A Mayekawa utiliza um sistema por amônia para a climatização da área administrativa da empresa. Recentemente o sistema passou por uma modernização. Não se trata de um retrofit, pois só foi reutilizado o bloco compressor, com o restante do sistema substituído por novos componentes.

O novo sistema de climatização possui 34 TRs, sendo composto por um chiller com compressor Mycom N4K, com inversor de frequência para modular a capacidade; condensação a ar microcanal com controle de velocidade dos ventiladores por pressão de descarga; evaporador a placas gaxetado com expansão direta; resfriamento de óleo e cabeçote, também, com expansão direta. O circuito de bombas secundárias de água controla a demanda através de inversor de frequência, alimentando 32 cassetes hidrônicos distribuídos nos dois pavimentos e em diversos outros ambientes do prédio. O tanque de água para combate a incêndios, os chamados sprinklers, foi construído em alvenaria e está isolado externamente, armazenando 120 mil litros de água em torno de 8°C.

Anteriormente, era utilizado um sistema com evaporador a placas inundado de amônia e condensador evaporativo. O bloco compressor, reutilizado no sistema atual, tem onze anos de operação. A vantagem em relação ao sistema anterior é que não se utiliza mais água na condensação e resfriamento do óleo, o que dispensa a manutenção do condensador evaporativo e elimina o consumo e necessidade do tratamento de água. O novo sistema permitiu uma diminuição drástica no volume de amônia utilizada, já que a quantidade foi reduzida de cerca de 200 quilogramas para13,5 quilogramas. Outro destaque do sistema é que ele não necessita de sala de máquinas, pois o equipamento foi projetado para ser instalado numa área aberta, sendo que a unidade possui um gabinete fechado, situada num local arejado, longe do prédio de escritórios, da fábrica e da circulação de pessoas. Além disso, como determina as Boas Práticas de Operação com Amônia, o local está devidamente sinalizado, sendo monitorado continuamente via rede através da intranet da empresa.

Veja também:

É possível utilizar a amônia e o propano em instalações de conforto?

Componentes de um sistema por amônia

A opção pelo R-32

Tags:,

[fbcomments]