No início da década de 1980 o suíço Peter Bernhard Wursch, entãoum engenheiro recém-formado, fazia uma viagem, na base do mochilão, que percorreu Europa, África e América Latina, tendo como destino final o Rio de Janeiro. Maravilhado com o país, decidiu procurar emprego no ramo do ar-condicionado, no qual já trabalhara na Suíça, mais precisamente na Luwa.No Rio de Janeiro, trabalhou naEmbracon. Em seguida, foi para o Nordeste, onde fincou raízes, trabalhando inicialmentenaEngel, do Pernambuco.
Em 1989, Wursch decidiu abrir sua própria empresa e, em sociedade com os proprietários da Engel, foi para Natal dando início à história da Arplan Engenharia Térmica. Desfeita a sociedade, o engenheiro incorporou ao quadro societáriosua esposa,Jany Rocha Wursch.
Mais tarde, os filhos Daniel e Rafael já crescidos e engenheiros formados, compuseram a sociedade. Atualmente a diretoria da Arplan é composta por Peter Wursch, diretor geral, Daniel Rocha Wursch, diretor de projetos, e Rafael Rocha Wursch, diretor de obras. Daniel, antes de incorporar-se à Arplan, passou pela Chemtech, pertencente ao Grupo Siemens; Rafael começou na empresa da família ainda quando era estudante de engenharia na Universidade de Federal do Rio Grande do Norte.
Nestes 35 anos de existência, a Arplan conseguiu montar um diversificado portfóliode obras que inclui hotéis, hospitais, indústrias, supermercados, terminal portuário, dentre outras.Destacam-se os hospitais do Coração, Unimed e Rio Grande, oNatal Shopping, edifícios como o Instituto Internacional de Física,Justiça Federal e Empresarial Trade Center, além de diversas obras de atacarejo. Ao longo da sua história instalou cerca de 25.000 TRs, entre água gelada e expansão direta, nas modalidades VRF e splitões.
Veja também:
SuperfácilAtacado adota soluções que favorecem agilidade na instalação