Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein tem projeto do icônico Moshe Safdie

O novo Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, localizado em São Paulo, Capital, é um projeto do escritório de arquitetura Moshe Safdie, para a Sociedade Israelita Albert Einstein, visando a integração das áreas de educação e pesquisa experimental. A Star Center Soluções em Climatização realizou a instalação de todo o sistema de climatização, incluindo os sistemas de ventilação, exaustão mecânica, pressurização de escadas e sistema de extração de fumaça. Tais sistemas atendem desde área comum, recepções e salas de aula, até os laboratórios de pesquisa e o laboratório/sala limpa de biossegurança NB3/BSL3. A construtora foi a Racional Engenharia.

Os desafios enfrentados pelos envolvidos teve início na contratação da obra, visto que o projeto original era americano e tinha sido nacionalizado pela MHA, fazendo-se necessários alguns ajustes para a instalação e funcionamento pleno. A sintonia entre a equipe de engenharia da Star Center e a projetista MHA, alinhados com o a Racional e o Albert Einstein, foi fundamental para a nacionalização e sucesso da obra.

Uma CAG (Central de Água Gelada) de alto desempenho e baixo consumo de energia, equipada com chillers de mancal magnético (isento de óleo) e refrigeração a água, é responsável por atender todo o edifício, desde as áreas comuns até os laboratórios, que possuem cascatas de pressão, até a sala limpa.

A CAG tem, como principal característica, o desempenho otimizado em qualquer condição de carga e operação, trabalhando em conjunto com motobombas equipadas com inversor de frequência incorporado, que permitem a variação da vazão e das pressões de trabalho. Para diminuir a perda de água devido às dilatações do fluido no sistema, foi contemplado um tanque de expansão pressurizado que faz a absorção desta dilatação ou faz a compensação no sistema devido à contração do fluido, já que o tanque metálico, constituído de uma membrana interna envolta em ar pressurizado, exerce uma pressão selecionada para cada sistema. Para auxiliar neste controle, foi fornecido um equipamento automático de reposição de água que faz uma leitura da pressão e, ao identificar uma queda significativa, procura fazer a reposição de água sem desperdício.

Para um grau de proteção ainda maior do sistema contra ar e partículas que possam danificar os equipamentos ou interferir no seu desempenho, foi instalado na tubulação principal um separador mecânico de microbolhas e partículas, cuja finalidade é expurgar o ar excedente na tubulação e a decantação destes particulados. De modo a ter um controle de água apurado, foram instaladas nos cavaletes hidráulicos dos consumidores válvulas de controle independente de pressão, que habilitam ou restringem a passagem de água gelada pela serpentina do equipamento conforme a temperatura programada em cada ambiente, de modo a promover uma redução na produção de água gelada quando não necessário. Este conceito foi adotado para todas as UTAs do empreendimento, melhorando a eficiência e a acuracidade do
equipamento.

Para o controle de umidade e correção de temperatura, a instalação conta com uma CAQ (Central de Água Quente) com geração de calor através de GLP e trocadores de calor a placa com sistemas de bombeamento até as UTAs do piso do L 02, onde se encontra a área técnica.

O edifício ainda possui a única sala limpa no mundo com biossegurança NB3/BSL3 realizada com paredes de vidro.

Por ter um projeto arquitetônico ousado e único, foi necessário projetar individualmente cada difusor linear curvo, produzidos no Canadá e importados pela Star Center, de forma que acompanhassem as curvas do edifício.

Ficha técnica

Obra: Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – São Paulo/SP
Empreendedor: Racional Engenharia Ltda
Instalador: Star Center Soluções em Climatização Ltda
Projetista: MHA Engenharia Ltda
Gerenciador: Racional Engenharia Ltda
Capacidade total da obra: 1800 TR
Certificações: LEED para o Edifício e Certificação NB3 da Sala Limpa

Principais fornecedores

Chillers e fancoletes: Daikin
Torres de resfriamento: Alfaterm
Isolamento da rede hidráulica: Armacell
Bombas centrífugas: Armstrong
Atuadores: Belimo
Ventiladores: Berliner Luft
Dutos: DuctAir
Válvulas de balanceamento: IMI Hydronic Engineering
Isolamento dos dutos: Rock Fibras
Controles e automação: Seal
Inversores de frequência: Schneider
UTAs e difusão: Trox do Brasil
Amortecedores de vibração: Vibtech
Quadros elétricos: VL Indústria
Ventiladores: Ziehl Abegg
Ventiladores: Tork
Trocadores de calor: Swep

Veja as outras obras premiadas:

Economia operacional foi motivação para o retrofit no Shopping Penha

Um complexo corporativo moderno e eficiente no Distrito Federal

Água gelada e água quente em um grande complexo aquático

Retrofit na CAG do Hospital Badim 1

No Castelo Mourisco o desafio foi controlar temperatura e umidade do ar externo

Hilton Canopy Jardins recebe instalação de sistema VRF GHP

Equipamentos eficientes permitem ambientes regulados com temperaturas distintas

Tags:, , ,

[fbcomments]