The Chemours Company foi escolhida pela DechraPharmaceuticals para atuar como sua parceira estratégica para tornar suas operações industriais mais eficientes, reduzindo significativamente as emissões de gases de efeito estufa (GEE). A Dechra é uma indústria britânica focada na produção de vacinas, soros hiperimunes, kits de diagnóstico e medicamentos para uso veterinário.

A farmacêutica escolheu o fluido refrigerante Opteon™ XP44 (R-452A) para substituir o R-404A em parte do circuito do liofilizador, processo que visa preservar as propriedades físicas e químicas dos produtos por mais tempo, o que é essencial no segmento de vacinas e soros. Nesse processo, o fluido refrigerante é responsável por garantir que a produção de vacinas e soros antiofídicos seja armazenada entre a faixa de – 50oC a – 70oC, a fim de aumentar sua durabilidade. Cada produção gera entre 200.000 e 380.000 ampolas, e a escolha do Opteon™ XP44 possibilitou a redução das emissões diretas em 54%.

“Os resultados foram extraordinários. Além da substituição do fluido refrigerante ter gerado uma redução de 54% no potencial de aquecimento global (GWP), também resultou em uma redução de 7% na carga de fluido refrigerante e uma redução de 13% no consumo de energia, em comparação com a operação com o fluido refrigerante antigo”, diz Gessé Junior, responsável pela execução do retrofit, análise de desempenho e ajustes nos parâmetros operacionais da Dechra do Brasil.

O técnico ressalta que o cuidado com o retrofit também se estendeu à recuperação e à reciclagem do fluido refrigerante, além de investir em tecnologias que detectam vazamentos, garantindo a integridade do sistema.

Além de fazer o retrofit do liofilizador, a fábrica de Londrina também fez o retrofit de suas câmaras frias, usadas para armazenamento de vacinas, para o Opteon™ XP40. A escolha foi feita devido ao baixo GWP, com uma redução de 67% em comparação com o R-404A, bem como uma redução de até 12% no consumo de energia.

Renan Soncini, coordenador de manutenção da Dechra do Brasil, ressalta que “a parceria estratégica com a Chemours foi fundamental para a escolha dos fluidos refrigerantes corretos, um detalhe que mostrou a importância da colaboração na busca de soluções sustentáveis que prolonguem a vida útil dos equipamentos”.

Tags:, ,

[fbcomments]