Central entregará água gelada ao conjunto de prédios multiuso, compreendendo lajes corporativas, salas de escritórios, lojas, restaurantes e edifícios residenciais
O empreendimento Moinho Recife Business & Life é um complexo empresarial multiuso, com mais de 52 mil metros quadrados – 16,7 mil deles dedicados à área corporativa – localizadono coração do Recife Antigo, área que abriga, também, o Porto Digital da capital pernambucana. Distribuído em 4 blocos comerciais, já em funcionamento, e 2 edifícios residenciais, ainda em processo de adaptação à nova finalidade, além do edifício garagem, onde está localizada a Central de Água Gelada (CAG).Agrupará, assim, salas de escritórios, áreas de lazer e restaurantes, além dos ambientes corporativos.As plantas corporativas tanto podem ter independência de funcionamento (circulação vertical isolada), como integração horizontal, possibilitando uma laje de até 2,6 mil metros quadrados para empresas.
Assinado pelos arquitetos Bruno Ferraz e Roberto Montezuma, o projeto já é considerado o maior retrofit industrial do país.Sua origem remonta ao início do século XX, mais precisamente ao ano de 1914, quando foi criada uma empresa para beneficiar os grãos de trigo que chegavam por navios, o Moinho do Recife S/A, a primeira fábrica de farinha de trigo do Nordeste.
As antigas áreas fabris da empresa deram lugar, no atual empreendimento, aos espaços corporativos. Já os silos onde eram armazenados os grãos, darão lugar a dois edifícios residenciais de alto padrão, preservando as formas cilíndricas características desse tipo de construção nos diversos apartamentos.
Traduzindo: trata-se de um verdadeiro processo de retrofit, em que as edificações são modernizadas, mantendo-se suas características originais, e as diversas utilidadesatualizadas para as necessidades atuais, com as novas tecnologias disponíveis.
Produção de água gelada
Todo o complexo é atendido por uma única CAGdentro de uma concepção distrital. Contando com unidades resfriadoras de líquidos (chillers) com condensação a água, tem como diferencial um tanque de termoacumulação que armazena a água gelada nos períodos menos exigidos, repondo-a tanto nos horários de pico, quanto no atendimento às atividades que superam o horário comercial.Ademais, o tanque de acumulação permite ao empreendimento, no futuro, ser abastecido por outras fontes de energia renovável, como eólica e fotovoltaica, assim como entrar no mercado livre de energia, fazendo uso de fontes renováveis.O tanque possui capacidade de 1.000 metros cúbicos e está instalado no fosso das rampas de acesso ao estacionamento.
- Blocos comerciais já em processo de ocupação
- Antigos silos em processo de adaptação para moradias
- Projeto manteve detalhes anteriores nos espaços corporativos
A CAG foi projetada para uma capacidade total de 1600 TR, dividida em dois módulos, cada um com duas unidades resfriadoras de líquido, totalizando 800 TR por conjunto.Por se tratar de uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) a CAG avança de acordo com a demanda. Por exemplo, assim que os blocos residenciais estiverem prontos, passarão a receber água gelada do sistema distrital que tem,inclusive, condições de fornecer água gelada a empreendimentos vizinhos.
Tratamento do ar
Para o tratamento do ar de renovação foi criada uma casa de máquinas na cobertura para o atendimento das salas de menores dimensões. As unidades de tratamento do ar externo são equipadas com recuperadores de energia da ventilação – ERV e todos os ambientes recebem ar hiperdesumidificado, garantindo as premissas de qualidade do ar. Neste sentido, é um projeto conceitualmente definido como THIC (Temperature and Humidity Independent Control, ou Controle Independente de Temperatura e Umidade), no qual o primeiro chiller recebe água a 15,5oC, entregando a 10,2oC para o segundo chiller e este, por sua vez, entregando a água a 5,5oC.
Para unidades condominiais maiores, particularmente as que compõem os blocos B e C, com capacidade de criar sistemas próprios para o tratamento do ar externo, o projeto previu elementos que possibilitam a comunicação da sala com o exterior. São constituídos de pontos de tomada e de descarga de ar e pontos de hidráulica para o fornecimento de água gelada para esses ambientes. De qualquer forma, o projeto já especifica, em manual do condomínio, a obrigatoriedade de instalação de ERVs, observando o compromisso com a eficiência energética.
- Chillers parafuso na produção de água gelada
- Bombeamento eficiente garante distribuição de água
- Torres de resfriamento
Da mesma maneira, o projeto possibilita às lojas e restaurantes do térreo a utilização da água gelada fornecida pelo sistema distrital. Inclusive já estão especificadas venezianas para tomada de ar exterior.
Especificidades da instalação
De acordo com Davi Nóbrega, diretor da Comtel Climatização, responsável pela execução da obra, a distribuição da água gelada pelos diversos blocos e edifícios é feita através de canaleta subterrânea, interligando a CAG com as prumadas do edifício. Além disso, “todas as salas do Bloco D são atendidas pelo sistema de ar exterior instalado na cobertura da edificação composto por 2 unidades de tratamento de ar externo UTAE, 2 rodas entálpicas e exaustor, que promovem a redução da carga térmica por meio de aproveitamento de energia já utilizada (reutilização da energia). O ar de expurgo interage com o ar de renovação em processo de contrafluxo, através de trocadores de calor para conservação de energia, dada a diferença de entalpia existente entre os dois fluxos de ar. O ar externo é insuflado resfriado e desumificado através de dutos para todas as salas do bloco D.”
As salas dos blocos B e C, por serem de maior porte, não recebem ar proveniente da central de tratamento de ar externo. Ao contrário, como já anotado acima, receberam pontos de conexão ao exterior para tomada de ar e descarga de exaustão e precisam adotar, em suas instalações, o mesmo conceito energético do complexo utilizando recuperadores de energia entálpicos dimensionados para cada projeto.
O sistema de automação foi fornecido e instalado pela empresa Dudley e controla a CAG, o tanque de termoacumulação, as bombas terciárias e os sistemas de despressurização e de tratamento de ar externo composto de UTAE, rodas entálpicas e exaustor.
“O grande desafio desta obra de retrofiting foi conseguir realizar a instalação dos dutos e tubulações hidráulicas preservando toda a estrutura original da edificação. Outro grande desafio foi ajustar o projeto e a instalação com finalidade de despressurizar o tanque de termoacumulação com a obra quase toda concluída.
Escopo do fornecimento da instaladora
Fornecimento e instalação de Central de Água Gelada com capacidade de 1.200 TRs, para climatização do empresarial Moinho Recife e futura climatização do residencial MD Silos.A presente instalação contempla o sistema de ar-condicionado para os blocos B, C e D da quadra 240 do Complexo Moinho Recife, contemplando o fornecimento de pontos de água gelada, ar exterior e exaustão para as salas corporativas.
Trata-se de um sistema por expansão indireta e condensação a água, alimentado a partirda central térmica localizada na quadra 215, e com sistemas de renovação de ar equipados com recuperadores de energia que promovem a redução da carga térmica por meio de aproveitamento de energia já utilizada (reutilização da energia), para as salas do Bloco D.
- Unidades de tratamento do ar
- Pontos para entrega de ar tratado e de água gelada
- Canaletas para distribuição de água gelada
“Em todas as obras, a Comtel busca trazer inovações e aperfeiçoar os processos de montagem, buscando maior qualidade e agilidade nas suas instalações. Nesta obra, trabalhamos pela primeira vez montando toda a CAG e canaleta com sistemas ranhurados, utilizando acoplamentos, conexões e válvulas ranhuradas. Conseguimos trazer mais qualidade e agilidade na montagem, diminuindo muito a necessidade de soldas e flanges, um processo que atrasava muito a montagem no sistema tradicional.No interior do edifício, com a aprovação do projetista, substituímos todas as tubulações de ferro por tubulações em PPR trazendo agilidade nas montagens e facilitando a entrega do sistema com água limpa já desde o início da operação do sistema”, conclui Nóbrega, da Comtel.
Ficha técnica
- Unidades resfriadoras de líquidos: 03 unidades resfriadoras de líquido com compressor parafuso com velocidade variável, condensação à água, capacidade unitária de 400 TR, fornecidas pela Midea Carrier
- Unidades de tratamento do ar externo: 02 fancoil, fabricaçaoMidea Carrier, modelo Vortex, com 3 serpentinas, lâmpadas ultravioletas e filtros g4 e f8
- Torres de Resfriamento: 03 torres de resfriamento, com capacidade unitária de 400 TR, fabricação Alfaterm
- Unidades de tratamento do ar: fancoletes Midea Carrier
- Recuperadores de energia: 2 rodas entálpicas fornecidas pela Heatex
- Exaustores de banheiro: fornecimento Berlinerluft
- Válvulas:Belimo
- Bombas de água gelada e de água de condensação: 22 bombas centrífugas, fabricação Armstrong, com controle sensorless e módulo de controle IPC
- Tanques de termoacumulação: Sesa
- Sistema de automação: Dudley Service
- Tubulações de água gelada: Aço Motta e Topfusion
- Isolamento de tubulações:Armacell
- Dutos de ar: MPU e Rocktec
Veja também:
Existe viabilidade para os sistemas distritais no Brasil?
Sistemas distritais de resfriamento contribuem para a mitigação da crise climática