A Daikin já oferece ao mercado de AVAC-R equipamentos de acordo com os novos critérios de eficiência energética do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A atualização dos critérios alinha-se às exigências da Etiqueta Nacional de Consumo de Energia, com níveis de eficiência de 6,0 W/W a partir de maio de 2022 e, a partir de novembro de 2023, 7,6 W/W.
A revisão foi resultado de reuniões técnicas com a participação de representantes da indústria, do Ministério de Minas e Energia (MME), de laboratórios e universidades, além de representantes da sociedade civil e da Collaborative Labeling and Appliance Standards Program (Clasp), entidade internacional com atuação em eficiência energética na área de refrigeração. De acordo com Leandro Lourenço, gerente de engenharia de produto da Daikin, os produtos que a Daikin fabrica e comercializa no Brasil foram concebidos para entregar desempenho e eficiência elevados nas condições reais de uso e estão prontos para atender os requisitos dessa nova atualização.
Segundo o Procel, haverá um prazo de transição e os novos critérios só serão válidos a partir de maio de 2022. Assim, os produtos que hoje ostentam o Selo Procel, mas que não atingem os novos índices e demais critérios definidos, não poderão mais ostentá-lo a partir desta data. A Daikin, segundo seus representantes, foi a primeira empresa a apresentar ao mercado uma linha completa de produtos já aprovados também nos novos critérios do Selo Procel.