Conforme entendimento e experiência de nossa equipe técnica, a produção de ruído nestes equipamentos de refrigeração, especialmente de aplicação comercial, envolve a investigação de todo o sistema. Recomendamos que se realize com frequência a manutenção preventiva dele. E sugere-se que esta prestação de serviço seja feita por um profissional qualificado que poderá contribuir com a identificação de possíveis não conformidades.

Embora seja menos comum observar ruído proveniente do componente trocador de calor do tipo tubo aleta, no caso da Serraff, a recomendação envolve verificar se a aleta não está solta junto ao tubo por onde circula o fluido refrigerante. Aletas que não estão em contato com os tubos do trocador também representam baixa eficiência na transferência de calor do fluido refrigerante.
Reparar, também, se há aletas amassadas, que resultam nas mesmas questões, como a possibilidade de ruído e a menor eficiência do trocador de calor, pois, nestas condições, elas obstruem o fluxo do ar.
E, ainda, fazer a limpeza adequada do trocador de calor, pois sujeiras do ambiente, gelo condensado e outros também sobrecarregam o sistema, além de interferirem na eficiência do trocador e no consumo de energia do sistema. (Equipe técnica da Serraff)

Veja também:

O vizinho reclamou?

Algumas orientações básicas

Avaliação acústica é essencial

A escolha do ventilador é um dos principais fatores para a redução de ruídos

O impacto dos equipamentos de AVAC-R na população vizinha: Como mitigar os riscos e incômodos

Tags:,

[fbcomments]