Os baixos custos operacionais de um edifício de alto desempenho se traduzem em um alto valor de ativo

Margaret Logan é Gerente Global de Sustentabilidade Global e LEED AP na Armstrong Fluid Technology. É, ainda, responsável pela elaboração de relatórios sobre as emissões de GEE (gases de efeito estufa) de nove instalações de fabricação globais da Armstrong e pelo cálculo do carbono incorporado dos produtos fabricados. A Abrava + Climatização & Refrigeração conversou com ela no final de agosto, via email. O resultado é o texto que segue.

Abrava +Climatização &Refrigeração:Por onde começa a aplicação de conceitos NZEB (Edificação com Balanço Energético Zero) e ZEB (Edificação com Emissão Zero) em novas edificações?

Margaret Logan: Edifícios NZEB e ZEB são edifícios de alto desempenho e eficiência energética. No primeiro caso, o E representa Energia e, no segundo caso, o E é para emissões.Um edifício de quase zero energia (NZEB) é um edifício altamente eficiente em termos energéticos que consome quase a mesma quantidade de energia que produz, utilizando fontes renováveis como solar e eólica.

Um edifício de zero emissões (ZEB) é um edifício altamente eficiente em termos energéticos que tem toda a sua operação com base na eletricidade (ou descarbonizado) e não emite carbono no local devido ao uso de combustíveis fósseis. Um edifício de zero emissões utiliza apenas energia renovável para suas operações.

Os edifícios de alto desempenho são possíveis graças à aplicação de tecnologias e práticas inovadoras que otimizam o desempenho e a eficiência para alcançar o menor consumo total de energia. Engajar projetistas experientes familiarizados com técnicas de zero energia na fase de projeto é essencial. Equipes integradas de projeto e softwares de modelagem de energia contribuirão para a identificação das melhores soluções que terão o maior impacto.

A+CR:Como podem ser aplicados esses mesmos conceitos em edifícios existentes?

ML: Edifícios existentes devem atualizar primeiro suas envoltórias, melhorar o uso da energia através de modernizações e substituições de equipamentos de AVAC, projetados para alcançar a maior eficiência possível no uso de energia. Em alguns casos, pode ser desafiador gerar eletricidade no local. Fontes como fotovoltaica, geotérmica e eólica são imprevisíveis para geração de energia e alguns edifícios ou propriedades podem não ter espaço suficiente para uma matriz solar típica ou para um sistema de fonte geotérmica. Ainda assim, as tecnologias de energia renovável continuam a evoluir e avançar. Tecnologias emergentes como BIPV (fotovoltaicos integrados ao edifício) e materiais de mudança de fase (PCM) em edifícios comerciais oferecem grandes promessas; então, podemos permanecer otimistas quanto ao enfrentamento dos desafios de eletrificação tanto em novos edifícios quanto em existentes.

A+CR:Como o conceito de custo total de propriedade pode auxiliar na aplicação de conceitos NZEB e ZEB?

ML: Os baixos custos operacionais de um edifício de alto desempenho se traduzem em um alto valor de ativo. Existem também benefícios não energéticos importantes em um edifício de alto desempenho, como o conforto dos ocupantes. Edifícios NZEB e ZEB também são mais resilientes às mudanças climáticas, e o conforto dos ocupantes é tipicamente maior com uma melhor qualidade do ar.

A+CR:Como os fabricantes de equipamentos e componentes para a climatização de edifícios podem contribuir para a aplicação de conceitos NZEB e ZEB?

ML: Os fabricantes de equipamentos têm um papel fundamental na contribuição para a operação eficiente em um edifício de alto desempenho. Estratégias inovadoras de projeto de AVAC podem proporcionar eficiência, recuperação de energia, armazenamento de energia, monitoramento de energia e gestão de energia. Sistemas de Energia Distrital, em que vários edifícios podem aproveitar a diversidade temporal de carga entre edifícios individuais e realizar economias de escala, têm um enorme potencial no movimento de descarbonização. Sistemas de transferência de calor representam uma das tecnologias de energia de baixo carbono que podem dobrar a eficiência global de energia até 2040.

A+CR:Qual tem sido a contribuição da indústria de bombeamento para a eficiência energética enquanto fonte primária para o alcance dos conceitos NZEB e ZEB? Qual tem sido a contribuição da sua empresa em particular nesse sentido?

ML: Tanto o dimensionamento excessivo quanto o dimensionamento insuficiente de equipamentos deAVAC resultarão indiscutivelmente em desperdício de energia. Infelizmente, essas práticas são comuns na indústria de AVAC. Melhorias significativas na eficiência operacional podem ser realizadas ao dimensionar corretamente as bombas. A indústria de bombeamento está agora produzindo bombas que oferecem baixo consumo de energia, maior vida útil do produto, manutenção mais fácil e melhor reparabilidade.

As bombas inteligentes e os serviços em nuvem da Armstrong Fluid Technology desempenham um papel crítico na redução do custo do ciclo de vida. Por exemplo, os projetos de bombas menores e mais leves da Armstrong reduzem o carbono incorporado em 50% e o carbono operacional em até 70%. Recursos inteligentes incorporados simplificam as instalações e eliminam componentes desnecessários. O Pump Manager da Armstrong é um serviço baseado em nuvem que possibilita o Gerenciamento Ativo de Desempenho™ nas bombas InteligentesDesign Envelope da Armstrong. O Pump Manager rastreia e gerencia proativamente o desempenho das bombas e fornece alertas e diagnósticos antecipados, tendências acessíveis pela web e análises de dados, juntamente com relatórios automatizados com tendências de desempenho e perfis de carga. As informações fornecidas pelo Pump Manager ajudam os clientes a tomar decisões e medidas imediatas para garantir o desempenho do AVAC mais eficiente para todo o sistema.

A+CR:Como a indústria pode ajudar projetistas na busca de edificações com balanço energético zero e edificações com emissão zero?

ML:Os projetistas de edifícios devem envolver fabricantes de AVAC e empresas de controle nos estágios iniciais do projeto de um edifício a fim de obter o máximo valor por meio do projeto otimizado do sistema AVAC integrado. Trabalhando com um projeto ou conceito de projeto existente, um engenheiro de projeto do fabricante configurará (ou reconfigurará) o layout do sistema para fornecer eficiência ideal do sistema, com custos de equipamento e instalação substancialmente reduzidos. Por exemplo, a redução do comprimento dos tubos significa menor atrito, maior eficiência do sistema e menor pegada de carbono.

Um engenheiro de projeto do fabricante usará uma metodologia estruturada e disciplinada para projetar configurações de sistemas para espaço de piso mínimo, uso mínimo de recursos e máxima eficiência dos equipamentos. Um projeto ideal é baseado em um conhecimento profundo da integração de produtos e tecnologias e dos custos completos do ciclo de vida.

Tags:, , ,

[fbcomments]