É importante ressaltar que o PMOC se refere somente ao sistema de climatização, para conforto, saúde e bem-estar de pessoas. No que tange ao frio alimentar e armazenamento de alimentos, as normas e legislações especificas devem ser observadas. Para implementação do PMOC gosto muito de utilizar o método de gestão e melhoria contínua denominado PDCA; é um processo cíclico e divido em 4 etapas Plan (Planejar), Do (Executar), Check (Verificar) e Act(Agir). O PMOC pode também ser divido nessas etapas, sendo a etapa de planejamento com o levantamento de dados, documentos e criação do plano de manutenção, seguidos da execução das atividades de manutenção e operação do sistema. A verificação é feita através da análise de qualidade do ar que deve ser realizada semestralmente e o agir deve ser de acordo com o resultado da análise. Por exemplo, se algum parâmetro estiver fora da condição recomendada, uma intervenção deve ser planejada, executada e uma nova análise deve ser realizada.

A implementação do PMOC devecomeçar com o projeto de climatização. Compreendo que o nosso setor AVAC-R se divide em grupos profissionais de projeto, instalação e manutenção, e a sinergia entre esses profissionais é fundamental. Por exemplo, em alguns estabelecimentos já me deparei com casa de máquinas sem ponto de água próximo para limpeza do equipamento e dificuldade para acesso para manutenção. Além disso, a portaria 3.523/1998 determina renovação de ar mínima de 27m³/h assim como a classe de filtragem adequada, que devem ser consideradas no momento do projeto junto àsnormas, tal como a ABNT 16.401.Nesta etapa de planejamento, deve ser feito um levantamento dos ambientes climatizados e suas respectivas áreas, isso pode ser realizado através do projeto do sistema de climatização. Caso o sistema não tenha o projeto, ou esteja diferente do instalado, o as-built (conforme construído) deve ser realizado. Com essa informação dos ambientes e área, será determinado a estratégia de amostras de qualidade do ar, conforme determinado pela RE-09.

Para criação do plano de manutenção, é necessário identificação dos equipamentos, recomenda-se o uso de etiquetas, os modelos e número de série, além de observar as características do ambiente que pode influir na periodicidade das atividades. É importante considerar para a elaboração do plano a norma ABNT 13.971, as recomendações do fabricante e a periodicidade mínima das atividades determinada pela RE-09.

Além disso, a portaria 3.523/1998, apresenta em seu anexo um modelo de plano que pode ser utilizado como referência. É importante inserir no plano instruções de operação do sistema ou ações paraemergências. Se neste momento de levantamento de dados e criação do plano seja observado que as instalações não atendam requisitos da norma, por exemplo, renovação ou filtragem. Deve ser apresentado ao responsável do imóvel para que ações sejam tomadas para resolvê-las.

Ana Carolina Rodrigues engenheira de aplicação e vendas sênior para a América Latina da Copeland

Veja também:

Como as ferramentas do PMOC podem ser aplicadas às instalações de refrigeração

Tags:, ,

[fbcomments]