Setor considerado essencial durante a pandemia de Covid-19 e cada vez mais importante para toda sociedade, o AVAC-R mundial reuniu-se no último dia 7 de outubro, em Bruxelas, Bélgica, para debater questões que afetam diretamente os segmentos representados. O encontro das diversas entidades representantes do setor AVAC-R se deu por conta da reunião anual do Icarhma 2022 (International Council of Air-Conditioning, Refrigeration and Heating, Manufacturers Associations), que contou com membros do Conselho, líderes de diversos países e representantes de associações do AVAC-R, entre elas a Abrava, representada pelo Presidente-Executivo Eng° Arnaldo Basile e pelo Diretor de Relações Internacionais, Eng° Samoel Vieira da Souza.

Basile destacou, durante a reunião, alguns dos assuntos em evidência no Brasil: a)Qualidade do ar de interiores, com foco na qualidade do ar de interiores, levando em consideração: renovação, filtragem e PMOC; b) Eficiência energética e substituição dos gases dos sistemas de refrigeração e ar-condicionado; c) Capacitação e treinamento de profissionais especializados para o setor; Criação de parâmetros adequados para qualificação e tratamento de águas utilizadas em sistemas centrais de ar-condicionado.

O representante brasileiro abordou as mudanças climáticas, com base em eficiência energética e substituição dos HFCs, com redução progressiva como parte da solução para economia de energia e água. Foi citada, ainda, a iniciativa do setor sobre a ratificação da Emenda de Kigali, aprovada pelo Senado Federal do Brasil em 4 de agosto de 2022.

Entre os convidados especiais, destaque para Tom van Ierland, chefe de unidade do Protocolo de Montreal, Clean Cooling & Heating & Digital Transition e diretor-geral do Clima na Comissão Europeia, que discorreu sobre a Conferência sobre Mudanças Climáticas das Partes (COP) 26 e relatórios de gases de efeito estufa, incluindo carbono e materiais de construção – AVAC-R e equipamentos de aquecimento de água.

Pela primeira vez, o mundo está discutindo a proibição de produtos químicos específicos usados ​​em componentes. Uma abordagem de precaução está sendo considerada por algumas jurisdições para evitar a poluição por PBT fluorado (polibutileno tereftalato), também conhecido como plástico PBT, termoplástico semicristalino dentro da família de polímeros de poliéster, e do PFAS (substâncias per e polifluoroalquil), classe de produtos químicos que as empresas adicionam a uma grande variedade de produtos de consumo para torná-los antiaderentes, impermeáveis e resistentes a manchas.

Samoel Vieira de Souza diz que tanto Eurovent como EPEE, as duas entidades Europeias, demonstraram preocupações com as consequências da guerra Rússia x Ucrânia sobre a matriz energética da Europa, e seus desdobramentos sobre o setor AVAC-R local.

O principal destaque é o Programa “REPowerEU”, os atuais boilers aquecedores que operam a base da queima de gás e petróleo que deverão ser substituídos por bombas de calor, impactando positivamente o setor AVAC-R, que deverá produzir cerca de 7 milhões de novas unidades até 2030. Isto significa, basicamente, um novo mercado para as bombas de calor com impacto no mercado mundial.

Outro ponto de preocupação é a proposta de Comissão Européia de abril de 2022, para a antecipação do Phase Down dos HFCs para 2027, que afeta diretamente o setor AVAC-R, seja através de novos parâmetros para o Phase-out dos HFCs, seja na busca por equipamentos e sistemas cada vez mais eficientes energeticamente e principalmente na substituição dos combustíveis fósseis utilizados nos sistemas de aquecimento. Diante da crise energética atual, essa antecipação faria com que a transição para o aquecimento e refrigeração limpos se torne muito mais caro para europeus que já estão sob tensão devido à crise de segurança energética atual.

Além da Abrava, participaram do Icarhma 2022, os membros do Conselho, criado em 1991, entre eles: Eurovent, HRAI, AHRI, JRAIA, Arema, Kraia e EPEE. Membros convidados: Acaire e Rama. A CRAA é membro do Conselho, mas esteve ausente.

A agenda dos dirigentes da ABRAVA incluiu, ainda, a participação na Feira Chillventa, e no Simpósio Asercom (Association of European Refrigeration Component Manufacturers) e EPEE (European Partnership for Energy and the Environment )em Nuremberg, na Alemanha, de 10 a 13 de outubro. O foco do Simpósio foi o Programa “REPowerEU” e suas implicações.

Tags:, ,

[fbcomments]