A Klimatix, empresa brasileira pertencente ao Grupo Mecalor, escolheu o Opteon XL41para o desenvolvimento da sua linha de produtos com fluidos refrigerantes de menor impacto ambiental, nomeadamente dos novos chillers VLC (Variable LoadChiller), destinados ao arrefecimento de água utilizada em sistemas de ar-condicionado e tratamento de ar, em unidades desenvolvidas para um funcionamento contínuo, confiável e de longa vida útil.

Com mais de 60 anos de experiência no setor de refrigeração e ar-condicionado, a empresa é especializada na produção de chillers para data centers, indústrias, prédios comerciais, shoppings e hospitais. Além da forte presença no mercado brasileiro, vem expandindo sua atuação pela América Latina, especialmente no México.

A nova linha de chillers de capacidade variável, desenvolvida em parceria com a Chemours, tem baixo potencial de aquecimento global (GWP), alia tecnologia e sustentabilidade e substitui fluidos refrigerantes mais antigos, ainda muito utilizados na indústria brasileira de ar-condicionado, mas que estão em processo de descontinuação, como o R-22, um hidroclorofluorcarbono (HCFC) com potencial de destruição da camada de ozônio, que já tem prazo para ser banido de acordo com o Protocolo de Montreal, e o R-410A, um hidrofluorcarbono (HFC) com alto potencial de aquecimento global, que terá seu uso regulamentado pela Emenda de Kigali.

A solução, desenvolvida em parceria com a Chemours, foi a produção de novos equipamentos utilizando o Opteon XL41, à base de hidrofluorolefina (HFO), que não degrada a camada de ozono e tem um GWP muito baixo, 78% inferior ao R-410A. A nova linha de chillers VLC combina a gestão de várias unidades para otimizar a capacidade de refrigeração disponível com a procura de carga térmica, levando a eficiência energética ao máximo.

“O compromisso da Klimatix com a inovação, a eficiência energética e, consequentemente, a sustentabilidade no mercado de ar-condicionado são os pontos-chave da parceria com a Chemours no projeto”, afirma George Szegö, CEO da Klimatix. “Conseguimos ser pioneiros na produção de equipamentos com baixo impacto ambiental e alta confiabilidade para atender o mercado de ar-condicionado”, completa.

Além de compacto e de fácil instalação e manutenção, o equipamento conta com automação do sistema de água gelada e das bombas, além de um sensor de vazão integrado que garante um funcionamento confiável em todos os momentos. O resultado foi o desenvolvimento de um equipamento de alta eficiência energética, com grande vantagem competitiva pela flexibilidade de combinação de unidades com 15 toneladas de refrigeração (TRs) e 18 TRs que atendem a demandas maiores, possibilitando a interligação de até 14 máquinas, atingindo até 250 TRs de capacidade.

[fbcomments]