Projeto Neojiba em Salvador, Bahia

O projetista e consultor Mário Sérgio de Almeida, diretor técnico da MSA Ar Condicionado e Refrigeração, com sede em Salvador, na Bahia, possui larga experiência e conhecimento na restauração de edifícios históricos revitalizados e direcionados à atividades culturais. Em razão disso, conversamos com  ele por email acerca dos desafios colocados aos profissionais neste setor.

Abrava+Climatização& Refrigeração: Espaços culturais, particularmente teatros, auditórios, bibliotecas e museus, são, em geral, tombados pelo Iphan. Acrescente-se a isso, as dificuldades ditadas pelas próprias características construtivas desses espaços. Assim sendo, quais seriam, na sua visão, os maiores desafios colocados por projetistas e instaladores para a restauração e modernização desses ambientes no que diz respeito à climatização?

Mário Sérgio de Almeida: Muito interessante a pergunta. No momento, estou desenvolvendo o projeto de climatização, exaustão, ventilação, pressurização de escadas e extração de fumaça do maior teatro da Bahia, exemplar da moderna arquitetura baiana, localizado na famosa praça Dois de Julho, com lotação para 1.550 lugares na sala principal. Ao lado, temos a Concha Acústica local para espetáculos abertos com 5.000 lugares. Foi inaugurado em 4 de março de 1967 e tombado como patrimônio nacional pelo Instituto de Patrimonio Histórico e Artístico nacional, Ipham em 2014. (consulte para mais informações https://www.ba.gov.br/tca/complexo-teatro-castro-alves). Sua arquitetura é ousada e contemporânea, e o sistema de ar-condicionado existente no Salão Principal é com água gelada, climatizador de alvenaria, rede de dutos de chapa galvanizada com baixa velocidade muito bem isolados térmica e acusticamente. A envoltória externa praticamente é selada e hermética, compoucas janelas na parte de trás da construção. Diria que no retrofit das instalações nossa maior dificuldade tem sido com as necessidades de tomada de ar exterior, descarga para os sistemas de exaustão e do sistema de extração de fumaça. Temos encontrado muito boa vontade por parte dos arquitetos e do Ipham para encontrar os locais apropriados de entrada e descarga de ar com soluções que não comprometam a beleza arquitetônica do local.

A+CR: Espaços dedicados à representação teatral ou audição musical requerem uma excelente acústica. Como conciliá-la com os sistemas de climatização, nem sempre muito silenciosos?

MSA: Posso citar uma experiência que tive a aproximadamente 10 anos no desenvolvimento do projeto do Neojiba – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia -, tombado pelo Ipham e que foi criado em 2007 pelo maestro Ricardo Castro. Na ocasião, desenvolvi o projeto de ar-condicionado aplicando todo o conhecimento que possuíapara que a instalação primasse pelo nível e qualidade acústica de excelência. O maestro desejava uma arquitetura e instalações com nível de excelência internacional inclusive para as salas de ensaio que ficavam uma ao lado da outra. Contratou a empresa NagataAcoustics(https://www.nagata-i.com/),com sede no Japão e filiais em Los Angeles e Paris, responsável pelos projetos acústicos dos maiores teatros do mundo. Recebi a visita de dois engenheiros, um do Japão e outro de Los Angeles, para que analisassem o projeto desenvolvido e fornecessem as informações necessárias. Após a reunião e recebendo um manual para instalações de ar-condicionado desenvolvido pela Nakatasimplesmente joguei o projeto no lixo e comecei tudo de novo. A experiência que possuíam permitiu que o projeto fosse desenvolvido com outra tecnologia que permitiu resultados espetaculares em termos de acústica e conforto térmico. Sendo breve posso citar dentre muitos outros itens interessantes:

– os dutos foram apoiados em calços de mola com isolamento de mantas de lã de rocha e acabamento em placas duplas de gessoacartonado, e quando um duto era sobreposto a outro aplicávamos mantas de chumbo na passagem entre os mesmos;

– as velocidades dos dutos eram superbaixas com insuflação e retorno próximas de velocidades laminares,sendo que as curvas eram sem veios internos, quadradas, e isolamento extra com mantas de lã de rocha e placas de gesso;

– as salas de ensaio foram construídas em estrutura de concreto flutuante sobre calços de mola e afastadas da segunda estrutura por mais de uma metro. Lembrava a instalação de projeto que desenvolvi de câmara semianecoica;

A+CR: Levando em conta qualidade do ar, eficiência energética e limitações inerentes às edificações antigas, quais os tipos de sistemas mais apropriados para espaços dedicados à representação teatral e audição musical, expansão direta ou água gelada?

MSA:Creio que a melhor solução, sem dúvida é água gelada que permite uma maior flexibilidade operacional com seleção adequada da temperatura e DT do fluido permitindo, desta forma, a seleção adequada das unidades de tratamento de ar nos aspectos termodinâmicos, filtragem e acústicos.

A+CR: Como impedir que ruídos de equipamentos e de redes de dutos interfiram na acústica dos ambientes?

MSA: Temos hoje disponíveis uma imensa bibliografia e experiência de instalações de sucesso que permitem a elaboração de projetos de ar-condicionado que desejam alta qualidade e resultados de excelência. Não será apenas a previsão de atenuadores acústicos na insuflação e retorno que fará a diferença. O alinhamento entre a boca de descarga do ventilador e o duto de insuflação é um dos detalhes quedevem ser observados. A execução dos dutos, isolamento térmico e acústico, apoio com calços de mola, sustentação adequada das tubulações de água gelada, ausência de obstáculos internos nos dutos, seleção do ventilador, e inúmeros outros itens que, no conjunto, fazem a diferença para clientes que buscam resultados superiores.

A+CR: Quais os tipos de sistemas de distribuição do ar mais adequados para teatros e salas de audição, considerando qualidade do ar e acústica?

MSA: Temos desenvolvido projetos de teatros com rede de dutos executadas em painéis de lã de vidro, velocidades muito baixas, ausência de difusão de ar (grelhas e difusores), curvas com formato especial, sem veios internos e apoio com calços de mola especialmente dimensionados para neutralizar vibrações. Em determinadas situações extraordinárias pode ser necessário atenuação extra dos dutos com painéis de gesso acartonado e chumbo na passagem por paredes ou na superposição de dutos.

Sala de audição acusticamente isolada no Neojiba

A+CR: Sistemas radiantes podem ser uma boa solução tanto para teatros e salas de audição, quanto de museus e bibliotecas? Por que e quais seriam os mais apropriados?

MSA: Não creio que o sistema radiante seja uma aplicação viável para teatros e salas de audição face a presença de muitas pessoas e geração de calor latente em grande profusão com possibilidade de condensação nas superfícies frias. Podem ser aplicados em bibliotecas e museus onde a população é muito menor e menos concentrada.

A+CR: Em se tratando de bibliotecas e museus, que requerem rigoroso controle de umidade, quais seriam as soluções mais viáveis para distribuição do ar?

MSA: Para bibliotecas e museus preferimos sistema de água gelada com unidades de tratamento de ar especialmente dimensionadas na filtragem, serpentinas de expansão indireta, serpentinas de água quente e ventiladores eficientes e de baixo nível de ruido. As redes de dutos de chapa galvanizada ou painéis de PIR ou lã de vidro projetadas para baixa velocidade e com detalhes construtivos que permitam atenuação acústica.

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