Para atender às demandas mercadológicas do setor AVAC-R, a Abrava conta com 14 Departamentos Nacionais (DNs). Neste contexto, um dos mais antigos DNs da Associação, o Departamento Nacional de Instalação e Manutenção (DNIM), acaba de empossar a nova diretoria para o biênio 2023/24, com Gerson Catapano na presidência e Rodrigo Men na vice. A pauta geral a ser trabalhada aponta temas como tributação, normalização, contratação, qualificação de mão de obra, crédito, entre outros.
Para Gerson Catapano, da Renovac, o maior desafio do DNIM é fazer com que as atividades desenvolvidas sejam de interesse comum às empresas de instalação e manutenção, de forma que o grupo cresça ordenado e retome suas atividades regulares com resultados práticos para todas as empresas associadas. “Nosso objetivo é traçarmos metas para o setor de manutenção e instalação, considerando o envolvimento de empresas já associadas e também a chegada de novas ao grupo. Só com o trabalho colaborativo e do associativismo é que conseguiremos atuar em prol das nossas necessidades e termos condições de apresentarmos benefícios reais para o setor e, principalmente, para nossas empresas”.
A nova gestão do DNIM entende que alguns assuntos são emergenciais, mas quer de antemão ouvir as empresas atuantes no ramo, para então construir um plano de trabalho e ação assertiva. Como primeira ação desta nova diretoria será lançada uma pesquisa às empresas que atuam nos setores representados que acontecerá em duas fases: a primeira apenas para associados e a segunda para todas as empresas que atuam na área de manutenção e instalação. A primeira fase da pesquisa deve acontecer ainda nas próximas semanas.
Para Rodrigo Men, vice-presidente do DNIM, gestor da FR Climatização, integrante do Programa Semanal Fala Refrigerista, orientar o pequeno e médio instalador é fundamental para nosso setor. “Não só a qualificação técnica é importante, mas a orientação administrativa é fundamental para o desenvolvimento. Todos os meses empresas que têm excelentes mecânicos ou vendedores em sua liderança vão a falência, pois não sabem fazer a correta precificação do seu serviço, não sabem identificar os seus custos. Nosso objetivo é trabalharmos em conjunto com nossos colegas dirigentes de empresas para que possamos orientá-los, ajudando dessa maneira a estruturá-los e assim diminuirmos as discrepâncias existentes em nosso mercado”.
Na agenda do DNIM a primeira reunião oficial do grupo deve acontecer no mês de maio para apresentação do resultado da pesquisa, assim como a apresentação do escopo de trabalho a ser implementado para o período da gestão.