O monitoramento permite desde o conforto e a qualidade dos ambientes internos, quanto a preservação de ativos e a economia de energia

A IoT, ou Internet das Coisas, é um sistema de dispositivos conectados à internet que coletam e compartilham dados entre si.Esses dispositivos podem ser máquinas, equipamentos industriais, computadores, equipamentos médicos, veículos e até eletrodomésticos.

A IoT possibilita a comunicação e troca de informações entre esses equipamentos para otimizar a eficiência dos diversos processos além de melhorar a experiência do usuário no manuseio do equipamento.

No contexto de AVAC-R, a IoT desempenha um papel importante no avanço da tecnologia destes sistemas, pois permite a coleta e análise de dados em tempo real, tornando a tomada de decisões mais ágeis. Permite, também, aintegração de diversos sistemas em uma única rede além do monitoramento do desempenho dos equipamentos, gerando dados importantes na avaliação de quando a manutenção é necessária, reduzindo custos e paradas de máquinas de forma inesperada.

A IoT proporciona um controle mais inteligente para o gerenciamento dos sistemas de AVAC-R, resultando em uma significativa redução no consumo energético das instalações.

Esta otimização no consumo ocorre por diversos fatores que, em conjunto ou não, proporcionam economia energética. Podemos destacar o monitoramento em tempo real dos sensores dos equipamentos, que permite ao sistema controlar de forma precisa temperatura, umidade, pressão eventilação, entre outras variáveis, para otimizar o conforto térmico e a eficiência energética.

Com a IoTé possível integrar diferentes sistemas em uma única plataforma, permitindo a programação e ajustes dos diversos equipamentos de forma coordenada. Se um ambiente estiver com baixa ocupação de pessoas, o sistema pode reduzir a iluminação e ventilação simultaneamente. Outra estratégia é limitar o acionamento do sistema de climatização baseado no horário do dia.Estas ações resultam em economia de energia, água e outros recursos, contribuindo com o meio ambiente.

A IoT contribui para a criação de ambientes internos mais confortáveis e saudáveis para as pessoas através do controle mais preciso sobre os parâmetros dos equipamentos, como temperatura, umidade e qualidade do ar. Auxilia também melhorando o gerenciamento da instalaçãoao permitir o acesso e o controle remoto dos equipamentos. Esta função é útil para uma gestão centralizada e eficiente de equipamentos instalados em vários locais através de uma única central de monitoramento.

Para a manutenção também é importante, pois, devido a capacidadede monitoramento contínuo das condições dos equipamentos, é possível identificar precocemente problemas e futuras falhas.Isso facilita a implementação de manutenção preditiva, reduzindo custos como paradas inesperadas e reparos emergenciais dos equipamentos. Além de ser possível, também,integrar sistemas prediais, como iluminação, utilidades, segurança, entre outros, em uma única plataforma.

A IoT está transformando a maneira como os edifícios são projetados e construídos.Além das vantagens do gerenciamento remoto dos dados, manutenção preditiva e eficiência energética citados anteriormente, a IoT estáimpulsionando a automação predial etransformando a maneira como os edifícios são gerenciados e operados,promovendo uma operação mais eficiente, segura, sustentável e personalizada.

A automação de sistemas de refrigeração também é impactada significativamente pela IoT.

O monitoramento em tempo real oferece diversas vantagens para a eficiência da operação, manutenção, sustentabilidade e gerenciamento remoto dos sistemas de refrigeração.

Além de todas as vantagens já citadas anteriormente, especificamente para a refrigeração é importante a gestão da cadeia do frio, sendo de extrema importância o monitoramento da temperatura dos produtos durante o transporte e armazenamento dos mesmos, garantindo assim sua integridade.

Atuação em diversos segmentos

Supermercados e hipermercados

Na casa de máquinas,dados como pressões do sistema, superaquecimento, ciclo dos compressores entre outras variáveis, podem ser monitoradas e ter seus alarmes gerenciados para um melhor controle do sistema, evitando quebras de compressores e paradas de máquinas.

Através de sensores é possível monitorar a temperatura em câmaras frigoríficas, expositores e freezers. Se houver uma variação fora do padrão, o sistema pode ajustar automaticamente as configurações para evitar o desperdício de energia e proteger a qualidade dos produtos. Os dados de temperatura são registrados no sistema e servem como evidência para os órgãos de controle alimentar.

A iluminação pode ser ajustada com base nas condições de luminosidade naturais, por horário ou na presença de clientes, otimizando o consumo de energia.

O controle do ar-condicionado pode ser ajustado por temperatura de conforto ambiente ou de acordo com a ocupação. A temperatura de controle pode ser ajustada automaticamente de acordo com a temperatura externa da loja evitando a sensação de “variação brusca” nos clientes. O acionamento do sistema pode estar interligado também ao horário, garantindo que o sistema desligue automaticamente no horário previsto.

Dados como consumo de água, gás, geradores e nobreaks podem ser monitorados remotamente facilitando a gestão destes ativos. Dados como status das bombas de incêndio e sensores de fumaça também podem ser interligados ao sistema.

Hospitais e demais estabelecimentos assistenciais de saúde

Através do IoT é possível gerenciar a ocupação de salas e o funcionamento dos equipamentos médicos, ajustando automaticamente o sistema de ar-condicionado e ventilação para garantir o conforto térmico e a eficiência energética.É possível gerenciar, também, salas limpas através do monitoramento de temperatura, vazão de ar, umidade etc.

Centros de compras

Através da IoT é possível gerenciar a iluminação dos corredores e estacionamento além da climatização por zonas dos diversos ambientes, baseado na movimentação das pessoas, economizando energia elétrica em áreas menos frequentadas.

Hotéis e edifícios corporativos

Além da gestão integrada de todos os ativos de um hotel ou edifício corporativo como segurança e utilidades, os sensores podem detectar a presença das pessoas nos quartos, salas e áreas comuns, permitindo o ajuste automático da climatização e iluminação destes ambientes.

Data centers

Sensores IoT em data centers monitoram a temperatura e a umidade, ajustando automaticamente a climatização destes ambientes e garantindo o desempenho dos equipamentos.Sensores também auxiliam na segurança destes ambientes garantindo o acesso somente de pessoal autorizado.

Denis Ferraz, coordenador de usuários finais supermercadistas e food service da Copeland do Brasil

 

Tags:, , ,

[fbcomments]