O mito de que o ar-condicionado “faz mal” deve estar relacionado, na maior parte dos casos, a um ou mais dentre três fatores:
1)Erros na operação dos sistemas de ar-condicionado. Os mais usuais são: a) Utilizar temperatura incorreta no ajuste do equipamento/sistema (recomenda-se manter o valor da temperatura de ajuste entre 23 ºC e 25ºC; b) estabelecer velocidades muito altas para o ar insuflado no ambiente e, portanto, na zona de ocupação (região abaixo de 1,8 metros de altura, onde estão as pessoas que ocupam o ambiente), a velocidade ideal é até 0,2 m/s na zona ocupada; c) não possibilitar (ou prejudicar) a renovação de ar no ambiente interior. É exigido pela portaria do Ministério da Saúde do Brasil que no mínimo cada pessoa receba 27 m3/(hora/pessoa) de ar exterior filtrado.
2)Falhas ou ausência de projetos dos sistemas de ar-condicionado. Em sistemas de grande porte deve-se considerar que é fundamental que haja um bom projeto que estabeleça as premissas de modo claro e os objetivos do condicionamento do ar compatíveis com os ambientes e com a ocupação. Para sistemas de pequeno porte, deve haver atenção para a renovação do ar, que deve sempre estar presente e integrada aos ambientes. Outracausaé a seleção incorreta de equipamentos ou da solução técnica para instalação.
3)Problemas com a instalação e/ou manutenção dos sistemas de ar-condicionado. É preciso estabelecer como prioridade a escolha de empresas com soluções seguras para realizar a instalação e a manutenção dos sistemas. Evitar riscos com opções de baixo custo de prestadores de serviços.
As instalações de climatização produzem saúde e conforto quando não deixam o ar muito seco. Esta situação é muito típica quando os operadores e/ou usuários fazem o ajuste errado de temperatura. Temperaturas abaixo dos valores recomendados para a configuração do valor de ajuste (set point) trazem como consequência valores baixos de umidade relativa e prejuízos para a saúde, assim como desconforto. Muitas pessoas acreditam que abaixando a temperatura no início da operação do sistema, fará com que os equipamentos resfriem os ambientes mais rapidamente! Isto é um erro muito grande, pois a capacidade da máquina de ar-condicionado é fixa, e não muda em função da temperatura de ajuste.
A melhor forma de garantir bons resultados na aplicação dos sistemas de ar-condicionado é educando os usuários e compradores, garantindo uso de boas informações, de modo que contribuam positivamente nas diferentes etapas desde a concepção/aquisição até o acompanhamento da operação /manutenção.
Veja também:
Como o ar-condicionado pode contribuir para ambientes mais saudáveis