Sistema favorece o aquecimento ou resfriamento simultâneo e com baixo custo operacional
Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz é referência em Curitiba, Paraná. Em 2021, em plena pandemia da Covid-19 e com o hospital em funcionamento, a AR Sistemas Térmicos, foi chamada a executar a modernização do sistema de ar-condicionado central, instalando uma nova Central de Água Gelada e Quente (CAGQ), quente e frio, para atender do 3º ao 8º andar, além dos equipamentos de climatização e exaustão dedicados ao 3º andar.
A CAGQ é composta por dez unidades modulares resfriadas a ar (chiller a ar) com capacidade nominal de 65kW (18,48TR) cada uma, sendo seis chillers para o sistema de água gelada e quatro para o sistema de água quente, com inversores e resfriador/bomba de calor, auxiliados por cinco bombas com inversores de frequência, sendo duas operantes e uma reserva para o resfriamento da água, e duas bombas para o aquecimento da água, das quais uma operante e uma reserva.
Por se tratar de equipamentos de alta capacidade e eficiência, que podem funcionar simultaneamente como resfriador de líquidos e como bomba de calor, a nova instalação permite a existência de ambientes regulados com temperaturas distintas, aquecendo ou resfriando, simultaneamente e com baixo custo operacional. Através de monitoramento do ar externo, o sistema de automação habilita a quantidade de chillers que funcionarão como resfriamento ou bomba de calor. E por sensores de pressão, modula-se a válvula motorizada no by pass, controlando a vazão necessária em cada sistema (água fria ou água quente).
O controle da CAGQ é totalmente automático, possuindo controladora exclusiva para os equipamentos que conversam com o controle central do prédio. Foi instalado um novo QGBT e adequada a entrada de energia, tudo isso sem interrupção do funcionamento do hospital, de forma a atender a nova CAGQ.
O tratamento e o resfriamento do ar dos ambientes condicionados são feitos através de uma unidade climatizadora de ar tipo hiwall hidrônico, com capacidade nominal de 0,94TR; duas unidades climatizadoras de ar tipo cassete, com capacidade nominal 1,67TR cada; treze unidades climatizadoras de ar tipo fancolete, com capacidade nominal 1,75TR cada; e três unidades climatizadoras de ar tipo fancolete, com capacidade nominal 2,15TR cada.
Os equipamentos instalados no 3º pavimento, e previsto para os demais, são trocadores de calor do tipo fancolete, individuais para cada leito, permitindo dessa forma o controle individual de temperatura. Os equipamentos possuem dupla serpentina, uma para resfriamento e outra para aquecimento, atendendo dessa forma a necessidade do ambiente. A renovação de ar é feita com vazão e filtragem adequadas às normas, com filtros G4 + M5, garantindo a qualidade do ar para utilização de leitos.
Modernização do sistema de ar-condicionado em um hospital existente e em funcionamento, durante a pandemia.
Possibilidade dos mesmos equipamentos funcionarem como chiller ou bomba de calor, trazendo eficiência energética para o empreendimento. Por serem equipamentos modulares, temos alimentação de água gelada e quente simultaneamente.
Ficha técnica:
Nome da obra: Hospital Santa Cruz (Modernização do sistema de ar-condicionado com instalação de Central de Água Gelada e Quente)
Instaladora: AR Sistemas Térmicos Ltda
Projetista: PGMAK Projetos e Gerenciamento Ltda
Empreendedor: Rede D´or
Principais fornecedores
Integrador da automação: Encon
Chillers: Daikin
Difusores: Tork
Bombas de água gelada: KSB
Bombas de água quente: KSB
Variadores de frequência: WEG
Fancoils de ar de recirculação: Daikin
Válvulas: Oventrop
Ventiladores: Sicflux
Veja as outras obras premiadas:
Economia operacional foi motivação para o retrofit no Shopping Penha
Um complexo corporativo moderno e eficiente no Distrito Federal
Água gelada e água quente em um grande complexo aquático
Retrofit na CAG do Hospital Badim 1
Sintonia entre instaladora, projetista e construtora garantiram o sucesso
No Castelo Mourisco o desafio foi controlar temperatura e umidade do ar externo