A Guideline 44-2024 oferece estratégias para manter ambientes internos mais saudáveis durante incêndios florestais e queimadas prescritas
Como os incêndios florestais e queimadas prescritas afetam cada vez mais as comunidades em todo o mundo, a Ashrae publicou um novo recurso destinado a salvaguardar a qualidade do ar interior (QAI) durante esses eventos.
A Guidaline Ashrae 44-2024 – Protegendo os ocupantes de edifícios contra fumaça durante incêndios e queimadas prescritas -, descreve as melhores práticas para o projeto, operação e manutenção de edifícios para reduzir os riscos à saúde associados com a exposição prolongada a incêndios florestais e queimadas prescritas.
“A frequência, intensidade e duração dos incêndios florestais têm crescido significativamente nos últimos anos, ameaçando a qualidade do ar e a saúde pública”, disse o presidente da Ashrae, M. Dennis Knight, P.E., BPM, life member. “Esta diretriz fornece aos profissionais de construção recomendações abrangentes para mitigar a intrusão de fumaça e manter ambientes internos mais saudáveis. Proteger os ocupantes dos edifícios contra os efeitos nocivos do fumo de incêndios florestais é fundamental para preservar a sua saúde e bem-estar geral.”
Principais características da Guideline 44-2024:
- Aplicabilidade: Projetada para edifícios comerciais, instalações institucionais (incluindo saúde), edifícios residenciais multifamiliares e espaços seguros designados para ocupação temporária durante eventos de fumaça.
- Foco em populações vulneráveis: inclui recomendações adaptadas para espaços ocupados por grupos de risco, como crianças e idosos.
- Orientação abrangente sobre melhores práticas: considerações durante a fase de projeto para novos edifícios e retrofits, bem como a instalação, comissionamento, operação e manutenção de invólucros de edifícios, sistemas de ventilação e ar-condicionado, e tecnologias de limpeza para mitigar a infiltração de fumaça e melhorar a QAI.
- Saiba mais