O XXIV Encontro Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (ENPC), promovido pelo Departamento Nacional de Empresas Projetistas e Consultores (DNPC) da Abrava, encerrou sua edição anual com sucesso. Realizado nos dias 5 e 6 de novembro, no Centro de Convenções do Hotel Bourbon, em Joinville (SC), o evento abordou o tema “Condições Climáticas – Mitos e Verdades” e reuniu mais de 230 participantes, entre engenheiros, projetistas, arquitetos e especialistas de diversos setores.
Fernando Tessaro, presidente do DNPC, destacou o sucesso da edição e ressaltou a importância de discussões essenciais para o setor de climatização, preparando o caminho para futuras iniciativas promissoras. “O objetivo do evento foi alcançado onde destacaram-se diversidades de ações e iniciativas possíveis em torno do tema condições climáticas e seus efeitos impactantes. As palestras exploraram os mitos e as realidades do setor AVACR e promoveram o intercâmbio de conhecimento técnico, o aumento da conscientização sobre a realidade climática e a capacitação de profissionais para enfrentar os desafios climáticos nas áreas de projetos e consultoria.”
A programação contou com 17 palestras, uma mesa-redonda e diversas oportunidades de aprendizado sobre as mais recentes inovações tecnológicas, tendências e soluções sustentáveis para o setor AVACR. O evento também cumpriu seu objetivo ao proporcionar troca de experiências, novas parcerias e até negócios.
A cerimônia de abertura foi marcada pelas considerações de Fernando Tessaro, presidente do DNPC, Arnaldo Basile, presidente executivo da Abrava e Mário Canale, presidente da Asbrav, que em suas falas destacaram pontos relevantes em relação ao tema escolhido e a atuação nos setores representados.
Abrindo oficialmente o ciclo de palestras, Fábio Neves, presidente do DN de Comissionamento e Elétrica, apresentou o tema “Comissionamento: da Concepção à Ocupação”, abordando a relevância do comissionamento desde o planejamento até a operação dos empreendimentos.
Entre os destaques do evento, o Prof. Dr. Roberto Lamberts, da UFSC, apresentou a palestra “O Condicionamento do Ar no PBE Edifica – Programa Brasileiro de Etiquetagem de Edificações”, dando ênfase às práticas sustentáveis e eficiência energética em edificações.
O primeiro dia incluiu ainda, apresentações de especialistas como Carlos Santos Junior (Sicflux), Victor da Silva (Klimatix), Osny Amaral (Soler&Palau), Rodrigo Rochedo (IMI Hidronics), Leandro Medea (Belimo) e João Aureliano (Daikin). O dia foi encerrado com um painel de debates mediado por Célio Martin, vice-presidente do DNPC, ao lado de Fábio Neves, Carlos Santos e Roberto Lamberts.
A diversidade de temas na programação desmistificou importantes pautas em destaque no setor AVACR acerca dos impactos na engenharia de climatização e apresentou tecnologias inovadoras e soluções sustentáveis.
No segundo dia, palestrantes como Giancarlo Delatore (Trane), Lucas Fugita (Chemours), Bruno Bonaldi (Evapco), Marcos Santamaria (Tosi), Wilson de Sousa (Armstrong), Gustavo Hoffmann (Midea Carrier), Jorge Zato (Trox) e Gustavo Baptista (Samsung) enriqueceram ainda mais o encontro. Thiago Pietrobon, presidente do DN de Meio Ambiente da Abrava, abordou “Fluidos refrigerantes e as mudanças climáticas: Impactos e regulações”, destacando desafios e normativas relevantes.
Além do conteúdo técnico, o encontro proporcionou momentos valiosos de networking, fortalecendo relações entre empresas e profissionais do setor.
O ENPC 2024 foi patrocinado: Armstrong, Belimo, Chemours, Daikin, Evapco, Indústrias Tosi, IMI Hidronic, Klimatix, Midea Carrier, Sicflux, Trane, Trox Technik e Samsung; copatrocínio de Armacell, Danfoss, ebmpapst, Full Gauge, Kurper, LG, Munters e Projelmec.
Homenagem
Já uma tradição, a homenagem ao profissional de destaque no setor de projetos foi para a engenheira mecânica Sandra Botrel, diretora fundadora do DNPC e membro ativo desde sua criação, com uma trajetória notável e contribuição significativa ao segmento. Sandra atua desde 1985 na Protherm – Projetos Termoacústicos, onde é diretora presidente.
Encerramento
O evento terminou com os sorteios tradicionais e um quiz interativo. A empresa associada Datum ganhou do DNPC sua ida a AHR 2025, enquanto a patrocinadora Sicflux ofereceu três viagens para a fábrica em Santa Catarina e uma visita à fábrica em Chicago, marcada para fevereiro de 2025.
Eventos paralelos
No dia 4, um happy hour de boas-vindas no Bar Didge reuniu patrocinadores e convidados. No mesmo dia, a Sicflux promoveu um tour pela sua fábrica.
A agenda social contou ainda com um jantar oferecido pela Smacna Brasil no dia 05, e apresentações da Bitzer e Hartbau no dia 6, que trouxeram momentos de networking e confraternização.
O evento foi concluído com uma visita à fábrica da Armacell, onde os participantes puderam conhecer os processos de fabricação de espumas flexíveis para isolamento térmico e a história da empresa no Brasil.