir

Chegar à sua quarta Febrava com um estande de 140 m2, no qual manteve um ambiente típico de exposição e, ao mesmo tempo, propício à realização de negócios, foi uma escolha acertada, como já pôde perceber Bruno Carvalho.

“Avaliamos como extremamente positiva nossa participação, principalmente pela possibilidade de interação com nossos parceiros e o mercado em geral”, afirma o gerente de marketing e BI da Mercato Automação.

Os indicadores deste sucesso, segundo ele, incluem o grande número de retornos já recebidos, “o que realimenta nossas estratégias de atendimento e serve de combustível para a continuidade do nosso trabalho”, diz o profissional,  satisfeito com a repercussão obtida pelas mais recentes soluções em hardware e software dedicadas à automação no AVAC-R, com destaque para o MCP-IoT, ganhador de um Selo Inovação na Feira.

Montreal: Feira disruptiva

A volta da Febrava presencial mostrou mais uma vez toda a sua força disruptiva, no entender do diretor da Montreal Helio Martins Teixeira, para quem a Feira sempre foi assim e não fugiu à regra ao retornar da pausa forçada de 4 anos.

“Continua sendo um dos maiores polos de eventos de inovação, tecnologia, conteúdo, interações e  disrupções para o AVAC-R da América”, observa.

Empolgado com a ampla rede de contatos mantida por lá, ele considera muito bem-sucedido o trabalho de divulgação feito pela equipe da empresa, durante os 4 dias de exposição, envolvendo a nova linha de lubrificantes de Polyoester, cuja viscosidade menor atende em cheio às necessidades dos novos compressores que estão chegado ao mercado.

Multivac: sensor de CO2 e pressão

“A gente trouxe toda a linha de ventiladores e exaustores, inclusive os modelos novos com motor eletrônico, tanto do CVM quanto do CFM, para ventiladores voltados para a renovação de ar. Trouxemos, também, um VXM, que é o nosso maior ventilador, indo de 7 a 20 mil metros cúbicos, também com motor eletrônico”, explica Robert van Hoorn, diretor comercial da empresa.

O CFM, para renovação de ar, além de estar equipado com motor eletrônico, permite colocar o sistema de controle, desenvolvido pela empresa, podendo alterar a velocidade, conforme a dimensão do CO2 no ambiente. Além disso, o sensor que mede a diferença de pressão consegue avisar pelo computador se o filtro está saturado ou não.

Também esteve presente toda a linha de dutos, da qual a Multivac é pioneira, tanto em relação ao flexível, quanto os pré-isolados, o MPU. Nessa linha, foi apresentado o novo kit de ferramentas, mais completo, permitindo realizar todos os cortes possíveis para atender aos vários tipos de obra.

Pennse: Networking ampliado

Comercializar algumas das marcas mais conhecidas de controladores para equipamentos do AVAC-R requer desta empresa versatilidade semelhante na hora de conhecer as necessidades de um mercado em constante mutação.

Por isso mesmo, Cibele Martins, profissional do marketing da Pennse, declara ter saído bastante entusiasmada de lá, em virtude do público qualificado que recebeu e  da boa estrutura do pavilhão.

Mas claro, a lição de casa que cabia a sua equipe também foi feita, resultando em grande sucesso, por exemplo, a montagem  no estande de totens simulando o funcionamento real de vários produtos.

Powermatic: Novos horizontes

 Fabricante de dutos de aço galvanizado, inox, alumínio, carbono e, agora, também em polipropileno, para ambientes corrosivos, a empresa fez uma constatação na Feira que realça o papel do evento de apontar tendências.

“Fomos visitados por muitos projetistas e instaladores que estão querendo agregar o fornecimento de dutos ao seu trabalho”, assegura a diretora de Marketing da Powermatic, Ariane Carreira, que vê no fenômeno boas oportunidades para empresas como a dela.

Igualmente agradável foi ver a forma como o público qualificado que esteve na Febrava recebeu os novos dutos Click, cujo nome sugestivo sintetiza sua propriedade de usar práticos encaixes na montagem, e que foi contemplado com o Selo Inovação.

Projelmec: Sentimentos coincidentes

Rever um grande número de parceiros de longa data, além de perceber no estande muita gente nova, com plenas condições de entrar na carteira de clientes, foram claros sinais de que a 22ª Febrava valeria mesmo a pena.

Os dias foram se passando, e a gerente de Marketing Sheila Camargo parou de alimentar possíveis dúvidas com relação a isso. “Havia ali uma euforia geral, por parte de quem queria levar novidades ao mercado e também demonstrada pelos visitantes, visivelmente ansiosos em descobrir lançamentos”, define a profissional.

Igualmente gratificante, segundo ela, foi ver o grande interesse despertado pela linha de Miniventiladores, lançada com vistas à extração de ar em pequenos ambientes.

RAC: Concretizando negócios

A Febrava 2023 superou todas as expectativas da RAC. “Estimamos ter havido um crescimento de 47% nas visitas ao nosso estande. Além disso, a RAC foi agraciada pela comissão coordenadora da Febrava 2023 com o Prêmio Nelson Batista por ter sido a empresa que gerou maior número de leads durante o evento. Sem dúvida uma honra para a RAC ter sido contemplada nessa premiação”, declara Luiz Villaça, da engenharia de aplicação da empresa.

Segundo ele, o time da RAC fez novos contatos com potenciais clientes durante a Feira, inclusive com geração de vendas e entregas. Além dos diversos contatos para vendas presentes e futuras, incluindo com uma concretização de negociação importante para a empresa.

Refrigeração Tipi: Consolidando a Friven

O grande destaque da empresa foi a apresentação e consolidação da marca própria da Tipi, a Friven, que se posiciona como o parceiro do refrigerista, levando soluções ao mercado por meio de fluidos refrigerantes, ferramentas e insumos para refrigeração e climatização.

Segundo Camila Valentini, analista de marketing da empresa, “a resposta do público foi extremamente positiva. Nossos clientes que já conhecem a marca ressaltaram a importância desse movimento pela empresa para referenciar ainda mais a qualidade nos produtos. Tivemos muitos elogios referente ao estande e as atividades de interação apresentadas.”

Embora os resultados ainda estejam em processo de avaliação, a executiva diz que, certamente, a feira impulsionou as vendas. “Avaliamos de forma muito positiva. Foi um momento ímpar para troca de experiências e geração de conexões valiosas. Também compartilhamos nossos produtos e soluções para o mercado de climatização e refrigeração.”

Refrin: Tudo ajudou

Uma conjunção de fatores fez desta Febrava um momento precioso, no entender do diretor Comercial da Refrin, Maurício Vale.

A começar pelo intervalo excepcional entre duas edições da feira, em razão da crise sanitária iniciada em 2020, o que fez a maioria esmagadora dos expositores e visitantes valorizar ao máximo, agora, a oportunidade de um novo encontro presencial.

Igual estado de ânimo, segundo o executivo, envolveu a ânsia generalizada em torno das novidades acumuladas pelo AVAC-R ao longo dos últimos quatro anos.

No caso específico da Refrin, motivo extra de comemoração esteve no sucesso feito pela combinação de um produto consagrado da marca, o duto Girotubo, com os dampers de fina regulagem modelo PRA (Íris). “Foi uma inovação de grande valor agregado no controle e balanceamento da distribuição de ar”, conclui Vale.

Refrio: Menos paraquedistas 

“Em 2021 teria sido desse mesmo jeito”, arrisca Antonio Pacca, diretor comercial da Refrio, ao desvincular o sucesso da 22ª Febrava do intervalo atípico existente desta vez. No entanto, ele concorda plenamente com uma unanimidade entre os demais expositores: “pessoas mais capacitadas vieram, diminuindo sensivelmente o número dos chamados paraquedistas”, observa.

Diante disso, o executivo espera resultados compatíveis na repercussão comercial a ser  obtida nos próximos meses pelo principal lançamento da Refrio na Feira, o condensador para refrigeração comercial de grande porte com tubos de 7mm, característica capaz de reduzir  em torno de 30% o consumo de fluido refrigerante da máquina, segundo Pacca, com a vantagem adicional de aceitar solda, evitando a substituição em caso de vazamento, ao contrário do que acontece com os microcanais em alumínio.

Rocktec: Excelentes contatos

Quatro anos sem Febrava deram a esta empresa a oportunidade de mostrar na edição recém-realizada a evolução do seu principal produto neste período, o painel pré-isolado de poliuretano da marca Alupir.

E a qualidade do evento foi altamente propícia para isso, na análise do diretor comercial Elias Barbosa. “Conseguimos muitas parcerias boas e fizemos contatos excelentes, tanto em âmbito nacional,  quanto com importadores”, afirma ele, ressaltando que a Feira deste ano superou totalmente as expectativas, mesmo elas tendo sido naturalmente altas, em decorrência do formato presencial.

SP& Otam: Sucesso silencioso

Ao contrário da própria Febrava, que contrariou a lógica de normalmente haver momentos de relativa calmaria nas feiras de negócios, este expositor fez sucesso pela forma pouco ruidosa com que funciona seu ventilador TD Silent, que mais uma vez chamou a atenção, mesmo já não sendo novidade.

Também houve lançamento no seu estande, onde todos puderam ver o TD Evo, que chega ao mercado ainda este ano. “Conhecemos muita gente com quem antes só havíamos conversado remotamente”, comemora a gestora de marketing, Maria Augusta Priori Monteiro.

Foi uma excelente oportunidade, segundo ela, para reforçar o quão ampla é a aplicação desse tipo de equipamento, seja para a indústria, comércio, agronegócio e até mesmo em conjunto com o ar-condicionado em espaços amplos como shopping centers.

Seimmei: Reencontro esperado

Fabricante de toda a linha de distribuição para centrais de ar-condicionado – composta por difusores, grelhas, venezianas e reguladores de vazão – essa indústria levou à Febrava seu vasto portfólio.

O maior legado da Feira, segundo o diretor Marcos Namba, foram os contatos mantidos com visitantes e outros expositores de vários segmentos do AVAC-R, “um reencontro entre as pessoas do mercado que estava há muito esperado”, afirma.

Quanto às tendências predominantes da área, ele também não tem dúvida: a eficiência energética em suas mais diversas manifestações, “aspecto no qual nossa empresa atua muito”, observa.

Senai: Crescimento à vista

Já na terça-feira de abertura, a movimentação  nos 140m² ocupados pela Escola Senai Oscar Rodrigues Alves no SP Expo prometia ser grande.

No final da sexta-feira, após 23 palestras ministradas por lá e o sucesso costumeiro da Escola Móvel de Climatização e Refrigeração, só restava ao coordenador de Atividades Técnicas respirar fundo e dizer: “missão cumprida!”

Essa era a sensação de Mauro Airoldi, juntamente com um desafio já programado para 2025: ampliar a área educacional dentro da Feira, na mesma proporção em que o interesse pelo segmento tem crescido, a reboque de novidades constantes ocorridas nos equipamentos e sistemas do setor.

Serraf: A mais internacional

Participante da Febrava desde 2005, o diretor Comercial da Serraff, Vanderson Scheib, não vacila ao dizer que a deste ano foi a de maior presença de visitantes vindos de fora.

Excelente para a sua empresa, uma contumaz exportadora de trocadores de calor para países da América Latina.

“Recebemos tanto clientes para os quais já exportamos, quanto futuros importadores de nossa extensa linha de produtos”, justifica o executivo.

O mercado interno, segundo ele, também fez bonito, a partir da “seriedade, respeito e objetividade”, postura observada por Vanderson, tanto nos estandes como nos corredores do SP Expo, cuja infraestrutura muito também o agradou.

Sicflux: Sucesso reeditado

 Exatos vinte anos após sua primeira Febrava, a empresa trouxe entre seus destaques na edição deste ano o estado da arte do mesmo item exposto àquela época, e chamou atenção: exaustores ligados automaticamente ao se acender a luz do banheiro.

Agora, batizado de Sonora EC, o aparelho tem uma eletrônica embarcada que estende sua aplicação para a renovação do ar do ambiente inteiro, quando o banheiro está vazio e a porta aberta. Já no caso de um incêndio, muda sua rotação, também sem intervenção humana, para ajudar na dissipação da fumaça.

Satisfeito com a qualidade da Feira e com o Selo Inovação recebido pela novidade, o diretor comercial Marcelo Munhoz também comemorava feito semelhante do Titã, exaustor de alumínio inédito que mantém a gordura em seu interior, dispensando tubulação e chaminés.

Slic: Status fortalecido

A fama de principal evento do AVAC-R não apenas se manteve, como também recebeu um impulso extra devido ao recesso forçado da Febrava em 2021. Quem afirma é o gerente de vendas da Slic, Anderson Gameto, ao fazer um balanço da 22ª edição do evento , na qual não faltaram novidades no estande da distribuidora.

Dentre elas, a válvula esfera com engate rápido, trazida por ela da Coreia, e que agrega uma série de recursos anti-vazamento aos sistemas VRF e nas linhas frigorígenas.

Ao mesmo tempo, outros três produtos distribuídos pela Slic mereceram o Selo Inovação: o Magnesense pró-monitor (Dwyer), o Termostato digital para fancoils e fancoletes (Honeywell) e o Controlador de dióxido de carbono GL-T25L-001 (Globus).

Este último, de fabricação brasileira, tendo como diferencial apontar os níveis de CO2 no ambiente por meio de leds coloridos, e acionando dampers e ventiladores, sempre que necessário.

Sondar: Objetivos alcançados

As principais metas deste expositor eram ambiciosas na Feira e mais contundente ainda foi a satisfação de sua equipe ao sair de lá com a certeza de ter obtido sucesso, dada a repercussão da primeira Febrava pós-pandemia.

“Foi excepcional, networking incrível, visitação intensa e de qualidade”, resume Flavio Augusto, da área comercial da Sondar. Um desses objetivos ele logo percebeu que seria atingido assim que os visitantes começaram a chegar ao seu estande: despertar atenção para a exclusiva e patenteada tecnologia de sondas pneumáticas destinada à higienização de dutos.

Expansão de contatos, estabelecimento de novas parcerias e divulgar a entrada da empresa no segmento de reflorestamento, em linha com seu foco ambiental, foram objetivos igualmente alcançados, de acordo com o profissional.

Symbol: Conhecimento compartilhado

Adepto da máxima segundo a qual quanto mais se ensina mais se aprende, o responsável pelo Departamento de Negócios e Operações da Symbol viu na abundância de visitantes realmente focados um ganho extra para quem esteve nesta Febrava. “Quando compartilhamos conhecimento, todos ganham mais”, justifica.

A essa dinâmica ele também atribui bons negócios engatilhados no estande da empresa, onde um dos destaques foi o novo conjunto de bombas de vácuo, destinado a grandes chillers e sistemas VRF, cuja movimentação sobre um carrinho, desenvolvido com exclusividade pela Symbol, facilita a vida dos técnicos. “As bombas de 30 cfm pesam, em média, 42 Kgs”, exemplifica Jorge Lameira.

TCL Semp:  Expectativas superadas

A impressão da multinacional da área de ar-condicionado sobre a Febrava se assemelha ao que acharam da Feira expositores dos diversos segmentos do AVAC-R que dela participaram.

“Foi uma excelente oportunidade de networking, além da possibilidade de estreitar nosso relacionamento com o setor e potenciais clientes, superando nossas expectativas e reforçando nosso compromisso com o mercado brasileiro”, comenta Maximiliano Dominguez, Diretor de Engenharia, Qualidade e Produto da TCL SEMP.

No campo dos produtos, a empresa exibiu seu atual portfólio nas linhas residencial e comercial leve, com destaque para modelos como o  Multi Split Inverter, o Split Cassete Inverter e o FreshIn 2.0.

Top Dutos: Catálogo recheado

Em sua primeira Febrava representando a empresa da qual é sócio há 3 anos, Henrique Carlos Pinto diz que foi ótimo marcar presença nesta edição, sobretudo para mostrar aos clientes potenciais que atua com todos os tipos de dutos, sejam eles para instalações de conforto, processos industriais, setor farmacêutico ou hospitais.

”O cliente, hoje, preza muito o fato de encontrar, em um único lugar, todos os tipos de dutos dos quais necessita”, ensina o dirigente com a experiência de quem já soma mais de três décadas nesse mercado.

Tosi: Novas aplicações para produtos inovadores

Com várias novidades, no estande da empresa sobressaía o chiller com compressor centrífugo com mancal magnético Danfoss Turbocor, de altíssima eficiência. Mas essa não era a única. A empresa aproveitou a Feira para apresentar sua nova linha de bombas de calor para piscina, da divisão Jelly Fish, com novo design que, em lugar do formato barril, passa a ser de condensadora de split. O fluido refrigerante também mudou, agora é o R-32, além de ser equipada com compressores inverter, bem mais eficientes.

Para edificações com demanda simultânea de água gelada e água quente, como hotéis e hospitais, a Tosi apresentou a bomba de calor água-água ou evaporação à água. A empresa informa que o equipamento é capaz de economizar de 70% a 80% do custo operacional de aquecimento de água para uso sanitário em chuveiros e torneiras.

Chamava atenção, ainda, uma enorme unidade de tratamento do ar destinada a datacenters de grande porte. O equipamento tem capacidade de refrigeração de 250 kW, operando com água a 18,30C e vazão de ar de 73 mil metros cúbicos/hora, consumindo nos seus ventiladores menos de 10 kW de energia elétrica.

Agraciada com o selo inovação, a veneziana eliminadora de gotas realiza a tomada de ar externo com baixa perda de carga e alta vazão que, mesmo numa tempestade de vento com chuva de 200 mm e ventos de 65 km por hora, não deixa passar mais do que 1% de água para o interior do prédio.

Fechando as novidades, o fancolete hospitalar para atender a revisão da norma NBR 7256, para estabelecimentos assistenciais de saúde, além de toda o portfólio da empresa.

Traydus: Relançamentos agradaram

As conjunturas econômica e sanitária predominantes de 2019 a 2021 acabaram empanando o impacto de lançamentos realizados naquele período. “O setor estava muito para baixo”, relembra o diretor executivo Ricardo Facuri, que atribui ao clima bem diferente percebido por todos na última Febrava, o sucesso da estratégia da empresa de reapresentar ao mercado novidades ainda recentes.

Isso ficou evidente, por exemplo, com o fancolete da indústria,  que já tem quatro anos de vida mas que, nem por isso, deixou de ser avidamente analisado “pelo pujante setor hospitalar, que também nos brindou com uma visitação impressionante, a exemplo de projetistas, instaladores e clientes finais de outros mercados”, arremata o empresário.

Trox: Simulação de sistemas e homenagem

A Trox apresentou seus lançamentos e produtos já consagrados no mercado, além de compartilhar experiências de casos de sucesso em suas aplicações. Dentre as diversas soluções apresentadas, destaque para a exposição do sistema de vigas frias, pelo qual o visitante pôde comparar em tempo real o consumo de energia entre o sistema convencional e a proposta com vigas frias, resultando em uma economia de aproximadamente 30% a favor da viga nas mesmas condições de operação.

Já no quesito inovação, dois produtos Trox ganharam o Selo Inovação: o TKE-DOAS-DX, que é uma unidade de expansão direta para aplicações com 100% de ar exterior, e o Fanfilter FFT-TC, especialmente projetado para a utilização em salas limpas e áreas seletivas classificadas, com alta performance. Com relação à linha TKE, os equipamentos foram expostos em funcionamento, sendo responsáveis pela climatização da sala de reunião e do estúdio de podcast no estande. Outros produtos da marca e que são tradicionais no mercado, como filtros, grelhas e difusores, também foram expostos.

Logo no primeiro dia da feira, aconteceu o esperado Open House, inaugurando o estande de forma simbólica. A participação de diversas personalidades do setor, bem como amigos, clientes e parceiros de negócios, foi uma oportunidade para que os colaboradores da Trox realizassem publicamente uma homenagem, oferecendo uma grelha personalizada a Celso Simões Alexandre, que conquistou a admiração e o respeito da comunidade de AVAC da América Latina.

Weger: Bons sinais

“Felizmente, o mercado parece estar voltando a se aquecer”, comemorava o supervisor de compras da empresa, Ramon Santos, que mal tinha tempo para ser entrevistado, em meio a tantas consultas recebidas em seu concorrido estande.

Dentre os motivos para tal otimismo, o êxito claramente demonstrado pelo fancolete da Weger, destinado ao exigente setor hospitalar.

“Conseguimos desenvolver um produto com altura reduzida, conforme exige a colocação no forro, mas sem abrir mão da qualidade proporcionada pelo emprego de ventilador eletrônico e filtragem absoluta, tudo isso a um preço altamente competitivo”, assegura.

Ziehl-Abegg: Natureza viva

Curiosidades também fizeram parte do conjunto da obra que certamente vai garantir à 22ª Febrava lugar de destaque na história do evento.

No estande da Ziehl-Abegg, por exemplo, um dos três ganhadores do Selo Inovação foi um novo rotor centrífugo cujo desenvolvimento se inspirou na baleia jubarte, naquilo que a empresa de origem alemã ensina se tratar de “mimetismo biônico”.

Os outros ganhadores foram o ZAplus Next Gen, estrutura de ar para ventiladores axiais que melhora a eficiência aerodinâmica, reduz o nível de ruído e aumenta a vazão do aparelho; e uma plataforma digital em nuvem denominada ZAbluegalaxy, que coleta e analisa a operação de ventiladores ECBlue, na explicação do engenheiro de vendas e aplicação Renato Ota.

Wagner Fonseca (Reperkut) e Ronaldo Almeida

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