Todo o resíduo sólido domiciliar produzido em São Paulo é recolhido por caminhões coletores compactadores e direcionado a depósitos posicionados nas várias regiões da cidade. Daí, eles são transferidos para carretas de grande porte que os transportarão para os aterros sanitários. Relevante na cadeia de processos da Ecourbis, a Estação de Transferência Vergueiro se situa estrategicamente próxima ao centro geográfico das operações da empresa.

A Estação de Transferência Vergueiro encontra-se em zona urbana densamente povoada. Por isso, exigiu a implantação de um sistema de tratamento de ar eficiente que evitasse impactos sobre a vizinhança. A instalação implantada é constituída de um grande sistema de ventilação associado a processos de tratamento de ar realizado por lavadores de gases especialmente projetados para esse fim. Seu objetivo é a despoluição e inertização de odores.

Trata-se, assim, de um sistema de ventilação mecânica cuja função é a de captar o ar no interior da Estação e conduzi-lo a quatro lavadores de gases para tratamento de despoluição e desodorização. Neste sentido, está composto por quatro ventiladores centrífugos com vazão unitária de 112.500 m³/h, pressão estática de 2200 Pa, e 125 CV, performando vazão total de 450.000 m³/h; quatro lavadores de gases para vazão de ar unitária de 112.500 m³/h operando em múltiplos estágios, com circulação de 160 m³/h de solução química de tratamento, feita através de bombas centrífugas in-line.

O sistema conta com controle proporcional de capacidade baseado em modulação da vazão de ventiladores e bombas de solução através de inversores de frequência, proporcionando operação ajustada linearmente, racionalizando o consumo de energia. A instalação trabalha com 100% de vazão exterior com oito trocas de ar por hora de todo o volume da edificação.

Controlador lógico programável (CLP), operando a partir de parâmetros operacionais, verifica variáveis como potencial de oxirredução, pH, concentração de sulfeto de hidrogênio (H2S) e de NH3, colhidos em pontos estratégicos da instalação. A operação acontece tanto através de uma IHM (interface homem-máquina), instalada na casa de máquinas, quanto através de uma estação de controle operando via sistema supervisório com software dedicado.

Por suas características, essa é uma obra de aplicação pioneira para o segmento AVAC. A solução desenvolvida para o projeto utiliza tecnologias reconhecidas por sua eficiência, porém, associadas de maneira inédita para o atendimento deste tipo de processo. Ressalta-se, sobretudo, a vazão total de 450.000 m³/h de ar tratado.

Uma obra de tal porte e tantas especificidades, sem dúvida trouxe desafios. Um deles foi a utilização de materiais não usuais em sistemas de AVAC, especialmente o polipropileno que foi aplicado na fabricação de todos os dutos do sistema, assim como na construção dos lavadores de gases.

Para o desenvolvimento do projeto, não havia obras similares que pudessem servir de referência. Portanto, todo o know-how adquirido a partir desta obra é pioneiro. A solução aplicada se desenvolveu a partir de estudos teóricos que puderam ser colocados à prova com o funcionamento do sistema, segundo a engenharia da Thermal Energy.

Além da monumental instalação de tratamento do ar, a Thermal Energy realizou a instalação de um sistema de ar-condicionado de fluxo variável de refrigerante (VRF) para as áreas administrativas com capacidade total de 16 HP. Por suas características específicas, a obra foi comissionada pela própria empresa instaladora.

Empreendimento: Ecourbis – Estação de Transferência de Resíduos Sólidos Vergueiro

Instaladora: Thermal Energy Projetos e Instalações

Projetista: Sennsacubo Engenharia e Tecnologia

Empreendedor: Ecourbis Ambiental

Construtora: Sobrosa Mello

 

FORNECEDORES

Sistema de climatização:  VRF Samsung

Grelhas, venezianas e dampers motorizados: Tork Tecnologia

Bombas de circulação de solução: Bomax

Variadores de frequência: Danfoss

Válvulas de balanceamento: IMI Hydronic

Ventiladores: BerlinerLuft (sistema de tratamento de ar) e Sicflux (exaustão de áreas administrativas)

 

 

Tags:, ,

[fbcomments]