No último 19 de dezembro, a Escola Senai Oscar Rodrigues Alves celebrou a conclusão de mais uma etapa na vida acadêmica de seus alunos com a realização da cerimônia de formatura dos cursos de Aprendizagem Industrial, Técnico e Pós-graduação. O evento, realizado na Escola Senai Francisco Matarazzo, no Brás, São Paulo, reuniu mais de 450 pessoas, entre formandos, familiares, professores e representantes de empresas parceiras, destacando a excelência no ensino para as áreas de refrigeração, climatização e eletricidade.
Ao todo, foram certificados 171 formandos, distribuídos entre os cursos de Técnico de Refrigeração e Climatização (75 formandos), Pós-graduação (40 formandos) e Aprendizagem Industrial (56 formandos), refletindo o compromisso da instituição com a formação de profissionais de alta qualidade.
Profissionais destacados prestigiaram a cerimônia, compondo a mesa solene. Foram eles: Prof. Eduardo Macedo Ferraz e Souza, Diretor da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, que conduziu a solenidade;Patrice Tosi, Diretora da Indústrias Tosi e vice-presidente do Sindratar-SP, paraninfa dos formandos;Marcelo Mesquita, Gerente executivo do Sindratar-SP;Arnaldo Basile Junior, Presidente Executivo da Abrava e Membro do Conselho Consultivo para as áreas de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento do Senai-SP;Welington Guilherme Rezende, Diretor Administrativo do CRT-SP;Valdomiro Gomes, Supervisor de Contratos da Álamo Engenharia.
Participação de parceiros e homenagens
Além da mesa solene, diversos parceiros marcaram presença, representando empresas do setor industrial, como Adão Nascimento, da Revista Abrava + Climatização & Refrigeração;Marco Antonio Pereira de Moraes, da RAC Brasil;Suelen Assoni, Coordenadora de Marketing da Abrava; Vanderlei Oliveira, da Semp-TCL; e Victor Santos, da Full Gauge Controls
A cerimônia prestou, também, homenagem aos docentes que contribuíram para a formação dos alunos. Foram oradores, representando os formandos:CibeliInglez da Silva, do Curso Técnico de Refrigeração e Climatização;Igor Euzébio Araújo dos Santos, dos Cursos de Aprendizagem Industrial e Luis Fernando de Carvalho, dos Cursos de Pós-Graduação.
Os alunos que se destacaram ao longo dos cursos receberam prêmios oferecidos por empresas e entidades do setor, como Abrava, Bitzer, CRT-SP, ebmpapst, Full Gauge Controls, Harris Brastak, RAC Brasil, Semp TCL e Revista do Frio.
Escola mantém relacionamento com entidades e empresas do setor
Em caráter emergencial, faz-se necessário a capacitação profissional diante da carência específica apontada pelos profissionais atuantes no setor. A escola Senai Oscar Rodrigues Alves destaca-se na formação profissional para o segmento da refrigeração e climatização e pelo vasto parque tecnológico industrial instalado, o que possibilita a oferta de diversos treinamentos para o setor e que possui grande aceitação pelos técnicos e mecânicos que atuam no segmento.
Buscando atender as demandas indicadas pelo mercado, a escola mantém relacionamento próximo com diversas entidades e empresas do setor, para assim desenvolver o planejamento anual em sintonia com as necessidades da indústria, observando o princípio da empregabilidade, ou seja, o curso deve propiciar a oportunidade imediata de emprego ou de requalificação para ingresso no mercado de trabalho.
Atualmente, a escola desenvolve os cursos: Aprendizagem Industrial Mecânico de Refrigeração e Climatização, Técnico em Refrigeração e Climatização, mais de 30 títulos de cursos de formação inicial e continuada (curta duração) na área de Refrigeração e Climatização e 4 títulos de cursos de pós-graduação.
Observa-se, também, que nos últimos anos a escola registrou em média a oferta de 3 a 4 novas vagas de trabalho, por dia letivo, oferecidas para técnicos e mecânicos formados, variando de acordo com a experiência exigida e os benefícios oferecidos pela Empresa.
As instituições de ensino devem manter o alinhamento constante com as entidades do setor, como Sindratar, ABRAVA, IBF, Anprac, Ashrae, entre outros, e a conexão com empresas, buscando a atualização constante das tecnologias empregadas no mercado e o perfil profissional desejado.
Procurando atender as citadas expectativas de mercado, o Senai-SP dispõe, sistematicamente, de novos cursos ou revê o conteúdo dos cursos já ofertados e investe em novos recursos didáticos, laboratórios, oficinas, equipamentos, peças e ferramentas. A Escola desenvolve, também, cursos que podem ser estruturados sob medida para atender as demandas específicas das empresas.
Quem estiver interessado em ingressar no setor tem a oportunidade de realizar o Curso de Aprendizagem Industrial Mecânico de Refrigeração e Climatização, com duração de um ano ou o Curso Técnico de Refrigeração e Climatização, com duração de dois anos, ambos gratuitos. Aos profissionais já formados e que desejam uma especialização, a Escola oferece os títulos de pós-graduação de Projetos em Sistemas de Climatização, Gestão de Energia e Eficiência Energética em Sistemas de Climatização, Gestão de Energia e Eficiência Energética em Sistemas de Refrigeração e Logística na cadeia do frio. Outra opção é frequentar os cursos de formação inicial e continuada, que são cursos de curta duração.
Existem diversos modelos contratuais em que as empresas e instituições de ensino possam atuar em parceria para melhorar a qualidade dos treinamentos, entretanto, a celebração contratual varia entre as partes envolvidas. O Senai-SP possui o programa Mais Parceiros, um canal oficial para as parcerias entre as escolas e as empresas e que possibilita a conexão de ambos por meio de algumas alternativas de parceria, como: Cessão não onerosa de software, Comodato, Termo de cooperação técnica (Convênio) e/ou Doação de bens. Atualmente, o programa já contribuiu para o elo de mais de 150 parcerias entre Senai e empresas, contribuindo para diversas áreas em que as escolas Senai-SP oferecem treinamentos.
Recentemente, em parceria com a GIZ (Agência de Cooperação Alemã), esta Escola formou mais de 1.500 alunos no curso de Boas Práticas em Condicionadores de Ar Compacto e Split que visa capacitar profissionais que atuam no setor do AVAC-R com técnicas que objetivam a redução de emissão de vazamentos de fluidos refrigerantes.
João Manoel Delcidio Carvalho, Orientador de Prática Profissional da Escola Senai Oscar Rodrigues Alves, especializada em refrigeração e climatização.