Obra, executada em dois meses e adotou sistema VRF-Splitão; para a distribuição do ar foram utilizados dutos octogonais em painéis pré-isolados
O Grupo Nordestão, com forte presença na região Nordeste, tem apostado no segmento atacarejo através da marca Superfácil Atacado que já possui um total de 13 lojas na região. A mais recente foi inaugurada em São Gonçalo do Amarante, Rio Grande do Norte. Neste tipo de empreendimento o fator tempo é fundamental. Para a unidade em questão, por exemplo, o prazo de execução, incluindo a fundação, era de 6 meses.
Confrontado com esse requisito, o sistema de climatização deveria unir robustez e agilidade na execução. Tanto foi assim, que todo o sistema foi instalado em cerca de 2 meses pela Arplan Engenharia Térmica, dirigida por Peter Bernhard Wursch. Para tanto, o escritório de projetos Eucles Engenharia, comandado pelo engenheiro Eucles Gouveia, apostou numa fusão estratégica entre as unidades condensadoras Midea V6 e os splitões da Carrier, para climatizar todo salão de vendas, com aproximados 3.800 m2.
As demais lojas da rede têm utilizado, majoritariamente, os splitões inverter, embora o splitão fixo também tem tido o seu lugar. No entanto, o projeto desenvolvido provou-se bastante interessante em relação ao seu custo-benefício. Vale dizer que os preços mais acessíveis, menor custo operacional, e vantagens quanto ao conforto térmico do ambiente têm tornado o splitão VRF mais presente em aplicações deste tipo. Acrescente-se a isso o fato de possuir automação embarcada, facilitando o monitoramento dos equipamentos à distância e programação horária, dentre outros benefícios.
Vale dizer que a Midea Carrier tem utilizado o seu evaporador da linha splitão que, em conjunto com control boxes, conversa com as unidades condensadoras do tipo V6. O COP das unidades condensadoras é bastante interessante tanto à plena carga quanto em cargas parciais. Outros fabricantes também ofertam soluções semelhantes, porém, nessa aplicação específica, a melhor solução foi apresentada pela Midea Carrier.
Como funciona
As unidades condensadoras possuem uma comunicação serial com as caixas de controle (control boxes) que acionam as válvulas de expansão eletrônicas, incluídas na caixa, que controlam o fluxo de refrigerante nas unidades evaporadoras. Uma das control boxes é configurada como líder e é responsável por acionar o motor do evaporador, seja por partida direta, inversor de frequência ou outro método. Essa caixa líder é comandada por um controle remoto com fio com conexão bidirecional da Midea; dessa forma, também é possível aferir informações do ciclo refrigerante no próprio controle, não sendo necessário abrir a unidade condensadora para realizar leituras. Contribuiu para o bom funcionamento do sistema a instalação de inversores de frequência para acionamento das unidades evaporadoras.
Uma das grandes vantagens que esse tipo de arranjo oferece é para o procedimento de start-up, no qual, basicamente, o instalador deve medir o comprimento real da tubulação, lançar no software de seleção Midea e realizar a carga de gás conforme fornecido. Nenhum ajuste de superaquecimento ou subresfriamento é necessário, uma vez que o próprio controle eletrônico da condensadora VRF o executa. Esse sistema também apresenta COPs interessantes tanto em carga parcial quanto em carga total, o que gera uma economia de energia em comparação com o tradicional sistema on-off.
O CCM15 da Midea permite comunicação com todos os 5 sistemas existentes através de plataforma web ou aplicativo de celular. A automação apresenta as leituras de variáveis, status do equipamento, sinalização de alarmes e, o mais importante, a programação horária, permitindo ao sistema operar com rotinas pré-definidas conforme a necessidade do cliente.
A distribuição do ar é através de dutos. Para tanto, foi utilizada a solução de dutos octogonais com painel de poliuretano expandido de 20mm fornecidos pela Multivac/MPU. Todos os splitões insuflam ar em uma caixa plenum e dessa caixa plenum partem 4 ramais octogonais. A disposição octogonal une tanto o aspecto estético, já que trata-se de um duto bonito, com aspecto metalizado, quanto uma configuração interessante para a difusão do ar, pelas laterais inclinado e para baixo. Outro ponto interessante é a agilidade da montagem e a leveza do material, que contribui para a estrutura de suporte, dispensando reforços na cobertura. Para o insuflamento do ar foram utilizadas grelhas de aletas reguláveis e registro com formato retangular.
Para o monitoramento da qualidade do ar foram instalados sensores de CO2 na casa de máquinas, em comunicação direta com o atuador que controla o damper de admissão de ar exterior com lógica proporcional, abrindo-o caso a concentração exceda 800ppm. A renovação do ar acontece através de tomada de ar exterior com filtragem, interligada ao damper de regulagem acionado pelo atuador.
De acordo com a instaladora, o resultado é um controle de renovação do ambiente, aliado à eficiência energética do sistema, uma vez que a admissão de ar é controlada conforme a necessidade, evitando acréscimos de carga térmica no ambiente.
No quesito consumo energético, em comparação com outras lojas do Grupo, o ganho proporcionado pelo sistema instalado, segundo o cliente, aproxima-se dos 30%, quando comparado solução convencional de splitõesonn-off.
O engenheiro Domingos Sávio, gerente de engenharia do grupo Nordestão, destaca a importância da agilidade na execução do sistema. “A obra foi muito mais bem planejada e, por isso, conseguimos construir nesse tempo de 6 meses; nossa meta é construir a próxima em 4 meses. É muito importante que o ar-condicionado acompanhe esse ritmo acelerado, uma vez que ele precisa ser acionado antes do momento do abastecimento da loja.”
Ficha técnica:
Cliente: Superfácil Atacado (Grupo Nordestão)
Projeto: Eucles Engenharia
Instalação: Arplan Engenharia Térmica
Sistema VRF/Splitão: Midea Carrier
Dutos: Multivac MPU
Sensores: Slic
Atuadores: Belimo
Ventiladores/exaustores: Projelmec
Difusores e grelhas: Trox do Brasil
Renovação de ar: Sicflux