O novo Núcleo de Terapia Celular Avançada de Ribeirão Preto (Nutera-RP) integra o maior programa de tratamento avançado contra o câncer da América Latina, através da produção da terapia celular CAR-T, que faz uso das células de defesa do organismo dos pacientes para combate de cânceres sanguíneos, como leucemia e linfomas. A edificação possui 980 m² de áreas com graus de limpeza C e D, além de nível de biocontenção NB2, agrupando laboratórios de controle de qualidade, salas de criopreservação, salas de produção de vírus, salas limpas de produção de células CAR-T e de preparo de meios e soluções, além de áreas destinadas ao armazenamento do produto e dos insumos em tanques criogênicos.

Para promover a classe de limpeza do ar e as condições termo higrométricas internas dos ambientes, foram instaladas 14 AHU (Air Handlers Units), operando sem recirculação do ar (100% de ar externo), e dotadas de pré-filtragem classes G4 e F9, pré-resfriamento, resfriamento e desumidificação, irradiação UVc, reaquecimento, umidificação e motoventilador de alto rendimento com pós-filtragens F9 e HEPA.  Além das AHUs também foram instaladas 229 caixas de filtragem terminal HEPA com selagem a gel na insuflação. Já a exaustão dos ambientes e cabines de biossegurança (CSBs) é realizada por 27 motoventiladores de forma independente para cada sistema, dotados de filtragem HEPA, possuindo, especificamente para os sistemas de exaustão das áreas de processamento de vetores virais e bactérias, gabinetes de filtragem com troca segura, do tipo Bag-In/Bag-Out, para prover segurança durante sua substituição.

A geração de água gelada é efetuada por três chillers com capacidade de 230 TR cada, operando com condensação a ar, dotados de recuperadores de calor, compressores parafuso e motoventiladores de rotação variável, operando em modo mestre-escravo com gerenciamento dinâmico de demanda de energia. O sistema de geração de água quente possui um aquecedor de passagem elétrico complementar, para operação em período de baixa carga térmica de refrigeração, com capacidade de 405 kW, composto por 15 conjuntos de resistências elétricas com 27 kW cada e casco em aço inoxidável AISI 304L. O escoamento de água gelada e água quente do sistema é através de cinco motobombas hidráulicas do tipo vertical (in line), dotadas de rotor em bronze, inversor de frequência, acelerômetros e controladores DEPC (Design Envelope Pump Controller) para aplicação de controle Parallel Sensorless, sendo três bombas destinadas ao sistema de água gelada e duas ao sistema de água quente.

O sistema BMS (Building Management System) implantado no projeto prevê a integração de todos os dispositivos de automação (gerenciadores de rede, controladores, sensores, válvulas de controle, variadores de frequência, variadores de potência etc.) e equipamentos de AVAC (chillers, motobombas, boiler etc.) utilizando protocolos de comunicação Modbus e BACnet. Além de realizar o gerenciamento técnico do sistema de AVAC, o BMS monitora também a abertura das portas das áreas para, entre outras funções, prevenir oscilações no gradiente de pressão dos ambientes. Importante ressaltar que todo o sistema passou pelo processo de Qualificação de Instalação, Operação e Validação do Sistema Computadorizado para atendimento às rigorosas normas vigentes. Por fim, alinhados com os conceitos de indústria 4.0, para as motobombas e chillers foram implementadas ferramentas baseadas em nuvem para monitoramento remoto e análise de dados dos equipamentos (Data Analytics), tornando as rotinas de manutenção preventiva e preditiva, além da operação destes equipamentos, mais assertivas.

Ficha técnica:
Empreendimento: Núcleo de Terapia Celular Avançada de Ribeirão Preto
Projeto: Adriferco Engenharia e Consultoria
Instalador: Climapress

 

Principais fornecedores:

Chillers: Daikin
UTAs e difusão: Trox
Bombas: Armstrong
Controles: Viridi
Ventiladores: Soler Palau Otam
Dutos: DPM
Isolamento da rede hidrpaulica: Armacell
Atuadores: Belimo

Tags:, ,

[fbcomments]