Uma nova geração de espuma estrutural reciclável, produzida com polietileno tereftalato (PET), está sendo trazida pela Armacell ao mercado brasileiro. Trata-se do ArmaPET® Struct GRX, um produto que proporciona melhorias significativas no processo de produção de peças em compósitos com maior eficiência, redução de custos e sustentabilidade.

De acordo com Rogério Sanches, gerente de desenvolvimento de negócios da Armacell, o novo ArmaPETStruct GRX é muito versátil, com aplicações que vão da construção civil, passando por pás de geradores eólicos, até o emprego em peças náuticas.

“Esse produto tem uma penetração imediata nos segmentos eólico e náutico, pois nestes segmentos é mais comum o uso do processo de infusão, propiciando uma redução significativa no consumo de resina na fabricação das peças em compósitos e, consequentemente, a diminuição do peso e dos custos das peças, sem impacto nas propriedades mecânicas das estruturas”, explica Sanches. A redução na absorção de resina pode chegar até 60%, em relação à geração anterior de espuma estrutural.

Outras características importantes da espuma estrutural dizem respeito à ótima estabilidade térmica, dimensional e sua alta resistência à fadiga, garantindo um desempenho a longo prazo e baixa manutenção ao longo da vida do produto. Sanches afirma que o novo ArmaPETStruct GRX possui uma estrutura celular mais fina e homogênea em comparação com a geração anterior de espuma estrutural, resultando em propriedades mecânicas aprimoradas, com ganho de até 30%.

[fbcomments]