Público expressivo acompanhou as 16 palestras

Evento itinerante já visitou, neste ano, Campo Grande e Uberlândia

Vitória, no Espírito Santo, foi a anfitriã de mais um Entrac. O evento, que aconteceu nos dias 14 e 15 de agosto, reuniu mais de uma centena de profissionais do AVAC-R. O Encontro, que existe há um quarto de século, percorre as principais cidades do país difundindo conhecimento técnico e informações mercadológicas.

Como tem sido praxe nos últimos anos, Arnaldo Basile, presidente executivo da Abrava, inaugurou a programação apresentando a Associação e fornecendo um panorama dos desafios e oportunidades para os profissionais do setor.

Em seguida, Fernanda Beni, diretora da Weger, mostrou as vantagens na aplicação de unidades de tratamento do ar. Beni foi sucedida por Laura Baldissera, diretora da cinquentenária Projelmec, que mostrou cases de seleção e manutenção na ventilação industrial. Leandro Medéa, do setor de aplicação da Belimo do Brasil, fechou o primeiro bloco de palestras, enfatizando a importância do controle e monitoramento da renovação do ar para ambientes climatizados.

Após o intervalo para café e visita aos expositores, Marcos Ramos, da Daikin, abriu o segundo e último bloco, apresentando novas tecnologias para tratamento do ar interno. Em seguida, Carlos Santos Jr., da Sicflux, discorreu sobre as atualizações e novos produtos para sistemas de renovação de ar e exaustão de cozinhas. Wilson José de Souza, da Armstrong Fluid Technologies falou sobre a tecnologia de bombas design envelope com motor de imã permanente e de indução, enfatizando a importância de se conhecer a vazão do sistema. O dia foi encerrado com a palestra de Marcelo Dadalt, da Brahex, sobre tecnologia em trocadores de calor.

O segundo dia do evento foi aberto por Carlos Navarro, da Aspen Pumps, que mostrou como é possível economizar tempo e dinheiro com a instalação de bombas de condensado. Maurílio Oliveira, da Multivac/MPU, veio em seguida, apresentando as mudanças de mercado em relação a dutos e ventilação. Marcos Santamaria Corrêa, da engenharia de aplicação da Indústrias Tosi, explanou sobre as possibilidades de utilizar o tratamento do ar para a produção de água quente em hotéis e hospitais. Fechando o bloco, Raphael Nery, da Soler Palau, explanou sobre a importância de se recorrer à melhor estratégia para cada aplicação para maximizar a eficiência em sistemas de ventilação.

Nos intervalos, muito network e esclarecimento de dúvidas

O segundo bloco foi inaugurado por André Dickert. da Armacell, que mostrou os requisitos, desempenho e boas práticas na aplicação do isolamento térmico. Em seguida, Marcelo Lorençón de Souza, apresentou a tecnologia dos compressores turbocor, apoiando-se na bem-sucedida experiência na modernização do sistema de ar-condicionado do Hospital Israelita Albert Einstein. Inaugurando sua participação nos Entracs, a Koura Klea, através de Paulo Neulaender, apresentou o futuro das mudanças no mercado de fluidos refrigerantes.

Como também se tornounormal nos Entracs, o evento foi encerrado com a palestra de Francisco Dantas, consultor e projetista na Interplan Planejamento Térmico Integrado. O engenheiro discorreu sobre o papel do AVAC-R na descarbonização da economia.

As próximas edições do evento serão em Florianópolis, nos dias 10 e 12 de setembro, e Porto Velho, em 16 e 17 de outubro.

Tags:, , ,

[fbcomments]