O desperdício de perecíveis em supermercados é um problema complexo e amplo, que envolve uma combinação de fatores relacionados à gestão da cadeia de suprimentos, práticas operacionais e comportamentos do consumidor.
Uma das principais causas é o armazenamento e condições de conservação de produtos em temperatura inadequada, onde muitos perecíveis, como frutas, verduras, laticínios e carnes, precisam ser armazenados sob condições específicas de temperatura. Se esses requisitos não forem cumpridos, os produtos podem se deteriorar rapidamente.
Podemos citar a falta de tecnologia e automação, quando sistemas de gestão de estoque ineficazes ou a falta de tecnologia para monitorar temperatura e umidade, dificultam a tomada de decisões baseadas em dados, aumentando a probabilidade de desperdício. A falha humana no processo de inventário e o controle manual de dados de conservação de alimentos também contribuem para o desperdício.
Esses fatores e tantos outros estão frequentemente interligados e podem variar conforme o tamanho do supermercado, a localização e o tipo de produto vendido. O desafio é implementar soluções que minimizem o desperdício sem comprometer a qualidade e a satisfação do cliente.
Automação e controle
A automação e o controle preciso de temperatura desempenham um papel crucial na redução das perdas de perecíveis em supermercados. Eles irão garantir que os produtos sejam armazenados e manipulados nas condições ideais, evitando deterioração precoce e, consequentemente, desperdício.
Ao otimizar as condições de armazenamento, minimizar erros humanos, garantir a visibilidade e promover a eficiência energética, essas tecnologias irão reduzir significativamente as perdas e o desperdício de alimentos. Isso não só melhora a rentabilidade do supermercado, mas também contribui para práticas mais sustentáveis e responsáveis em relação ao meio ambiente e à sociedade, o que, em se tratando de supermercados, é ainda mais importante, já que a refrigeração e climatização podem consumir até 50% ou mais do total de energia elétrica do estabelecimento.E, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a energia elétrica é o segundo maior gasto dos supermercados, ficando atrás apenas da folha de pagamento.
Atualmente, existem algumas tecnologias avançadas que contribuem naredução de perdas em supermercados de qualquer porte, ou seja, acessível para todos. A combinação de controladores inteligentes e sistemas automatizados com softwares de gerenciamento via internet, permite uma gestão mais eficiente e precisa do armazenamento e do controle de temperatura de alimentos, minimizandodesperdícios. Neste ponto, é muito importante distinguir monitoramento de gerenciamento. O monitoramento serve como informação, mas não permite agir imediatamente. Já o gerenciamento permite alterar os parâmetros remotamente, sendo infinitamente mais eficiente no combate à redução de desperdícios.
Um exemplo desse funcionamento oferecido pela Full Gaugesão nossos controladores junto ao nossosoftware de gerenciamento via internet Sitrad PRO, solução completa e precisa que garante as condições ideais de armazenamento para perecíveis, evitando desperdícios e aumentando a eficiência operacional. Além disso, os instrumentos da empresa tornam os equipamentos de um estabelecimento, como supermercados, mais seguros e energeticamente eficientes.
O controle digital e eletrônico garante maior precisão no acionamento de cargas, otimizando o desempenho dos sistemas. Com o software de gerenciamento, essa eficiência é ampliada, pois permite que o instalador, o responsável pela manutenção e o proprietário acessem as informações em tempo real. Isso evita transtornos, como portas de câmaras frias abertas ou problemas não detectados, além de possibilitar manutenções preventivas e preditivas.
Alguns modelos e respectivos usos
RCK-862 – gerenciamento de racks de compressores e chillers;
VX-1025E e VX-1050E – válvula de expansão eletrônica com tecnologia patenteada nos EUA para aplicaçãono controle de passagem do fluido em visa coolers e controle do superaquecimento, com gerenciamento remoto;
TC-970E Log + Eco – para equipamentos inverter em ilhas refrigeradas e congeladas;
PCT-120E plus – pressostato digital de alta e baixa em compressores;
PhaseLog – para proteção dos racks e outros equipamentos elétricos;
Multipower– para gerenciamento da eficiência e manutenção preditiva em compressores trifásicos.
Nosso sistema é muito amigável e destinado a todos tipos e tamanhos de negócios. Lançado em 1997, o Sitrad PRO foi desenvolvido para democratizar o acesso à gestão de instalações, permitindo o gerenciamento remoto via internet, configuração de alarmes e emissão de relatórios gráficos. O software está sempre em evolução, com uma equipe própria de desenvolvedores garantindo inovações constantes para atender às necessidades de nossos clientes.
Instalar o Sitrad PRO é um investimento baixo, composto apenas pelos controladores com comunicação serial e conversores de dados, que se pagam em 5 a 6 meses de uso. O sistema é oferecido sem custo adicional, como uma contrapartida ao uso dos instrumentos Full Gauge Controls. O retorno sobre o investimento é rápido, garantindo a segurança e eficiência energética, além de evitar perdas de perecíveis e otimizar o controle de estoque.
![](http://www.engenhariaearquitetura.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Gobbi-2024.jpg)
Antonio Gobbi, é diretor da Full Gauge Controls