A empresa Turbocor começou como uma empresa de pesquisa na Austrália em 1993, fundada por Ron Conry, junto com uma equipe internacional de engenheiros e desenhistas. Em 1999 a empresa se mudou para Montreal, no Canadá, local com um laboratório de testes e centro de treinamento. Em 2001foi instalado o primeiro compressor turbocor, na California, EUA.
Em 2004 a Danfoss e a Turbocor formam uma joint venture 50%-50% chamada
Danfoss Turbocor. Em 2007 a Danfoss Turbocor transfere as operações paraTallahassee, Flórida, em uma fábrica moderna com novos padrões de produção para expandir a linha de produtos.
Em 2013 a Danfoss compra os 50% restantes na Danfoss Turbocor e estrutura aempresa como subsidiária dentro da divisão de Compressores Comerciais.
As premissas do projeto do compressor turbocor eram:
- Desenvolver um compressor centrífugo com capacidades na faixa entre 60 e 90 TRs;
- Que fosse amigável ao meio ambiente;
- Não utilizasse óleo lubrificante;
- Fosse de acoplamento direto do motor ao compressor;
- De tamanho pequeno;
- Leve;
- De alta eficiência;
- Silencioso;
- Tivesse todos os seus componentes tecnológicos totalmente integrados.
Estas premissas acima resultaram em modelos de compressores conforme a figura 1.
Desta forma, podemos destacar como principais méritos do compressor turbocor:
- Ter miniaturizado o compressor centrífugo, que até então normalmente possuía capacidades a partir de 300 TR e, desta forma, trazido a maior eficiência dos compressores centrífugos em relação as outras formas de compressão de fluido refrigerante para equipamentos de menor capacidade;
- Possibilitar a fabricação de chillers de condensação à ar com compressores centrífugos de maior eficiência energética, visto que chillers com compressores centrífugos até então eram apenas de condensação à água;
- Já possuir sistema de variação de velocidade embarcado no próprio compressor que utiliza motor de corrente contínua de imã permanente;
- Utilizar mancais magnéticos ao invés de lubrificados por óleo, o que não apenas reduz as perdas de energia nos mancais, como também elimina todos os componentes relacionados a lubrificação tradicional;
- Ter metade do tamanho e 1/5 do peso de compressores parafuso da mesma capacidade;
- Possuir corrente de partida de apenas 2A. Esta característica reduz significativamente a infraestrutura elétrica necessária para alimentação do chiller em comparação com chillers com compressores parafuso tradicionais, especialmente em instalações em que se necessite a operação ininterruptada produção de água gelada sendo os chillers alimentados por geradores de energia elétrica.
A remoção do óleo em um chiller simplifica o projeto, reduz manutenção, mantém a eficiência durante a vida útil, e reduz o custo operacional.
A deposição de óleo lubrificante nos trocadores de calor dos chillers (evaporadores e condensadores), aumenta o approach destes componentes ao longo do tempo, o que resulta na diminuição na temperatura e pressão de evaporação e aumento na temperatura e pressão de condensação aumentando, desta forma, a pressão diferencial a ser vencida pelo compressor o que faz seu consumo de energia também aumentar.
Desde seu lançamento, o compressor Turbocor vem ganhando diversos prêmios, mostrando seu reconhecimento internacional.
Os compressores centrífugos sem óleo Danfoss Turbocor® possuem a flexibilidade de serem utilizados em chillers refrigerados a ar, a água e por evaporação, operando em uma ampla gama de aplicações tais como refrigeração de conforto, processos em baixa temperatura, armazenagem de gelo e recuperação de calor. Essa flexibilidade resultou em mais de 70.000 compressores instalados em locais de trabalho ao redor do mundo.
Os compressores Danfoss Turbocor® são fabricados em Tallahassee, Flórida e em Xangai, China, em unidades com certificação ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015. Centros de vendas e serviços estão localizados nos EUA, na Europa e na Ásia para atender a clientes de todo o mundo.
No Brasil, as Indústrias Tosi estão habilitadas a produzir chillers com compressores Turbocor sob licença da empresa americana Multistack, e a Mecalor está habilitada a produzir chillers com compressores Turbocor sob licença da empresa canadense Smardt.
Nas condições AHRI 550/590 chillers com condensação à ar com compressores Turbocor apresentam COP entre 0,90 kW/TR e 1,05 kW/TR e IPLV entre 0,50 kW/TR e 0,60 kW/TR dependendo do número de ventiladores e “V” de serpentinas de condensação.
Já na condensação à água, chillers com compressores Turbocor apresentam COP entre 0,50 kW / TR e 0,65 kW/TR e IPLV entre 0,30 kW/TR e 0,35 kW/TR dependendo do modelo / capacidade do compressor turbocor utilizado.
Em termos de eficiência energética, por conta da variação de velocidade e menor atrito nos mancais, as maiores diferenças de consumo em relação a chillers de mesma capacidade com compressores parafuso se dá nos momentos de menores temperaturas de condensação e consequentemente menores cargas, de forma que chillers com este tipo de compressor são especialmente recomendados para empreendimentos com operações 24 horas como data centers, hospitais, hotéis e indústrias que trabalhem em regime 24/7 e em regiões com maior amplitude térmica durante o dia e/ou ano, especialmente entre os trópicos e os respectivos polos.
Lucas Tosi, é engenheiro nas Indústrias Tosi