Cerca de uma centena de profissionais acompanharam as 14 palestras técnicas apresentadas

Em sua primeira edição do ano, o Encontro Tecnológico de Refrigeração e Ar-condicionado aconteceu nos dias 15 e 16 de maio no Grand Park Hotel, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Fazendo justiça ao seu formato, que visa a disseminação de informações técnicas a engenheiros e técnicos de refrigeração e ar-condicionado, foram 14 palestras de conteúdo técnico ou mercadológico.

O primeiro dia do evento, quarta-feira, foi aberto pela palestra de Marcelo Lorençón de Souza da Klimatix que mostrou os ganhos energéticos e operacionais na instalação do sistema de climatização do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Em seguida, Carlos Santos Jr., pela Sicflux, discorreu sobre normas e novos produtos para sistemas de renovação de ar e exaustão de cozinhas.

Ainda no segmento de distribuição de ar e ventilação, Maurílio de Oliveira, da Multivac/MPU, apontou uma evolução do mercado em ventiladores e dutos de distribuição de ar.Já Plínio Rafael Vieira, pela Soler Palau Brasil apresentou as vantagens de maximizar a eficiência através da melhor estratégia para cada aplicação. Fernanda Beni completou o bloco discorrendo sobre as vantagens em aplicação de unidades de tratamento do ar.

Público confere as novidades dos expositores

Com vistas à eficiência e durabilidade das instalações, Lineu Holzmann, da Armacell, explicou quais os requisitos, desempenho e boas práticas na aplicação de isolamento térmico. A programação do dia foi encerrada com a palestra de Affonso Lombardi sobre a adequação de cada produto do port fólio Trox.

O segundo dia foi aberto pela palestra de Marcos Santamaria, da Indústrias Tosi, com a palestra “Como o tratamento do ar externo pode contribuir com a produção de água quente em hotéis. Na sequência, Ariane Carreira, da Powermatic, falou sobre a última inovação da empresa, o Duto Click.Ventilação industrial: Cases de seleção e manutenção, foi o tema da palestra de Laura Baldissera, da Projelmec.

Após o intervalo para café e visita aos expositores, Fábio Cardoso, da Every Control, discorreu sobre a automação e monitoramento pela internet e explicou os primeiros passos para utilização de inteligência artificial. Ele foi sucedido pela palestra de Arnaldo Basile, que mostrou como o mercado tem se comportado, apontando as oportunidades nos diversos segmentos.

Já Carlos Navarro, numa palestra de cunho prático e mercadológico, apresentou as possibilidades de ganhos para o instalador na especificação das bombas Aspen.

O evento foi encerrado pelo engenheiro Francisco Dantas, da Interplan Planejamento Térmico Integrado que mostrou o papel do AVACR na descarbonização da economia.

O Entrac Campo Grande foi patrocinado por: Armacell, Aspen Pumps, Brahex, Every Control, Indústrias Tosi, Klea, Klimatix, Midea Carrier, Multivac/MPU, Powermatic, Projelmec, Sicflux, Soler Palau Otam,Trox e Weger, sendo apoiado por Abrava, Ashrae, Senai, Sindratar SP eUnigran.

Tags:,

[fbcomments]