A escolha dos sistemas foi orientada pela diversidade de ocupação do Brazilian Financial Center (BFC), que abriga setores distintos como escritórios corporativos, estúdios de mídia, bancos, tecnologia, seguros e coworking. Essa variedade demandou soluções flexíveis e adaptáveis para atender às diferentes necessidades de climatização, ventilação e exaustão. Sendo um retrofit, optou-se por aproveitar os sistemas existentes de expansão indireta com condensação a água, atualizando-os com tecnologia de ponta para garantir um desempenho eficiente e economia de energia.

A instalação existente já demonstrava ser ineficiente, resultando em um consumo energético elevado. Além deste aspecto, havia a necessidade de atualização dos sistemas, com o objetivo de colocá-los em conformidade comas normas em vigor, incluindo a adequação do sistema de renovação de ar quanto a filtragem adequada, inclusão de sistemas de pressurização para cinco escadas de emergência e regularização dos sistemas de ventilação e exaustão dos subsolos, garantindo assim a qualidade do ar interior conforme exigido pelas regulamentações.

O retrofit realizado

A intervenção de retrofit realizada pela Star Center incluiu a criação de uma nova CAG, integrando ao sistema existente mais uma unidade resfriadora de líquido de 460 TR de alta performance. Essa medida possibilitou atingir uma operacionalidade total de 1460 TR, proporcionando climatização eficaz a todos os pavimentos do edifício, com foco em alto desempenho e eficiência energética.

Recepção do Brazilian Financial Center

Foi realizado, ainda, a substituição de todas as redes hidráulicas de água gelada, desde a CAGaté a entrada das casas de máquinas dos condicionadores de ar em todos os pavimentos.O sistema do edifício é do tipo expansão indireta com condensação água, tendo sido realizada a reforma nas 6 torres de resfriamento existentes, a fim de readequá-las à capacidade térmica total para atendimento da CAG.Foi realizada, também, a instalação de quatro novas bombas para aprimorar o sistema de água de condensação.

Foram realizadas extensas melhorias no sistema hidráulico do edifício, incluindo a substituição de todas as redes de água gelada, desde a Central de Água Gelada (CAG) até a entrada das casas de máquinas dos condicionadores de ar em todos os andares e a CAC na cobertura,requerendo uma grande intervenção e reforma de todos os shafts existentes para adequação. A elevada complexidade deu-se em função da construção da nova distribuição em espaço restrito de modo a interligar na rede existente e realizar a adequação dos sistemas operando, sem interferir nas atividades do edifício, visto que vários locatários necessitavam do ar-condicionado constantemente, caso dos estúdios da CNN, dos bancos e CPDs.

Adicionalmente, foram efetuadas substituições no quadro elétrico da CAC, e uma revitalização no quadro elétrico da CAG.

Complementando o retrofit dos sistemas de condicionamento de ar, houve intervenção em várias outras áreas.

Sistema de renovação de ar externo

Os ventiladores de ar externo fazem a captação do ar na cobertura. Este ar passa através de elementos filtrantes de classe G4 e M5 para realizar a filtração de partículas. Posteriormente, o ar filtrado é direcionado por meio do shaft até as casas de máquinas dos condicionadores de ar, proporcionando a qualidade do ar para usuários do edifício. Para tal implementação houve a criação de shafts para adequação dos sistemas de exaustão e renovação de ar, visto que os existentes apresentavam inúmeros vazamentos.

Exaustão de sanitários

Os sanitários são equipados com ventiladores individuais posicionados internamente e projetados para direcionar o fluxo de ar exaurido para o shaft. A partir do shaft, o ar é canalizado até uma unidade central de exaustão localizada no topo do edifício, assegurando a evacuação do ar exaurido para fora do ambiente.

Sistemas de ventilação e exaustão dos subsolos/garagens

Foi instalado um novo sistema de suprimento de ar e complementado o sistema de exaustão assegurando uma taxa adequada de renovação do ar nesse nível, em conformidade com norma vigente. Além disso, foi implementado um sistema de fluxo para mitigar a estagnação do ar devido à falta de circulação. A ventilação da garagem é realizada através de uma nova parede pulmão disposta ao redor das áreas de estacionamento.

Além disso, houve o fornecimento e instalação de sistema de ventilação dos geradores. E, atendendo as normas regulamentadoras vigentes, o edifício conta com sistema de pressurização para cinco escadas de emergência, conectando todos os pavimentos ao pavimento térreo e gerando uma rota de fuga segura.

A Star Center assumiu a responsabilidade integral pela execução do projeto, que se configurava como um empreendimento turnkey de alta complexidade. Além dos serviços de AVAC, a empresa coordenou de maneira exemplar os aspectos civis, elétricos e de automação. Com uma abordagem abrangente e refinada, proporcionou uma solução completa e integrada, evidenciando sua expertise e compromisso com a excelência em cada fase do processo.

Características anteriores da instalação

As principais questões que tornaram necessáriaa execução do retrofit foram:

  • Alto consumo de energia na Central de Água Gelada (CAG) devido à ineficiência dos equipamentos para atender a demanda de carga térmica dos ambientes;
  • Deterioração da tubulação de água gelada, atribuída à idade da instalação;
  • Ineficiência das torres de arrefecimento, causada pela deterioração dos motores;
  • Necessidade de substituição dos componentes elétricos na CAG e na Central de Água Condensada (CAC);
  • Identificação de comunicação inadequada entre o shaft de ar externo e o shaft de exaustão, demandando a criação de um novo sistema de ar externo separado do novo sistema de exaustão;
  • Má circulação de ar no subsolo (garagem), resultando em concentrações excessivas de CO2;
  • Necessidade de atualização do sistema de pressurização de escadas;
  • Necessidade de ventilação mecânica na casa de máquinas dos geradores.

Resultadosdo retrofit

Após o retrofit, a instalação do BFC foi significativamente modernizada e aprimorada, com significativos ganhos operacionais e em eficiência energética. A modernização dos sistemas de climatização, com a instalação de novos chillers e sistemas de ventilação e exaustão de alta performance garantiu uma climatização mais eficiente e confiável. Isso resultou em um controle mais preciso da temperatura e qualidade do ar, aumentando o conforto dos ocupantes.

A substituição dos antigos sistemas de AVAC por tecnologias de ponta proporcionou uma expressiva redução no consumo de energia. Essa economia operacional se traduz em menores custos de funcionamento e maior sustentabilidade ambiental.

Central de água gelada

A melhoria nos sistemas de renovação de ar e filtragem elevou significativamente a qualidade do ar, criando um ambiente interno mais saudável e seguro para os usuários. A instalação de sistemas modernos de pressurização de escadas e exaustão de subsolos garantiu a conformidade com as normas de segurança, melhorando a proteção contra incêndios e outras emergências.

Durante a execução da obra, a Star Center enfrentou diversos desafios, aos quais respondeu com soluções técnicas avançadas. Um dos principais foi realizar as atividades diárias sem interromper o sistema de ar-condicionado, garantindo que os locatários que dependiam constantemente do ar-condicionado não fossem impactados. Isso demandou uma coordenação precisa para assegurar a continuidade das operações.

O projeto exigiu uma coordenação cuidadosa das equipes desde o planejamento até a execução das intervenções, minimizando a interferência nas operações normais do edifício, ao mesmo tempo em que se incorporavam inovações e melhorias significativas na infraestrutura.A obra foi realizada no modelo turn-key, abrangendo todos os serviços de obras civis necessários, incluindo abertura e recomposição de alvenarias, acabamentos de shafts e casas de máquinas.

A instalação do chiller foi realizada com parada programada em uma área de acesso difícil, no 1º subsolo da Avenida Paulista, sem causar transtornos aos usuários.A montagem da prumada de água gelada e condensada foi executada verticalmente em um shaft existente, ocupado e com acesso restrito.

Implantar o sistema de automação totalmente integrado com a instalação existente exigiu muita coordenação da equipe. Assim como implantar o sistema de pressurização de escadas em uma arquitetura existente.

Além das intervenções principais, merecem destaque outras ações:

– Substituição do quadro elétrico da CAC, garantindo a segurança e eficiência do sistema de climatização central e melhora da confiabilidade de funcionamento;

– Reforma do quadro elétrico da CAG, necessária para modernizar o seu sistema elétrico, assegurando que ele suporte as novas necessidades energéticas e operacionais;

– Substituição e instalação de ventiladores para a captação e filtragem do ar externo, garantindo que o ar insuflado atenda as normas vigentes;

– Instalação de ventiladores individuais nos sanitários, com um sistema central de exaustão que retira o ar exaurido para fora do edifício;

Acréscimo de novos sistemas de insuflação de ar e complementação do sistema de exaustão, de modo a assegurar a ventilação adequada dos subsolos, mitigando a estagnação do ar e a concentração de CO2.

– Acréscimo de sistema de ventilação da casa de geradoresgarantindo que operem dentro de suas faixas de temperatura ideais, evitando sobrecargas térmicas e aumentando a durabilidade dos equipamentos;

Implementação de um sistema de pressurização em cinco escadas de emergência.

 Estratégias para a eficiência energética

Foram instaladas válvulas balanceadoras na entrada das torres com a finalidade de economizar energia. A substituição do chiller por equipamento moderno de alta eficiência foi outro recurso utilizado. Assim como a readequação dos sistemas de bombeamento de água gelada primária e secundária e a reforma das torres de resfriamento e substituição das bombas de água de condensação.A adequação dos painéis elétricos da CAG e CAG, incluindo a instalação de variadores de frequência, também buscaram elevar a eficiência da instalação.

O edifício originalmente não possuía um sistema de automação, mas foi identificada a necessidade de implementar um para gerenciar de forma eficiente o fornecimento e o retorno da água. O novo sistema, que integra válvulas motorizadas e sensores, controla e monitora o fornecimento água conforme a demanda específica de cada pavimento, possibilitando uma redução na operação da CAG. Além disso, todos os quadros elétricos do edifício foram fornecidos e/ou reformados integrando-se ao sistema de automação.Atualmente os sistemas de AVAC são monitorados via central no edifício Rochaverá, no Morumbi, São Paulo.

Operação da CAG

O comissionamento eo  TAB foi realizado pela DR4 Solution, sendo verificados todos os itens indicados no projeto da EPT e emitido um relatório com todos os dados adquiridos nas medições. O startup dos equipamentos fornecidos foirealizado com a supervisão da Star Center em conjunto com os técnicos dos fabricantes. Além do comissionamento, a obra recebeu vistorias da DR4 a fim de garantir a qualidade de execução da instalação.

O principal motivo para essa obra ter sido incluída no rol das premiadas foi a integração dos sistemas de climatização e automação. Este projeto envolveu a instalação de um sistema de automação para otimizar o consumo de energia e a substituição dos sistemas de ventilação e exaustão. O desafio foi ainda maior devido ao fato de que o prédio estava em operação durante todo o período do retrofit, sendo localizado na movimentada Avenida Paulista, um importante centro comercial de São Paulo. A equipe teve que enfrentar a complexidade da logística para a substituição dos sistemas, além de coordenar as intervenções de forma a minimizar impactos nas operações, levando, assim, a um edifício mais seguro e com menor consumo energético.

Ficha técnica
Obra: Retrofit do Brazilian Financial Center (BFC)
Instaladora:Star Center Soluções em Climatização
Projetista: EPT Engenharia
Arquiteto: Ruy Ohtake
Agente financeiro / Gerenciador: Ecogen Brasil Soluções Energéticas
Cliente final: Brookfield Properties
Fornecedores
Chillers: Carrier
Motobombas: KSB (Watertec)
Sistema automático de reposição de água: IMI Hydronic Engineering
Ventiladores e exaustores: BerlinerLuft
Microventiladores: Sicflux
Automação: FlexProcess
Difusão: Trox
Isolamento da tubulação de água: Armacell
Atuadores: Belimo
Dutos: DuctAir
Amortecedores de vibração: Vibtech

 

Veja outras obras premiadas:

Artemp entregou instalação com rigoroso controle da qualidade do ar interno

Best Clima traz tecnologia e conforto para o centro de negócios paulistano

Na Arena MRV, JAM entrega obra com muita eficiência, qualidade do ar e baixo ruído

Desafio da Newset foi entregar uma obra complexa no prazo de um ano

OPJ vence obstáculos e entrega sistema eficiente de tratamento do ar

Ação da Set HVAC no Shopping Praça da Moça resulta em operação eficiente e 50% de economia de energia 

Tags:, , ,

[fbcomments]