Redução do consumo de energía, maior qualidade dos produtos estocados e operação mais simplificada e robusta dos sistemas de refrigeração são alguns dos benefícios
O presente avanço das tecnologias de computação, software e algoritmos de análise permitem que as técnicas de Inteligência Artificial (IA) estejam cada vez mais presentes no nosso cotidiano e nos processos de refrigeração.
O tema Inteligência Artificial engloba uma variedade de técnicas e abordagens para resolver problemas complexos e realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Com o avanço da tecnologia eletrônica e a contínua miniaturização dos componentes, há o fortalecimento da Edge IA, ou Inteligência Artificial na Borda. Em outras palavras, a implementação da IA que anteriormente era executada quase que exclusivamente em grandes computadores ou servidores, agora passa a estar disponível também em controladores eletrônicos dedicados.
Primeiramente, para dispormos dos benefícios da Inteligência Artificial, precisamos de dados, muitos dados. De forma simplificada, podemos assumir que as técnicas de Inteligência Artificial realizam a análise dos dados, aplicando técnicas matemáticas, possibilitando a definição de padrões, previsões, correlações de diferentes tipos de informação, entre outros. Desta forma, quanto maior for a integração entre sensores, controles e sistemas, maiores serão os benefícios obtidos.
Por exemplo, especificamente para a área do AVAC-R, através do uso de Machine Learning, campo da IA que se concentra no desenvolvimento de algoritmos que permitem aos computadores aprender padrões a partir de dados, obtemos um aprendizado contínuo de um sistema de refrigeração. Ou seja, os sistemas baseados em IA aprendem com novos dados ao longo do tempo, tornando possível o ajuste das operações para otimizar o desempenho com base em condições específicas do local e comportamento dos usuários. A adaptação a condições variáveis, através do uso de algoritmos inteligentes, pode ajustar automaticamente as configurações do sistema em resposta a mudanças nas condições ambientais, demanda de refrigeração ou característica dos produtos armazenados.
Através da implementação de técnicas de detecção de padrões, é possível identificar os horários de maior demanda por refrigeração e otimizar os ciclos de degelo de modo a serem realizados nos momentos mais convenientes. Essa otimização resulta na maximização da eficiência energética, traduzindo-se na diminuição dos custos operacionais para os clientes, além de trazer benefícios para o meio ambiente.
Com a aplicação de estratégias de detecção de anomalias, torna-se viável a identificação de perdas de performance do sistema de refrigeração, bem como a detecção de falhas no sistema de forma proativa. Essa abordagem de monitoramento permite uma análise minuciosa dos padrões de funcionamento, possibilitando a identificação precoce de desvios significativos das condições normais, a manutenção preditiva e assegurando operações mais confiáveis.
Estamos certos de que é uma tecnologia que veio para ficar e as empresas que souberem aproveitar seus benefícios obterão ganhos significativos de eficiência energética, qualidade da conservação dos produtos e operação mais simples e robusta do sistema de refrigeração.