A Embraco, fornecedora global de tecnologia de refrigeração para a cadeia do frio residencial e comercial e marca da Nidec Global Appliance, é a empresa parceira da Esmaltec, fabricante brasileira de eletrodomésticos, para a produção do que é atualmente o refrigerador mais econômico do Brasil, segundo tabela comparativa do Procel.
O produto foi apresentado na Eletrolar Show 2024, realizada entre 15 a 18 de julho, quando foram lançadas as novas versões dos modelos de refrigeradores ROC31 PRO e ROC35 PRO, equipados com compressor inverter da Embraco. Com a atualização, o modelo ROC35 PRO, pode alcançar até 26% de economia de energia com relação à sua versão anterior, equipada com compressor tradicional, segundo a empresa. O refrigerador consome 16,5 Kwh/mês de energia.
Os refrigeradores ROC31 PRO e ROC35 PRO são modelos de entrada com uma porta, voltados para o consumo popular, que a partir de agora passam a também ter acesso à tecnologia inverter, até então associada a modelos de refrigeradores premium e de maior porte, com duas ou mais portas.
“O compressor fornecido à Esmaltec é da nossa linha FMS, que foi desenvolvida para democratizar a tecnologia inverter”, explica Caio Marcelo dos Santos, gerente sênior do segmento Refrigeração Residencial para as regiões da América Latina e Ásia da Nidec Global Appliance.
Lançado em 2021, o compressor FMS, além da economia de energia, tem outros atributos de destaque, como o baixo ruído e menor oscilação de temperatura, para melhor preservação dos alimentos. Ele tem apenas 12,3 centímetros de altura. Além disso, utiliza o refrigerante natural R600a, que não agride a camada de ozônio e tem potencial de aquecimento global próximo a zero. Essas duas características, tamanho e fluido refrigerante, além da própria economia de energia, o tornam mais sustentável ambientalmente do que modelos tradicionais anteriores.