Os edifícios são responsáveis por 40% da demanda global de energia e das emissões de gases de efeito estufa. Como passamos até 90% do nosso tempo em ambientes fechados, eles têm um impacto significativo no nosso conforto, saúde e bem-estar. Na Belimo, nossa missão é criar ambientes internos mais saudáveis e confortáveis, consumindo menos energia.

A medição, exibição e monitoramento contínuos e confiáveis da qualidade do ar interior, incluindo umidade, teor de CO e concentração de COV, são realizados por sensores específicos. A importância dessas medições reside no fato de que apenas variáveis medidas podem ser controladas. Portanto, é essencial utilizar sensores adequados para implementar medidas apropriadas, como ventilação, purificação do ar ou umidificação.

A diluição do ar, o fluxo de ar bem projetado e a maneira como o ar é introduzido e retirado do ambiente condicionado são de extrema importância para alcançar níveis adequados de controle de temperatura e umidade, sem colocar os ocupantes em risco de contaminação.

Em um sistema de ventilação central, o ar fornecido pode ser condicionado com precisão à temperatura desejada na unidade de tratamento de ar, utilizando serpentinas de aquecimento ou resfriamento. O controle de alta qualidade com componentes de precisão, como a Belimo Energy Valve™️, garante que isso seja feito com alta precisão e eficiência energética. Além da temperatura, a manutenção da umidade do ar ambiente entre 40% e 60% de umidade relativa é essencial para um ambiente interno seguro.

Com taxas de umidade relativa abaixo de 40%, o ar seco, as gotículas de uma pessoa infectada que fala ou espirra evaporam facilmente e o vírus contido viaja pela sala como um aerossol leve. Além disso, muitas bactérias e vírus são consideravelmente mais contagiosos no ar seco, pois as membranas mucosas ressecam quando há falta de umidade, enfraquecendo o sistema imunológico.

Já com taxas de umidade relativa acima de 60%, as gotículas não evaporam tão rapidamente e caem no solo a uma distância menor. A umidade excessiva pode facilitar o crescimento de mofo.

Leandro Medéa, Consultor regional de aplicação da Belimo para a América do Sul

 

 

Veja também:

Efeitos da umidade e tecnologias de controle
Taxas de umidade relativa fora dos padrões estabelecidos causam prejuízos
Controle de umidade em câmaras frigoríficas

Tags:, , ,

[fbcomments]