Instaladora venceu na categoria obra nova – expansão direta

O Parque é um empreendimento localizado no Brooklin, ao lado dos principais eixos financeiros e de negócios da capital paulista, como a icônica Faria Lima e as não menos representativas Berrini e Chucri Zaidan. Composto por 5 torres, sendo 2 residenciais de alto padrão, cada uma com 44 andares; 1 prédio corporativo triple A com certificação Leed Gold; 1 prédio de uso misto, flat e residencial, com 42 andares; e um centro de operações. Destaca-se o embasamento de 6 subsolos, interligados, totalizando uma área de 70.827 m². Tudo isso cercado por inúmeras espécies nativas da Mata Atlântica, além de um lago.

A Torre Comercial Orvalho possui certificação Leed Gold, sendo atendida por um sistema VRF com capacidade de 1840 HP e condensação a ar. A renovação de ar é realizada com air handlings na cobertura, equipadas com rodas entálpicas que recuperam o calor do ar de exaustão dos sanitários e resfriam o ar externo. O sistema VRF possui 2 condensadoras por andar na cobertura, 6 evaporadoras nas áreas internas e 8 evaporadoras que atendem as fachadas. Toda renovação de ar e exaustão é automatizada.

Vista geral do empreendimento

O sistema conta, ainda, com caixas do tipo VAV acionadas por sensores de CO2 nos andares, e caixas VAV nos sanitários. Na cobertura, há um sistema de água de condensação, 24 horas, com capacidade de 270 TR, cujo bombeamento é executado por bombas Armstrong de alta eficiência. Todos os motores são acionados por inversores de frequência. O sistema de extração de fumaça possui dampers corta fogo, ventiladores dimensionados para trabalharem a 4000C e motores acionados por inversores de frequência. A pressurização das 5 escadas é realizada com ventiladores e sensores de pressão. O embasamento é atendido por um sistema VRF com AHUs.

A Torre 6 é de uso misto.Com 42 andares é atendida por um sistema VRF de 280 HP nas áreas comuns, 4 escadas pressurizadas e um sistema de extração e renovação de fumaça. As Torres 4 e 5 são residenciais, com 44 andares cada. A infraestrutura instalada totaliza 5313 HP. O centro de operações, com certificação Leed Gold, possui um sistema VRF de 8 HP, uma escada pressurizada e desumidificação de piscina por refrigeração (60 kW).Toda a distribuição do ar no complexo é realizada através de dutos.

Central de bombeamento da água de condensação do sistema 24 horas

A capacidade total da exaustão das garagens é de 861.250 m3/h. Já a pressurização de escadas tem capacidade de 452.480 m3/h. Finalmente, o sistema de extração de fumaça conta com 116.100 m3/h de capacidade.

O sistema de exaustão dos sanitários é integrado ao sistema de reposição de ar externo, tratado através de AHUs na cobertura da torre comercial, com recuperação de calor através de rodas entálpicas. Em cada andar existe um damper corta fogo tanto na reposição de ar externo como nas exaustões centralizadas dos banheiros e em ambos os sistemas existem caixas VAVs acionadas por sensores de CO2 que controlam a concentração do gás em função da ocupação dos andares. O tratamento do ar de exaustão dos sanitários levou a uma economia de energia de 80 TR.

Eficiência energética

Além das diversas estratégias utilizadas, como a recuperação de calor do ar de exaustão, a eficiência da instalação deve-se, também, aos equipamentos utilizados. O sistema de VRF de alta eficiência com ICOP médio igual ou superior a 7, contam com combinações de condensadores que apresentam melhor eficiência energética para uma eficiência global maior. Tais sistemas, além da eficiência em plena carga, dispõem de tecnologia inovadora nomeada Sistema de Gerenciamento de Energia. Tal tecnologia age na variação da pressão de evaporação de acordo com a necessidade do sistema, permitindo grande diminuição do trabalho exigido pelo compressor e consequente eficiência energética em cargas parciais. Isso se traduz em baixo consumo energético nos ambientes pelo sistema atendidos. Há ainda o sistema de controles que permite configurações de diferentes perfis de funcionamento de acordo com a necessidade de cada ambiente e levando em conta inclusive calendário de funcionamento.

Também a utilização de inversores de frequência nos ventiladores e exaustores da obra como um todo e nas bombas de água de condensação e motores das torres de resfriamento do sistema 24 horas contribui para o desempenho geral.A utilização de caixas VAVs no controle de concentração de CO2 nos escritórios, tanto na reposição de ar externo como na exaustão dos banheiros também auxilia no esforço pela economia de energia.

A eficiência energética é alcançada, também, pelo uso de tecnologias e práticas que visam reduzir o consumo de energia, como iluminação LED, sistemas de ventilação eficientes e utilização de energias renováveis, como solar e eólica.

Ventiladores

O empreendimento é totalmente monitorado por sistema BMS integrado ao sistema embarcado aos equipamentos VRFs sempre em busca dos melhores pontos de operação visando a eficiência energética do empreendimento.Aliado a isso,existe um sistema de controles de alta tecnologia, com telas sensíveis ao toque em cada pavimento capazes de controlar o sistema por completo, definindo calendários de funcionamento, temperaturas e vazão de ar, além de retornar alarmes e avisos de algum erro no sistema, permitindo acesso remoto a tais comandos e informações. Este sistema de controles ainda dispões de um gateway responsável pela abertura do protocolo proprietário para sistema aberto, o que possibilitou a integração com automação geral do empreendimento.

O grande desafio da obra, segundo a Best Clima, foi atacar os 5 prédios do empreendimento simultaneamente, o que exigiu um planejamento, interação e parceria das empresas envolvidas, proporcionando a realização da obra dentro do prazo e com a alta qualidade que o empreendimento disponibiliza aos seus ocupantes.

Ficha técnica

Obra: O Parque
Instaladora: Best Clima Engenharia e Instalações
Projetista: Teknika Projetos de Consultoria
Empreendedor: GMR Morumbi Empreendimentos Imobiliários
Construtora: Consórcio RFMPF (RFM e Porto Ferraz)

Equipamentos e componentes

Condicionadores tipo VRF: Trane
Bombas de condensado: Armstrong Fluid Techonology
Extração de fumaça, pressurização de escadas e exaustão de garagens: Projelmec
Central de tratamento de ar: Arside/Heatex
Difusores, dampers e caixas VAV: Trox
Isolamento das tubulações frigoríficas: Armacell
Quadros elétricos: Bascali

Veja outras obras premiadas:

Artemp entregou instalação com rigoroso controle da qualidade do ar interno

Na Arena MRV, JAM entrega obra com muita eficiência, qualidade do ar e baixo ruído

Desafio da Newset foi entregar uma obra complexa no prazo de um ano

OPJ vence obstáculos e entrega sistema eficiente de tratamento do ar

Na movimentada Avenida Paulista, a Star Center moderniza edificação multiuso sem interromper as atividades

Ação da Set HVAC no Shopping Praça da Moça resulta em operação eficiente e 50% de economia de energia

 

Tags:, ,

[fbcomments]