As principais tendências para climatização de data centers são o aumento do uso de sistemas de freecooling, de resfriamento adiabático, o aumento das temperaturas de água gelada, e o uso de sistemas de liquidcooling (resfriamento líquido).
Os requisitos para projetos de climatização de data centers são a área a ser climatizada e a quantidade de calor dissipado pelos equipamentos de TI nesta respectiva área. Outro fator importante á a altura do pé direito da área de servidores.
O principal parâmetro a ser controladoé a temperatura; a umidade vem perdendo relevância nas últimas revisões da Ashrae TC 9.9.
Os parâmetros podem ser observados na carta psicrométrica.
Existem inúmeras tecnologias apropriadas para data centers. Para data centers pequenos e de baixa carga, o mais indicado seriam equipamentos de expansão direta, já para data centers maiores e de maior carga, é mais conveniente o uso de equipamentos de expansão indireta (água gelada). A distribuição do ar é fator crucial na eficiência energéticas dos data centers, o que é obtido através não apenas da separação em corredores quentes e corredores frios, mas também com o confinamento de um destes corredores. Já para data centers de alta densidade de carga, o uso de resfriamento líquido é o que mais vem ganhando mercado, éo mais utilizado em data centers de mineração e criptomoedas.
As Indústrias Tosi possuem uma linha completa de equipamentos de precisão para data centers, tanto de expansão direta com compressores fixos ou compressores inverter, perimetrais ou do tipo In Row com insuflação tanto downflow, como upflow e, também,displacementflow em capacidades unitárias de até 160 kW nos casos dos equipamentos perimetrais. Estes mesmos equipamentos também são fabricados com sistemas de expansão indireta (água gelada), sendo que os equipamentos perimetrais podem chegar a até 250 kW de capacidade sensível líquida, com vazões de ar de até 75.000 m³/h.
Para homologar estes equipamentos junto aos principais data centersinternacionais que estão se instalando no Brasil, as Indústrias Tosi estão construindo um laboratório de testes para estes equipamentos, sem similar no Brasil.
Além dos equipamentos de precisão, as Indústrias Tosi, através de sua divisão Tropical de difusão de ar, também oferecem grelhas de piso de alta vazão, dampers e venezianas exclusivas, inclusive eliminadora de gotas, que atendem a testes de chuva e de vento, e venezianas drenáveis, dispositivos estes indicados para data centers com sistemas de freecooling.
Veja também:
Método de resfriamento depende das características do data center
Estratégias para a redução do consumo energético são tendência no setor
Mercado de equipamentos para a climatização de data centers alcança R$ 350 milhões